Convivência com Dachshund é um assunto que você quer saber mais sobre? Vai adotar, mas não tem certeza sobre seu temperamento e personalidade? Então você está no lugar certo!

Neste artigo, nós iremos te mostrar tudo sobre o comportamento e sociabilização dessa raça tão querida em todo o mundo. Já no Brasil, a raça é a 12º mais popular.

O famoso “Salsicha” é conhecido por seu corpo peculiar, que é alongado com perninhas curtas, além do formato de fucinho e orelhas compridas. Seus olhos castanhos e amendoados também são um charme e conquistam qualquer um!

Além de suas características físicas, ele é também um cão muito cativante por sua personalidade simpática e cheia de energia.

A seguir, vamos dar dicas de convivência com Dachshund. Boa leitura!

Convivência com Dachshund
Cão da raça Dachshund em pé em fundo branco. Crédito da foto: Freepik

Convivência com Dachshund

Essa raça é ótima para companhia, mas também tem muita energia e raízes de caçador, já que seus antecedentes eram verdadeiros caçadores e auxiliavam os homens nessa atividade.

Seu corpo alongado o ajudava a entrar dentro de buracos e localizar pequenos mamíferos, como coelhos, texugos e raposas. Quando encontravam, eles latiam para alertar os caçadores de que haviam encontrado as presas.

Hoje em dia, essa prática não é muito comum, certo? Com exceção na Europa, seu lugar de origem. Porém, atualmente, mesmo não praticando mais essa atividade, o Dachshund ainda possui características, como um faro invejável e o espírito aventureiro.

Convivência com Dachshund
Cachorro olhando para câmera – Foto: Freepik

Esse cãozinho, apesar do tamanho, é muito forte e corajoso. E um de seus hobbies preferidos é passear ao ar livre, farejando tudo o que vê pela frente. Se deixar, ele passará a tarde inteira caminhando em busca de novas aventuras.

Resumindo, essa raça possui um temperamento bastante equilibrado. Eles também são amigáveis e apaixonados por seus donos.

Por isso, é difícil ver um Dachshund nervoso ou com temperamento agressivo. Mas isso não quer dizer que são completamente calmos, porque são cães muito independentes e estão sempre em alerta.

Apesar do comportamento independente, eles também adoram passar um tempo com sua família. Por isso, a lógica é: dê atenção quando ele pedir, e dê espaço quando ele precisar. Esse é o segredo de uma convivência tranquila com ele!

Convivência com Dachshund – Socialização

Assim como em outras raças, a socialização do Dachshund deve ser feita desde que ele é filhote. É sempre bom acostumá-lo com outras pessoas, com crianças e também com animais.

Como ele é um cão muito amigável e equilibrado, a socialização entre ele e todos da casa com certeza será uma tarefa bem fácil.

Eles não são do tipo que avançam ao ver uma visita em casa, então fique tranquilo quanto a isso também.

Porém, o Dachshund pode apresentar certa agressividade com estranhos, caso queira proteger seu dono ou se sinta ameaçado.

Eles também são ótimos com crianças, que irão adorar sua personalidade e energia. Mas saiba que é fundamental a supervisão de um adulto quando houver a presença de uma criança, principalmente se ele não conhece.

Em relação a outros animais, ele se dá bem no geral, principalmente se for um cachorro da mesma raça. Porém, é bom saber que as chances de ele querer ser o cão dominante são altas! E ele também pode ser um tanto possessivo com seus brinquedos.

Para que a convivência com as crianças da família e com as visitas seja harmônica, o salsichinha precisa receber treinamentos de socialização desde filhote. Importante: 

Por isso, se você busca um cão animado, brincalhão e simpático, os Salsichinhas são ideais para você!

Convivência com Dachshund
Filhote de Dachshund em cestinha de palha. Fundo com árvores e um cobertor cinza. Crédito da foto: Freepik

Convivência com Dachshund – Ele late muito?

Talvez ele lata bastante, mas apenas se sentir-se solitário. Ou seja, nunca deixe seu pet sozinho por muito tempo!

Vale lembrar também que, graças às suas características físicas e corporais, seu latido tende a sair com mais potência – dando a impressão de ser super alto! 

Convivência com Dachshund
Cachorro com lenço vermelho no pescoço – Foto: Freepik

Convivência com Dachshund – A raça é destruidora?

Assim como outros cães, com esse amigo não é diferente. Ele pode apresentar comportamento destruidor caso fique entediado ou sozinho por muito tempo.

Como ele tem bastante energia, precisará gastar em algum lugar. E se não tiver nenhum estímulo mental e físico, com brinquedos e atividades, vai encontrar esse estímulo em outros objetos, como sapatos, sofás, etc.

Por isso um adestramento e muitas brincadeiras e diversão são a solução para este problema! 

Convivência com Dachshund – Ele é agitado?

A resposta é sim! Eles são bem agitadinhos, pois amam uma aventura e poderiam passar o dia todo investigando o mundo a fora com seu faro… Gastar energia em um quintal ou parque é com ele mesmo!

Reforçando a ideia a cima, não deixe um Dachshund entediado: Ele é um cachorro inteligente e precisa se manter ocupado.

Lembre-se: um cão cansado é um cão feliz! Por isso, principalmente se você morar em apartamento, faça passeios diários com ele.

Caminhadas ajudam a mantê-lo alegre e saudável, ampliando sua convivência com outros cães e fazendo com que ele gaste energia.

Por isso, se decidir ter um Salsichinha, o é ideal estar ciente da sua rotina e horários, entendendo quanto tempo poderá ser dedicado ao pet, além de ter em mente que ele pode precisar de treinamento.

Caso decida ter um, saiba que este baixinho será seu grande companheiro – e terá um amor incondicional por você!

Agora que você já sabe tudo sobre convivência com Dachshund, veja também esses conteúdos:

Separei mais esses conteúdos para você:

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here