Início Psicologia
Cachorros entendem as emoções humanas

Cachorros entendem as emoções humanas? Descubra!

Cachorros entendem as emoções humanas? Bom, de uma coisa é certeza: Os cães realmente são os melhores amigos do homem, verdadeiros companheiros de vida e que possuem um amor incondicional por seus donos.

É por isso que muitas raças são usadas até em hospitais e tratamentos médicos ou terapêuticos, pois cuidam de pessoas que passaram por algum evento traumático, como a perda de um ente querido ou alguma doença. Existem também cães que ajudam no tratamento de crianças autistas.

Fato é que quando estamos tristes ou choramos e temos um cãozinho por perto, ele rapidamente vem ver o que está acontecendo, não é? Sempre nos oferece “uma pata amiga” e lambidas carinhosas, nos dando todo o suporte emocional possível. Até parece que ele nos compreende!

Mas será que os cachorros entendem as emoções humanas? O que a ciência pode nos mostrar? Vamos ver ao longo deste artigo se realmente os cachorros entendem as emoções humanas

Cachorros entendem as emoções humanas
Cachorro branco lambendo rosto de sua dona. Crédito da foto: Freepik

Buscando saber mais sobre o lado cuidador dos cães, um estudo revelou que sim, os cães possuem a capacidade de compreender as emoções humanas.

Para comprovar essa descoberta, os cientistas avaliaram o comportamento de 11 cachorros, que foram submetidos a exames de ressonância magnética enquanto ouviam 200 exemplos de sons diferentes, como vozes humanas, latidos de outros cachorros, grunhidos diversos, ruídos ambientais, etc.

Os resultados mostram que uma parte particular dos cérebros dos cachorros é ativada quando ouvem outros latidos. Essa área é parecida com a que os humanos têm e que se liga quando ouvimos sons de outras pessoas falando.

Tanto na hora de ouvir outros latidos quanto no momento de escutar vozes humanas, uma região cerebral que fica atrás da orelha dos cães, e é conhecida como área de voz acabou disparando em termos de atividade neurológica.

A diferença é que nós conseguimos compreender o significado das palavras e usamos isso para entender o que as outras pessoas estão falando. Já os cães, mesmo sem entender o significado das palavras como nós, são capazes de compreender as emoções por trás.

Quando a região correspondente ao reconhecimento de voz é ativada nos cérebros humanos, as pessoas conseguem entender melhor a emoção que os indivíduos transpassam através do que dizem – isso nos ajuda a diferenciar ironia de afeto, por exemplo.

Cachorros entendem as emoções humanas – Os cães sabem quando estamos tristes ou felizes, alegres ou bravos.

É por isso que ter a companhia e o carinho de um pet em casa é realmente capaz de melhorar o seu estado de espírito, afinal eles nos amam genuinamente e só querem que a gente fique bem. São ou não são animais incríveis?

Cachorros entendem as emoções humanas
Cachorro dando a patinha para homem. Crédito da foto: Freepik

Cachorros entendem as emoções humanasResumindo: pode chorar, sorrir ou gritar. Seu cão vai saber quais são os seus sentimentos!

Segundo o mesmo estudo, os cães usam seus sentidos para compreender como os humanos se sentem. Aliás, eles utilizam como base, além do nosso tom de voz, as nossas expressões faciais também.

Mas e nós humanos? Será que o inverso é possível? Será que nós sabemos realmente interpretar as emoções dos nossos amigos? Descubra abaixo!

Como compreender os sentimentos do seu cão

Já que o nossos bichinhos são tão atenciosos e buscam entender o que estamos sentindo para nos ajudar, cabe a nós humanos podemos retribuir e também compreender as emoções dos nossos cães! Veja as principais emoções a seguir:

Cachorros entendem as emoções humanas – Felicidade

Quando estão contentes, nossos pets abanam o rabinho, dão pulinhos de alegria e ficam eufóricos! Alguns chegam a correr animados pela casa, dar mordidinhas e até fazer xixi!

Cachorros entendem as emoções humanas – Vergonha

Quando os cães aprontam, eles mesmos se entregam pela postura: cabeça baixa, rabo entre as patas, olhar desviando ou triste, barriga e patinhas para cima, etc. Geralmente, associamos esse comportamento ao sentimento de culpa ou de vergonha.

Porém, essa postura indica submissão, que muitas vezes ocorre por ansiedade e medo de ser repreendido.

Com essa atitude, o cachorro tenta te deixar mais calmo demonstrando que irá te obedecer e que “entregou o jogo”, já sabe que fez arte e está disposto a se redimir. Por isso, caso você veja seu cão nesta posição não precisa brigar mais ainda, pois ele já está se desculpando!

Cachorros entendem as emoções humanas – Tristeza

Quando os cães ficam muito tristes, em uma situação de luto, por exemplo, eles demonstram sua emoção nos seguintes comportamentos: perda de apetite, apatia, muito ou pouco sono, ansiedade e até mesmo depressão.

Cachorros entendem as emoções humanas
Beagle sentado na grama. Crédito da foto: Freepik

Por isso, entender as emoções do seu cãozinho é fundamental para que você possa melhorar a sua relação com ele e conhecê-lo melhor – assim, vocês ficarão ainda mais unidos e fortalecidos juntos!

Cachorros entendem as emoções humanas. Se você gostou deste conteúdo, separamos mais alguns para você:

Separei mais esses conteúdos para você:

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here