Saiba quais as raças de cachorros mais indicadas para iniciantes

U Milena Costa    t 11 de outubro de 2017


Ter cachorro não é a tarefa mais simples do mundo, é uma responsabilidade e muitas pessoas não estão preparadas para raças mais difíceis e cães mais dominantes, então nesse artigo você tira dúvidas e encontra as raças mais fáceis de se lidar, as grandes indicadas para iniciantes.

Esse artigo vai te ajudar a escolher seu primeiro cãozinho, e pode ajudar principalmente os pais que estão querendo presentear o filho com um cachorrinho, lembrando sempre que crianças não são líderes, o adulto é o responsável.

filhote mordendo

Por que existem raças mais fáceis de lidar?

Muitas raças tem como característica um nível maior de energia e força e até mesmo são cães de personalidade mais forte que costumam desafiar mais a liderança do tutor. Essas raças não são indicadas para os iniciantes.

Mas quem ama cães e quer ter seu primeiro cãozinho pode começar por raças mais tranquilas, existem cães mais preguiçosos, tranquilos e até mesmo que desafiam bem pouco seus lideres. São essas as melhores raças para tutores iniciantes.

Vira-Lata

cão vira-lata

No geral não dá pra saber o tamanho que o cãozinho vira-lata vai ficar quando pegamos um filhote sem conhecer os pais ou irmãos de ninhadas anteriores. Mas no geral os simpáticos e fofíssimos SRD são muito carinhosos e inteligentes, o que os torna muito fáceis de lidar, além de não terem as mesmas pré-disposições a doenças que os cães de raça definida.

Spitz Alemão ou Lulu da Pomerânia

Fofo e amado pelos brasileiros, o Lulu da Pomerânia é uma raça que adora estar com a família e brincar, podem ficar mimados, mas se bem cuidados, e com bons passeios diários são cães tranquilos que adoram brincar e estar junto.

lulu

São ótimos para treinar o tutor com os cuidados com pelagem, eles precisam ser escovados no mínimo a cada dois dias ou ficam com os pelos embaraçados. E são cães muito tranquilos e amorosos.

Pug

Essa raça precisa de uns cuidados a mais com saúde, afinal são cães braquicefálicos, mas no que diz respeito ao temperamento eles são ótimos para iniciantes, não demandam passeios longos e muitos exercícios, pois cansam rápido e podem passar mal com o calor.

pug

Ótimos para quem mora em apartamento e principalmente se tem ar condicionado, pois os pugs passam mal com o calor excessivo, são muito carinhosos e fáceis de treinar, claro se você tiver disciplina.

Aproveite para conferir nosso artigo sobre cuidados especiais com cães braquicefálicos.

Cavalier King Charles Spaniel

São ótimos cães de companhia, principalmente para idosos, pois são muito calmos e adoram um colo, se você vai precisar deixar seu cão sozinho por longos períodos então o Cavalier não é indicado, pois desenvolvem ansiedade de separação com muita facilidade, odeiam ficar sozinhos.

Cavalier King Charles Spaniel

Essa raça se dá bem facilmente com qualquer um, então será mais fácil o convívio e também o treinamento, já que adoram agradar e receber um carinho.

Shih Tzu

Muito dóceis, adoram colo, brincadeiras e estão sempre alegres, ter um Shih Tzu é só alegria, vale lembrar que é preciso dar maior atenção ao calor, pois são cães braquicefálicos, e o pelo exige escovação quase que diária, ou diária se for possível, para evitar que embarace e precise ser tosado.

Aproveite para conferir nosso artigo sobre como lidar com a queda de pelos

Poodle

Poodles são mais fáceis de adestrar, são carinhosos e muito brincalhões, tomando os devidos cuidados para não mimar o cãozinho você facilmente terá um cão tranquilo e muito bem adestrado em casa, mesmo sendo iniciante.

Maltês

Fáceis de lidar, afetuosos, dóceis e muito companheiros, o Maltês exige atividade física, os passeios diários são extremamente importantes, o que pode ajudar o tutor iniciante a lidar com raças maiores no futuro.

Aproveite para conferir nosso artigo sobre como acostumar o cão ao passeio

Raças pequenas

As raças de porte pequeno são mais indicadas aos iniciantes por serem mais fáceis de lidar fisicamente, é mais fácil aprender a desenvolver um adestramento num passeio com um Spitz Alemão do que com um Golden Retriver, por exemplo.

Também existem raças de médio e grande porte com ótimos temperamentos para iniciantes, mas vale lembrar que não apenas a raça, mas a criação determinam o temperamento de cada cão, portanto, mesmo sem intenção um iniciante pode tornar um cão que na teoria teria um bom temperamento em um cão medroso e até violento.

Confira também nosso artigo sobre como organizar a rotina do seu cão

Dica

cão junto

Se você já tem um cãozinho de porte médio ou grande e é um tutor iniciante, calma! Tudo pode dar certo, respire e foque em proporcionar uma rotina ao seu cão, leve-o para passear todo dia no mesmo horário, proporcione brinquedos para ele se divertir, ofereça uma alimentação balanceada e principalmente, mantenha sua liderança, reforce que você é o líder todos os dias, apenas encher o cão de amor e carinho não é suficiente para ser um bom tutor.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos Populares

Dachshund (Salsicha, Basset, Teckel ou Cofap)

Grupo dos Hounds

Dachshund (Salsicha, Basset, Teckel ou Cofap)

Cavalier King Charles Spaniel

Grupo dos Esportistas

Cavalier King Charles Spaniel

As vacinas para cachorros podem apresentar efeitos colaterais?

Cuidados

As vacinas para cachorros podem apresentar efeitos colaterais?

Os cachorros mais bonitos do mundo

Curiosidades

Os cachorros mais bonitos do mundo

Cocker Spaniel Inglês

Grupo dos Esportistas

Cocker Spaniel Inglês

Últimos Artigos

Como lidar com filhote que ainda não foi completamente vacinado?

Cuidados

Como lidar com filhote que ainda não foi completamente vacinado?

Cães podem apresentar alergia na primavera

Cuidados

Cães podem apresentar alergia na primavera

Saiba mais sobre a importância da hidratação do seu cão

Cuidados

Saiba mais sobre a importância da hidratação do seu cão

Aprenda a identificar dores nos cães e saiba como agir

Cuidados

Aprenda a identificar dores nos cães e saiba como agir

Fisioterapia para cães: Saiba como funciona e como agir

Dicas

Fisioterapia para cães: Saiba como funciona e como agir