Rottweiler Vs Pitbull: Quais as semelhanças deles? E quais as diferenças? Será mesmo que eles são perigosos?

Rottweiler Vs Pitbull: Essas são perguntas que muitos tutores fazem! Por isso, se você está curioso para saber, leia o nosso artigo e conheça as principais características de cada um. Confira!

Rottweiler Vs Pitbull
Cão Rottweiler em gramado. Crédito da foto: Freepik

Rottweiler Vs Pitbull: Eles são realmente bravos?

Rottweiler Vs Pitbull: Se você ama cachorros, certamente sabe que não importa a raça, tamanho ou cor, o amor sempre será o mesmo. Os cães, independente de suas características, serão sempre grandes companheiros!

Não é à toa que existe a frase “o cão é o melhor amigo do homem”. Porém, uma boa parcela da população ainda guarda certo preconceito e medo de determinadas raças.

O Rottweiler e Pitbull são dois exemplos de raças que ainda sofrem desse preconceito, pois muitas vezes são associados a animais perigosos e violentos.

Mas não é bem assim! Hoje em dia esses cachorros podem ser criados em casa junto à família – inclusive com crianças -, e até junto a outros animais domésticos.

O temperamento de um cachorro se dá a partir das condições que se impõe a ele. Ou seja, se ele for criado com treinamento e amor, ele se tornará um cão amigável e amoroso.

Porém, quando se cria o Pitbull e o Rottweiler de maneira errada e agressiva, ou com maus-tratos, eles podem se tornar cães bravos quando adultos – até como uma maneira de defesa e reação. 

Por isso é fundamental criar bem o seu animal de estimação, para que eles se tornem brincalhões e amigáveis no futuro. 

Portanto, a personalidade e temperamento de um cão depende muito da forma como são criados. Há diversos relatos de vários animais selvagem, não só de cães de raças consideradas agressivas, que foram domesticados e se tornarem leais aos seus tutores. 

Rottweiler Vs Pitbull: A seguir, vamos ver um pouco mais sobre as características de cada um.

Rottweiler Vs Pitbull
Cão Rottweiler em campo, ao ar livre. Crédito da foto: Freepik

Rottweiler Vs. Pitbull: Características Gerais

Rottweiler Vs Pitbull – Rottweiler

Rottweiler Vs Pitbull: Começando pelo Rottweiler, essa raça tem origem na Alemanha, sendo criada como cão de guarda e guardiã de rebanhos.

Por ter essas funções, o Rottweiler traz consigo um instinto de trabalho e de proteção, que permanece até os dias de hoje.

Devido à sua utilidade, tornou-se popular em todo o mundo ao decorrer do século 20. É uma raça descrita como inteligente, valente e devotada.

Fisicamente é forte, possui pelagem preta e curta, com marcações em castanho, avermelhado ou bronze.

É uma raça robusta e de estrutura compacta, que transparece força, agilidade e resistência, sendo a favorita de muitos tutores. 

Apesar disso, o Rottweiler tem a fama de ser uma raça brava e violenta, porém, como vimos acima, essa informação não é verdadeira e bem fundamentada.

Atualmente, o Rottweiler é reconhecido pela instituição American Kennel Club (AKC), sendo uma das raças mais inteligentes do mundo.

Esses cães possuem um forte extinto de proteção e de lealdade, principalmente com seu dono.

São animais que possuem grande facilidade de aprendizagem de comandos e regras, por isso treiná-los não é uma tarefa difícil, exige apenas firmeza e respeito. Eles aprendem e seguem tudo o que você ensinar a eles!

É muito comum encontrar Rottweilers servindo como cães de policiais, bombeiros, cães de guarda, auxílios em terapias, como pastores de rebanho e etc. Por isso, fazem parte do Grupo dos Trabalhadores.

Conheça mais sobre a origem e história do Rottweiler aqui!

Rottweiler Vs Pitbull
Dois Pitbulls mordendo um graveto. Crédito da foto: Freepik

Rottweiler Vs Pitbull: Características Gerais

Rottweiler Vs Pitbull – Pitbull

Rottweiler Vs Pitbull: Já o Pitbull (ou American Pitbull Terrier) é um cão originário dos Estados Unidos, sendo uma raça pura de cães atléticos de porte médio, desenvolvida no século 19.

Ele pertence a categoria dos Terriers, do tipo Bull. Originalmente foi criado para a rinha de cães, mas hoje atua como cão de companhia, de guarda ou então como atleta em esportes. Ele também é utilizado em caças de animais, como javalis.

