Quer saber um pouco mais sobre brinquedos para cachorros? Então conheça, ao longo deste artigo, quais são os brinquedos ideais para cada fase do cachorro.

Afinal, todos sabemos que os cães adoram brincar!

É dessa forma que aprendem, desenvolvem habilidades, crescem, ganham força muscular, resistência, agilidade, flexibilidade física e mental e sentem bem-estar.

Além disso, o ato de brincar serve também como uma forma de preparar o animal para a vida adulta, desenvolvendo capacidades motoras que irá precisar quando crescer, como caçar ou acasalar, além de habilidades que irão ajudar a lidar com conflitos sociais e estabelecer relações hierárquicas.

O fato de brincar também melhora a relação entre os pets e seus donos, já que é por meio das atividades realizadas juntos que o bichinho passa a desenvolver confiança e valorizar o contato de quem cuida dele.

Ou seja, brincar é tudo de bom! Traz muitos benefícios ao seu cãozinho – e está, praticamente, no DNA deles.

Assim como respeitamos as indicações de idade quando vamos comprar um brinquedo para uma criança, com os cachorros é a mesma coisa: ao escolher os brinquedos do cãozinho, também é importante ter cuidado com a fase dele.

Brinquedos para Cachorro
Dois cães brincando com bolinha amarela em um gramado. Crédito da foto: Freepik

Brinquedos para Cachorro: Conheça os brinquedos ideais para cada fase do cachorro

É importante levar em consideração que, além da idade do cão, é preciso prestar atenção ao material e à função do brinquedo, bem como o tamanho do produto.

Vamos ver quais são as melhores opções para cada um!

Brinquedos para Cachorro – Cães filhotes

Os filhotes são muito fofos e curiosos e só querem saber de descobrir o ambiente e as coisas ao seu redor! Eles são mais agitados nessa fase, com os dentinhos nascendo e muita energia para gastar.

Como eles gostam de roer, brinquedos de borracha são excelentes! Bolinhas são ótimas opções para brincar, pois filhotes têm o estímulo da perseguição.

Então, esse é o momento ideal para treiná-los e também fazer com que gastem energia.

Brinquedos que auxiliem no desenvolvimento da dentição são outra alternativa bem legal!

Porém, como os dentes ainda são novos, priorize os brinquedos de materiais macios, como borracha natural, mas que também tenham certa resistência, já que a ingestão de pedacinhos pode ser prejudicial para eles e fazer até com que engasguem.

Os pequenos também adoram morder cordas: há várias opções no mercado que unem a borracha e as cordas. Uma excelente opção!

Cachorros entendem as emoções humanas
Cão com sua tutora – Foto: Freepik

Brinquedos para Cachorro – Cães adultos

Nessa fase, ele ainda tem bastante energia, mas um pouco menos que na fase jovem.

O ideal é fornecer brinquedos mais resistentes, duros, pois a troca da dentição já aconteceu e os dentinhos já estão bem fortes! A bolinha continua sendo bastante recomendada.

Os gostos variam muito de acordo com o porte e até a raça e personalidade do seu cão. Alguns preferem atividades ao ar livre, como o Golden Retriever e o Labrador, que são de porte grande. Jogar frisbee com eles é muito divertido!

Já para os cães de pequeno e médio porte, principalmente os que ficam muito sozinhos em casa, há brinquedos pensados para a distração, como as bolinhas com comedor, na qual o dono pode colocar ração dentro para que ele tente tirar, e outras ótimas opções para entreter por várias horas e estimulá-los mentalmente.

A corda continua sendo bem legal também, principalmente se o tutor fizer cabo de guerra com o cãozinho, para que ele se divirta, alivia a ansiedade e canse também!

Brinquedos para Cachorro – Cães idosos

Cães idosos já não possuem tenta energia como antes, assim como ocorre com todos os animais – inclusive nós, humanos.

Ainda assim, é importante que eles não fiquem parados, porque exercício faz bem para a saúde em qualquer fase da vida, não é mesmo? Por isso, é fundamental que eles continuem com pequenas brincadeiras.

Uma ótima opção são de brinquedos para cachorro e os brinquedos de pelúcia, pois nessa fase a sensibilidade dos dentes é maior. Nada de sedentarismo e tédio, ok?

Eles devem continuar sendo estimulados sim, porém com menos intensidade. Mas é sempre bom trazer brinquedos para cachorro novos para casa para despertar o interesse dos senhorezinhos.

Atente-se apenas ao material – nada muito duro para não desgastar os dentes. Há vários brinquedos interativos muito legais que distraem o pet sem cansá-lo muito!

Brinquedos para Cachorro
Cão da raça Jack Russel brincando com bolinha laranja. Fundo branco. Crédito da foto: Freepik

Brinquedos para Cachorro – Dica extra!

Viu que o brinquedo ficou velho e desgastado? Hora de trocá-lo por outro, já que eles podem estar com sujeira acumulada ou mesmo despedaçados, o que pode ser perigoso a ingestão ou contaminação, ok?

Esperamos que este texto ajude você a conhecer e entender melhor seu amigão e qual são os brinquedos para Cachorro ideal.

Que os brinquedos certos motivem vocês dois a brincarem juntos, aproveitando cada fase da melhor maneira!

Veja também outros artigos com curiosidades sobre o bem-estar animal:

Separei mais esses conteúdos para você:

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here