Agora que você já sabe a origem e história do Dachshund, veja alguns cães semelhantes a ele.

Uma raça muito parecida com os Dachshunds são os Bassets. Além deles, outras raças possuem características próximas ao do Salsicha, como o faro apurado ou semelhanças físicas, por exemplo. São eles: Beagle, Bloodhound e Otterhound.

Vamos ver um pouco mais detalhadamente sobre cada uma delas abaixo. Boa leitura!

Cães semelhantes
Cão da raça Dachshund está deitado na cama, com lençol de algodão branco. Crédito da foto: Freepik

Cães semelhantes ao Dachshund

Cães semelhantes ao Dachshund – Basset

No topo da nossa lista, está o cãozinho que mais se assemelha ao nosso querido Salsicha. São os Bassets, que também possuem como país de origem a Alemanha.

Além disso, os dois são bem parecidos fisicamente. O Dachshund é um cão de estatura baixa, com o corpo comprido e as perninhas bem curtas.

A raça Basset também possui essas mesmas características, tanto que as pernas curtas recebem o nome de “bassetismo”.

Outra semelhança entre eles é que ambos possuem orelhas grandes e caídas. Talvez, por essas características parecidas, é comum que as pessoas se confundam entre as raças e acabem chamando os cachorros da raça Dachshund de Basset (talvez mais que os próprios Basset).

Além das características físicas, ambos possuem um ótimo faro. Porém o Basset é mais calmo e tranquilo que o Dachshund, que é mais agitado.

Ambos se dão bem com crianças, então são ótimas opções de cães para famílias, pois são muito amigáveis e fiéis aos donos.

O Bassed é ainda mais meigo e adora um chamego – é um cão muito amável e praticamente nunca se estressa. Já o Salsicha é mais independente!

Cães semelhantes
Cão da raça Basset em pé, em gramado verde. Crédito da foto: Freepik

Cães semelhantes ao Dachshund – Beagle

Assim como seus parceiros acima, o Beagle também é um exímio farejador. Isso porque as três raças eram ajudantes nas atividades de caça – eles caçavam lebres, coelhos, texugos e outros pequenos mamíferos em 1800.

Além do olfato bem apurado, ambos possuem orelhas caídas e compridas, características físicas bem marcantes.

Sabemos que o Dachshund se adapta facilmente ao ambiente familiar – inclusive em famílias que tenha crianças. O Beagle, assim como as duas outras raças, também se dá muito bem com os baixinhos.

Na verdade, o Beagle é muito carismático e simpático até com estranhos! E o Basset então? É aquele cão amável com qualquer pessoa.

Outra semelhança é que o Beagle é um ótimo cão de companhia também, apesar de um pouco teimoso.

Além disso, o latido alto do Dachshund pode incomodar alguns vizinhos, assim como os do Beagle, que também é considerado um latido forte.

Essa característica vem dos tempos remotos, lá da época das caças, em que precisavam avisar os caçados que encontraram as presas.

Cães semelhantes
Cão da raça Beagle em quintal com gramado verde. Crédito das fotos: Freepik

Cães semelhantes ao Dachshund – Bloodhound

Assim como os Salsichas, os Bloodhounds são cães independentes. Adoram gastar sua energia com exercícios e brincadeiras!

Por isso, também é recomendável fazer caminhadas diárias para exercitá-lo. Eles amam passear em parques e pistas de caminhadas.

Outra semelhança é o faro bem apurado, já que essa raça era muito usada para farejar animais feridos ou pessoas desaparecidas.

Suas habilidades são tão boas que os rastreamentos realizados por cães treinados são aceitos como prova em tribunais.

Eles também eram usados em caças, sendo muito hábeis nas caças à javalis. Por isso, a nobre rainha da Inglaterra, Elizabeth I, que apreciava esta atividade, criava matilhas da espécie.

Seguindo na mesma linhas dos cães acima, ele é muito amigável e possui uma personalidade gentil, se dando igualmente bem com crianças e outros pets.

Sua origem é um pouco incerta, mas assim como os cães acima, ele era a princípio um cão para ajudar os caçadores.

Atualmente, o Bloodhound – conhecido também como Cão de Santo Humberto – pode ser encontrado nos lares, pois é muito simpático e dócil.

