Quem tem filhos pequenos sabe como é complicado ter um animal de estimação em casa. Como se já não bastasse ter que educar os filhos nos mais diversos assuntos, também é preciso impor limites quanto aos animais de estimação. Por um lado é até bom que as crianças convivam desde muito jovens com outros animais para que tenham respeito por eles.Os pais devem ficar de olho bem aberto nessa relação dos filhos com o cão, principalmente se ele ainda for um filhote. Crianças muito pequenas, ainda não tem noção de como um cachorro pode ser delicado, que é um ser como ele, que sente fome, frio, dor e consegue amar incondicionalmente. Então, cabe aos pais que, ao dar de presente um animal de estimação para o seu filho, ensine-o a respeitar o bichinho como tal.
Leia também nosso artigo sobre as melhores reças de cachorros para crianças.
Brincadeiras
Mesmo os cães mais novinhos, com ainda meses de idade, podem ter brincadeiras um tanto agressivas, mas que parecem inofensivas aos nossos olhos. Por exemplo, brincadeiras usando a boca não é uma boa ideia. Além de aumentar a chance de machucados com a pele da criança (que ainda é muito sensível), cães, a partir de 5 meses de idade, já usam os dentes para tentar controlar os outros ao seu redor.
Um cão bem ciumento
Se não forem devidamente educados, os cães podem virar verdadeiros monstrinhos do ciúme. Eles possuem relações de afeto muito fortes com seus donos e podem se tornar extremamente protetores e querer a atenção deles apenas para si. Sabe a história do irmão mais velho fica com ciúmes porque o irmão mais novo recebe toda a atenção? Pois é, é disso que estamos falando aqui. Fique atento aos primeiros sinais desse tipo de comportamento.
Confira também nosso artigo sobre os benefícios da relação entre crianças e cachorros.
Não cutuque a onça com vara curta
Quando um cão estiver dormindo não permita que nenhuma criança, nem a da casa e nem os visitantes acordem o seu cão. Não importa se é para fazer carinho, abraçar ou brincar. Os cães podem ser bastante rabugentos quando são acordados, principalmente durante a noite e eles possuem um relógio biológico muito bem cronometrado e precisam dormir na hora certa.
Cão que ladra não morde
Ah morde sim! Quando um cachorro começa a rosnar é sinal de que ele está se preparando para morder alguém. Não é por maldade ou perversidade, ele apenas não está satisfeito com alguma coisa ou então precisa se defender de algo que, aos nossos olhos é inofensivo, mas para ele é muito estressante. Quando seu filho estiver brincando com o cão e isso acontecer, vá ver imediatamente o que está acontecendo.
Cães e crianças sozinhos não pode
Crianças que ainda não aprenderam a conviver com cães de maneira respeitável e que ainda olham para o bichinho como um brinquedo, não devem ser deixadas sozinhas com o animal. Quando estiverem passeando, não permita que a criança leve o cachorro pela coleira. Elas costumam correr e podem puxar de forma violenta o pescoço do animal causando consequências irreparáveis.