Quem tem filhos pequenos sabe como é complicado ter um animal de estimação em casa. Como se já não bastasse ter que educar os filhos nos mais diversos assuntos, também é preciso impor limites quanto aos animais de estimação. Por um lado é até bom que as crianças convivam desde muito jovens com outros animais para que tenham respeito por eles.

Como melhorar a convivência entre cachorros e crianças

Os pais devem ficar de olho bem aberto nessa relação dos filhos com o cão, principalmente se ele ainda for um filhote. Crianças muito pequenas, ainda não tem noção de como um cachorro pode ser delicado, que é um ser como ele, que sente fome, frio, dor e consegue amar incondicionalmente. Então, cabe aos pais que, ao dar de presente um animal de estimação para o seu filho, ensine-o a respeitar o bichinho como tal.

Leia também nosso artigo sobre as melhores reças de cachorros para crianças.

Brincadeiras

Como melhorar a convivência entre cachorros e crianças

Mesmo os cães mais novinhos, com ainda meses de idade, podem ter brincadeiras um tanto agressivas, mas que parecem inofensivas aos nossos olhos. Por exemplo, brincadeiras usando a boca não é uma boa ideia. Além de aumentar a chance de machucados com a pele da criança (que ainda é muito sensível), cães, a partir de 5 meses de idade, já usam os dentes para tentar controlar os outros ao seu redor.

Um cão bem ciumento

Como melhorar a convivência entre cachorros e crianças

Se não forem devidamente educados, os cães podem virar verdadeiros monstrinhos do ciúme. Eles possuem relações de afeto muito fortes com seus donos e podem se tornar extremamente protetores e querer a atenção deles apenas para si. Sabe a história do irmão mais velho fica com ciúmes porque o irmão mais novo recebe toda a atenção? Pois é, é disso que estamos falando aqui. Fique atento aos primeiros sinais desse tipo de comportamento.

Confira também nosso artigo sobre os benefícios da relação entre crianças e cachorros.

Não cutuque a onça com vara curta

Como melhorar a convivência entre cachorros e crianças

Quando um cão estiver dormindo não permita que nenhuma criança, nem a da casa e nem os visitantes acordem o seu cão. Não importa se é para fazer carinho, abraçar ou brincar. Os cães podem ser bastante rabugentos quando são acordados, principalmente durante a noite e eles possuem um relógio biológico muito bem cronometrado e precisam dormir na hora certa.

Cão que ladra não morde

Como melhorar a convivência entre cachorros e crianças

Ah morde sim! Quando um cachorro começa a rosnar é sinal de que ele está se preparando para morder alguém. Não é por maldade ou perversidade, ele apenas não está satisfeito com alguma coisa ou então precisa se defender de algo que, aos nossos olhos é inofensivo, mas para ele é muito estressante. Quando seu filho estiver brincando com o cão e isso acontecer, vá ver imediatamente o que está acontecendo.

Cães e crianças sozinhos não pode

Como melhorar a convivência entre cachorros e crianças

Crianças que ainda não aprenderam a conviver com cães de maneira respeitável e que ainda olham para o bichinho como um brinquedo, não devem ser deixadas sozinhas com o animal. Quando estiverem passeando, não permita que a criança leve o cachorro pela coleira. Elas costumam correr e podem puxar de forma violenta o pescoço do animal causando consequências irreparáveis.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here