Talvez seja preciso treiná-lo, mas isso não será uma tarefa difícil já que ele responde facilmente aos comandos.

Quanto às características físicas, ele possui em comum as orelhas caídas, porém é de porte grande, enquanto os Dachshunds são de porte pequeno. Sua estrutura é alongada também.

Cães semelhantes
Ilustração de cachorro da raça Bloodhound. Crédito da imagem: Freepik

Cães semelhantes ao Dachshund – Otterhound

Assim como seu parceiro Dachshund, o Otterhound também é um cão muito brincalhão, agitado e adora diversão.

Ele se dá bem com animais e crianças, mas talvez seja preciso uma socialização desde filhote para que ele se enturme ainda mais.

Assim como os Dachshunds, essa raça não gosta de ficar muito tempo sozinha e pode ficar aborrecida com isso.

Por isso, nunca deixe seu pet sozinho por longos períodos, senão ele pode acabar destruindo móveis e objetos para desestressar. Ou então, latindo sem parar – assim como seu amigo Salsichinha.

Cães semelhantes
Ilustração de cachorro da raça Otterhound. Crédito da imagem: Freepik

Cães semelhantes ao Dachshund – Coonhound

O Coonhound é mais um cão que entra para a lista de cães semelhantes ao Dachshund.

Assim como ele, o Coonhound nasceu para exercitar seus instintos de farejador e caçador.
Em sua origem, sua função era caçar e destruir as lontras, que dizimavam os peixes nos rios ingleses e atrapalhavam os pescadores.

Com seu nariz sensível, eles eram ótimos cães de caça e perseguiam as lontras tanto na terra quanto na água – eles as perseguiam através de seu incrível faro, que ia seguindo os rastros.

Porém, hoje em dia, ele vive muito bem em residências – desde que possuam um quintal avantajado para que possam gastar sua energia lá.

Além disso, a família tem que estar ciente que essa raça necessita de brincadeiras e exercícios diariamente, pois ele tem muita energia de sobra!

Acima de tudo, essa raça é muito brincalhona e agitada – assim como seu amigo Salsicha -, e mas também é muito companheira e, acima de tudo, leal.

Outra semelhança é que o Coonhound apresenta um temperamento tranquilo com seus amigos humanos, inclusive com as crianças.

Ele também se dá bem com outros pets, desde que seja acostumado desde filhote.

Fisicamente, apesar de ser alto, ele também possui o corpo alongado.

Cães semelhantes
Ilustração de cachorro da raça Coonhound. Crédito da imagem: Freepik

Cães semelhantes ao Dachshund – Foxhound Americano

Como seu próprio nome diz, esse cão foi originalmente criado com a função de caçar raposas. Sua origem vem dos Estados Unidos no século 18, em 1700, como cão de caça – assim como os Dachshunds.

Cães semelhantes ao Dachshund: O Foxhound Americano lembra um pouco dos Beagles em relação à aparência física, não é? Só que essa raça é mais alta e mais ágil, inclusive seus exemplares são excelentes corredores.

Ele tem energia demais e pode passar horas correndo e se exercitando sem cansar.

Uma semelhança é que ele também é muito curioso e ama aventuras! É nessas horas que seu faro extremamente apurado entra em ação, farejando tudo pela frente.

O Fouxhound é também muito amigável, inclusive com estranhos. É recomendado, por ser um cão de caça, que ele seja socializado desde bem pequeno para que seja acostumado com a presença de outros animais e pessoas – e tenha um temperamento tranquilo.

Quanto as semelhanças físicas, ambos possuem orelhas caídas e compridas, além do corpo comprido e alongado. Porém esse cão é mais alto e de porte grande.

Cães semelhantes
Matilha de cães da raça Foxhound em gramado verde. Crédito da foto: Freepik

Bom, agora que você já viu vários cães semelhantes ao Dachshund, qual dessas raças você mais gostou? Qual combina mais com a sua personalidade ou de sua família?

A verdade é que todos esses cães também possuem como semelhança o amor incondicional por seus donos, sendo verdadeiros companheiros.

Compartilhe esse conteúdo com outras pessoas e não deixe de acompanhar o Web Cachorros para mais notícias sobre cães.

Leia também sobre:

Separei mais esses conteúdos para você:

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here