Cachorro vomitando espuma

Cachorro vomitando espuma? Veja quais são as causas e tratamentos

Cachorro vomitando espuma? Veja quais são as causas e tratamentos ao longo deste artigo.

Se você possui um bichinho de estimação, sabe o quanto é ruim ver ele passando mal, não é? Essa cena normalmente é muito angustiante para qualquer dono, quer quer saber o que está acontecendo, poder tratar e fazer com que o animal fique bem logo.

Uma dessas cenas é quando eles vomitam espuma. Ficamos nos perguntando o porquê desse aspecto no vômito e o que pode ser. Saiba que isso pode ser comum desde a época de filhote, com várias possíveis causas que vamos ver a seguir.

Cachorro vomitando espuma
Mãos de veterinários em luvas de proteção azuis examinam a saúde de um cão pequinês. Crédito da foto: Freepik

Cachorro vomitando espuma – Causas

Existem várias causas e será difícil saber o que o animal tem apenas com o vômito isolado. Por esta razão, o tutor deve observar atentamente todos os comportamentos e mudança que o cachorro possa apresentar.

As causas do problema podem variar das mais simples até as mais preocupantes. Vejamos mais detalhadamente as causas simples.

O cachorro pode ter comido muito rápido e de maneira afobada, o que faz com que o organismo expila uma espécie de espuma. Ou então a ingestão de poeira e pelos ou de outra substância que o estômago não seja capaz de digerir também será expelida em forma de espuma.

Assim como um cão que está acima do peso e não é acostumado a fazer exercícios pode apresentar vômito após uma atividade física em excesso, já que a falta de hidratação e a respiração acelerada, se realizada da maneira incorreta, podem originar uma espuma branca que sai pela boca do cãozinho.

Existem também causas mais preocupantes, como:

  • Cachorro vomitando espuma – Gastrite: Os cães também podem ter gastrite. Ela costuma ser descoberta devido a vômitos matinais, quando o cachorro acabou de acordar e ainda está com o estômago vazio. A espuma expelida é de cor branca ou amarelada.
  • Cachorro vomitando espuma – Problemas cardíacos: Por mais que possa parecer incomum, a tosse pode estar ligada ao coração, sendo esse um dos primeiros sintomas aparentes de doenças relacionadas ao órgão. Nestes casos, é comum que ao final do acesso de tosse venha uma espuma branca.
  • Cachorro vomitando espuma – Inflamações: A inflamação abdominal causada por uma grande quantidade de substâncias no organismo do animal que fazem com que o estômago cresça e mude de forma, atrapalhando os outros órgãos, é uma das mais perigosas. Por isso, veja se a barriguinha do cão está inchada, se ele sente dor e não deixa que encoste na região.
  • Cachorro vomitando espuma – Tosse dos canis: Conhecida como gripe canina, a tosse dos canis causa coriza também e o resultado disso pode ser o vômito da espuma branca.

    Cachorro vomitando espuma
    Cachorro marrom deitado em manta azul. Crédito da foto: Freepik

De qualquer maneira, assim que o dono perceber que o seu animal de estimação está passando mal ou vomitando demasiadamente, deve levá-lo ao veterinário.

Só um profissional é que poderá fazer o diagnóstico correto após algumas perguntas e após avaliar as condições do pet. Se preciso, o veterinário fará alguns exames e iniciará o tratamento mais adequado.

Cachorro vomitando espuma – Tratamentos

Assim como existem várias causas, existem também diferentes formas de tratamento.

Para aquele cachorro que se alimenta rápido demais, é indicado que a comida seja disponibilizada aos poucos e não de uma vez só. Uma boa opção pode ser as bolas interativas que vão soltando algumas rações enquanto são movimentadas.

Já aqueles cães que praticam exercícios físicos intensos deveram beber bastante água e maneirar numa próxima.

Já os casos mais graves devem ser tratados pelo veterinário. Para a gastrite, provavelmente ele irá passar uma dieta mais leve, com baixo teor de gordura.

Por sua vez, a gripe canina deve ser tratada com remédios básicos até antibióticos e corticoides.

Cachorro vomitando espuma – Como prevenir?

Não existe uma forma exata para prevenir cachorro vomitando espuma, porém existem algumas medidas simples mas eficazes para prevenir esse problema. Veja a seguir:

  • Mantenha a casa sempre limpa;
  • Evite deixar pequenos objetos ao alcance do animal;
  • Mantenha uma alimentação saudável;
  • Pratique exercícios diários com seu cão.
Cachorro vomitando espuma
Cão da raça Doodle deitado na grama do quintal. Crédito da foto: Freepik

Agora que você já sabe quais as principais causas e tratamentos para cachorro vomitando espuma, veja também esses outros conteúdos interessantes que separamos para você:

 

Separei mais esses conteúdos para você:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *