Se você deseja saber mais sobre a manutenção e higiene do Dachshund, então esse artigo é para você!

Nele você irá saber tudo sobre como cuidar corretamente do seu Salsichinha, um cão de aparência inigualável e personalidade simpática e aventureira. Vamos lá?

Manutenção e Higiene do Dachshund
Jovem cadela da raça Dachshund posa para foto com coleira rosa. Fundo cinza claro. Crédito da foto: Freepik

Manutenção e Higiene do Dachshund

Não é à toa que o Dachshund é uma das raças de cães mais adoráveis do mundo!

Afinal, ele é dono de uma personalidade cativante, além de olhinhos castanhos e pernas curtinhas. Eles são também muito curiosos, podendo passar horas farejando e perseguindo coisas.

Nem a própria Rainha Victoria da Inglaterra resistiu ao seu charme!

Ela era grande fã dessa raça e tinha até um exemplar como seu cão de companhia, colaborando para que os Dachshunds se tornassem muito conhecidos ao redor do globo.

Desde então, essa raça vem fazendo muito sucesso entre diversos lares – e aqui no Brasil não é diferente.

Muitas famílias, inclusive aquelas com crianças, optam por adotar ou comprar um cãozinho dessa raça.

Por isso, se você está pensando em ter um, mas não sabe muito bem como é a manutenção e quais os cuidados corretos que se deve ter com ele, veja as nossas dicas a seguir e garanta uma vida saudável e feliz ao seu amiguinho.

No geral, o Dachshund é um cachorro que é considerado forte e resistente, então não exige muitos cuidados específicos, porém, como todo animal, ainda assim ele precisa de atenção especial em alguns pontos. Vejamos a seguir!

Manutenção e Higiene do Dachshund:

Antes de mais nada, tenha em mente que o Dachshund possui uma variedade de tipos de pelos (pelo curto, pelo duro e pelo longo). Ficou confuso? Então entenda melhor:

  • Manutenção e Higiene do Dachshund – Pelo curto: Os primeiros Dachshund tem pelos curtos, densos e brilhantes. Esse foi o primeiro tipo que surgiu e, alguns anos depois, surgiram também os outros dois tipos.
  • Manutenção e Higiene do Dachshund – Pelo duro: Os cães de pelo duro possuem a pelagem densa e também subpelos, enquanto a pelagem mais longa é ondulada, sedosa e brilhante.
  • Manutenção e Higiene do Dachshund – Pelo longo: Já os Dachshunds de pelos compridos possuem uma pelagem bem colada no corpo, com franjas e um subpelo macio.

Agora que você já conhece, escolha o tipo de pelo que você deseja para seu pet, considerando que a escovação pode variar bastante de acordo com o tipo de pelagem.

Por exemplo, os Dachshunds de pelo curto e liso não precisam ser escovados. A menos que você queira retirar alguns pelos mortos ou se a queda de pelos estiver muito acentuada.

Já nos cães de pelo longo, a escovação deve ser realizada menos duas vezes por semana. Mas para evitar o trabalho constante, uma alternativa é deixar o cão tosado.

Mas saiba que tem alguns cães que não gostam muito da escovação.

Por isso, tenha paciência nesse momento e crie o hábito de escovar seu pet desde filhote, para que ele se acostume desde cedo e veja que esse cuidado pode ser divertido.

Que tal fazer uma massagem no seu pet também para tornar tudo mais gostoso?

Manutenção e Higiene do Dachshund – Dica extra! Durante o inverno, muitas vezes será necessário o uso de roupinhas nos cães de pelo curto, já que eles não são suficientes para mantê-los aquecidos.

É claro, opte por tecidos confortáveis, que não incomodem o animal.

Além da variedade de tipos de pelos, a coloração também pode mudar.

A cor podem ser mais uniforme, bicolor ou até manchada. Uma coloração mais comum é a base escura com manchas mais claras.

Manutenção e Higiene do Dachshund – Banhos

Essa raça não precisa de banhos frequentes, a menos que o pet tenha se sujado em alguma de suas aventuras.

Manutenção e Higiene do Dachshund
Cão da raça Dachshund com pelos longos e castanhos. Fundo branco. Crédito da foto: Freepik

Manutenção e Higiene do Dachshund – Unhas e dentes

Normalmente, as unhas do cão devem ser cortadas uma ou duas vezes ao mês, dependendo do ritmo de crescimento delas.

Mas o ideal mesmo é cortar quando você perceber que estão muito longas, porque muitas vezes ocorre o desgaste natural devido à movimentação natural do pet.

Mas é importante saber cortar a unha, porque senão você pode acabar pegando nos nervos e machucando.

Caso não saiba cortar ou não se sinta seguro, opte por levar em um pet shop de sua confiança, com um profissional que seja capacitado pra isso.

Já em relação aos dentes, eles devem ser escovados frequentemente, uma ou duas vezes por semana. Crie o hábito desde filhote, porém lembre-se de usar escovas e cremes dentais próprios para cães.

Essa prática é saudável e evita alguns problemas bucais, como o tártaro e outras bactérias.

Manutenção e Higiene do Dachshund – Orelhas

As orelhinhas do Dachshund são caídas, e por isso podem acumular muita sujeira. Além disso, o abafamento pode ajudar no aparecimento de inflamações e infecções causadas por microrganismos.

Pensando nisso, verifique se as orelhinhas estão limpas pelo menos uma vez por semana. Use algodão umedecido em alguma solução específica para isso.

E não vá muito fundo para não machucar o animal, utilize hastes flexíveis para isso.

Ah! E caso perceba alguma anomalia como vermelhidão ou coceira, vá ao médico veterinário com seu cão para verificar e aplicar o tratamento mais adequado.

Manutenção e Higiene do Dachshund
Filhotes de Dachshund estão deitados, um ao lado do outro. Um filhote apoia a cabeça no outro. Fundo desfocado mostra folhas marrons de uma árvore. Crédito da foto: Freepik

Manutenção e Higiene do Dachshund – Alimentação do Dachshund

Uma vida longa e saudável é possível graças a uma série de fatores.

A alimentação adequada é um desses fatores, já que ter uma dieta equilibrada e nutritiva é essencial para o bem-estar do animal.

Para isso, escolha uma ração de qualidade, que seja premium ou super premium de preferência – e que seja específica para esse tipo de cão.

Existem rações específicas para cada fase do seu pet, desde filhote até idoso.

Ah! Pense também nas porções, já que esse cão é propenso a ter sobrepeso ou obesidade. Por isso, não dê comida em excesso, cuidado com a quantidade que irá oferecer.

Caso tenha dúvidas, pergunte a um médico veterinário de sua confiança, para que ele faça as recomendações corretas. Ou então, siga as informações contidas na embalagem da ração.

Por último, não se esqueça de deixar um potinho sempre disponível com água fresca e limpa, durante todos os dias e noites.

Manutenção e Higiene do Dachshund – Exercícios do Dachshund

O Dachshund, apesar do tamanho pequeno, é um cãozinho muito enérgico e ativo. Por isso, faça passeios com ele diariamente, pois ele deve praticar atividades com frequência.

Ele é também muito curioso, o que faz com que sofra de tédio se não for estimulado mentalmente e fisicamente.

Distrações são muito bem-vindas para que essa raça se mantenha entretida e feliz, e ele pode desenvolver sérios problemas comportamentais se não for suficientemente estimulado, como destruir a casa ou objetos.

Sendo assim, se ele não caçar (já que essa prática não é muito comum aqui), mantenha atividades relacionadas à estimulação de seu olfato, como brinquedos com rações dentro ou petiscos escondidos pela casa, para que ele fareje até encontrar.

Evite brincadeiras como agility ou fresbee, que não condizem com sua morfologia. Jogar a bolinha é uma boa opção! Além dessa brincadeira, eles também adoram fazer caminhadas ao ar livre e explorar bosques e parques.

Por isso, mesmo que sua rotina seja corrida, não deixe de dar uma voltinha com ele, nem que seja no quarteirão de casa.

Dez minutos já são suficientes para que ele faça suas necessidades e gaste um pouquinho da energia acumulada.

E de final de semana, opte por ir em lugares diferentes para se divertir com ele! Farejar e se aventurar é tudo de bom para os Salsichinhas, e eles com certeza ficarão muito felizes.

Existem, em últimos casos, passeadores de cães, que são pessoas contratadas para passear com os pets quando os donos não tem muito tempo livre para realizarem essa atividade.

Manutenção e Higiene do Dachshund
Cão da raça Dachshund passeando de coleira com sua dona em um parque. Crédito da foto: Freepik

Manutenção e Higiene do Dachshund – Cuidados com Dachshund filhote

Em primeiro lugar, ao tomar a decisão de ter um cão da raça Dachshund, procure por canis que sejam especializados nessa raça e que sejam de confiança.

Como são muito populares, alguns criadores podem ser inexperientes na reprodução desses cães, o que é prejudicial para a saúde dos animais – tanto dos pais quanto dos filhotes.

E atente-se ao tipo de Dachshund que você escolheu, tanto no que diz respeito ao tamanho quanto ao tipo de pelagem, para evitar possíveis surpresas na hora.

Quando comprar seu companheiro, leve ele ao veterinário para que sua saúde seja investigada e para que ele tome suas primeiras doses da vacinação e vermifugação.

Nos primeiros dias em casa, ele pode estranhar e chorar, assim como todo bebê. Por isso, tenha muita paciência, amor e carinho com seu filhotinho!

E cuidado na hora de pegar e manusear ele, já que seu corpinho é pequeno e delicado.

Nunca deixe um filhote com uma criança sem a supervisão de adultos, ok? Ensine a criança à manipular adequadamente o cão para que não o machuque.

Os Dachshunds simplesmente amam diversão e se dão super bem com os baixinhos! Ele é um ótimo companheiro e certamente se tornará seu melhor amigo.

Cuidando bem do seu pet, ele terá uma vida saudável, longa e feliz!

Agora que você já sabe tudo sobre manutenção e higiene do Dachshund, leia também sobre a condição física da raça e nível de exercício, ou ainda sobre sua origem e história.

Separei esses outros conteúdos para você:

 

Separei mais esses conteúdos para você:

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here