Como foi criado com essas finalidades – de caça e briga em rinhas -, ele é um pet que teve sua imagem associada a um comportamento rude e agressivo.

Porém, na verdade, ele é um cão extremamente carinhoso, leal e inteligente. Inclusive, é bem dócil com crianças!

Tanta afeição pelos pequenos o fez ficar conhecido como cachorro-babá, desmistificando o passado da raça.

Quer um exemplo? O gigante Hulk, de 80 kg, ficou famoso por seu grande tamanho e também por cuidar dos meninos Jordan e Jackson – este último, de apenas 3 meses.

Na realidade, existem diversas teorias sobre a verdadeira história do Pitbull, levando em consideração os cruzamentos que o originaram e sua verdadeira função.

As cores mais comuns para a raça são branco, tigrado, fulvo, vermelho, azul, marrom e preto. É possível que em uma mesma ninhada nasçam filhotes de cores diferentes.

Vale ressaltar que o Pitbull também é reconhecido pelo American Kennel Club (AKC). Saiba tudo sobre o Pitbull aqui no Web Cachorros.

Assim como o Rottweiler, o Pitbull também possui porte médio físico e atlético. Os músculos são bastante aparentes e demandam uma alimentação especial para permanecerem saudáveis.

Por esse motivo, ele se torna um pet extremamente ativo com alta necessidade de passeios, brincadeiras e exercícios físicos – outra semelhança com seu parceiro Rott.

Um dos mitos que giram em torno das condições físicas do Pitbull é sobre o travamento de suas mandíbulas, afirmando que quando prende algo na boca, é impossível soltá-lo.

Pesquisas realizadas com diversas raças relatam que isso não é verdadeiro, apesar da força que esse cãozinho possui e o estilo “tesoura” da dentição.

Se você está pensando em ter um cão Pitbull, mas não sabe que nome dar a ele, confira nossa lista super especial com alguns nomes para filhotes de Pitbull.

Rottweiler Vs Pitbull
Cão da raça Pitbull, de cor marrom, deitado em fundo branco. Crédito da foto: Freepik

Rottweiler Vs Pitbull: Treinamento

Rottweiler Vs Pitbull: Ambas as raças, devido a sua força e tamanho, bem como à sua personalidade protetora e territorialista, precisam de adestramento desde pequenas, para que, assim, cresçam felizes, equilibradas e saudáveis.

O treinamento é muito importante desde filhote, assim como a socialização, fundamental para as duas raças.

Quando filhotes, os Pitbulls são igualmente ativos e brincalhões, podendo ser destrutivos se não forem fisicamente e mentalmente estimulados.

A brincadeira preferida de um filhote de Pitbull é mastigar. Portanto, é preciso oferecer alguns brinquedos duráveis para ele morder.

Caso contrário, ele irá encontrar “outras coisas” para mastigar, como móveis e objetos. Lembrando que os brinquedos devem ser ​​fortes, pois os filhotes de Pitbull têm mandíbulas vigorosas.

Ao contrário do que muitos pensam, os filhotes de Pitbull não são agressivos, principalmente com pessoas, a menos que sejam ensinados a ser.

O que pode eventualmente acontecer são filhotes de Pitbull agressivos ou relutantes com outros cães, nunca pessoas.

Quando crescem e já estão maiores, eles podem machucar durante alguma brincadeira, mas não é por mal e sim por não terem noção da sua força nem do seu tamanho.

Por isso, ela precisa ser diminuída na hora de brincar com um humano – outro fator importante para o adestramento.

Já os filhotes de Rottweiler são dóceis, brincalhões e até desengonçados. Porém, outros podem ser mais sérios e centrados na hora de cuidar dos seus tutores e do seu território.

O Rottweiler filhote cresce muito rápido e ganha força desde pequeno, por isso deve ser adestrado, sendo um ótimo companheiro para crianças – assim como o Pitbull -, e está sempre disposto a protegê-las e brincar com elas.

Mas é preciso ter cuidado no caso de bebês ou crianças muito pequenas, pois é um cachorro igualmente forte. Muitas vezes, ele mesmo não tem noção de sua potência e pode machucar sem querer – como os Pitts.

Rottweiler Vs Pitbull: Ambos também costumam se dar bem com outros animais, mas somente desde que sejam acostumados desde filhotes.

Ou seja, ainda pequenos, devem receber uma série de estímulos, como conhecer crianças, outros animais, outros cachorros e pessoas diferentes para que não estranhem a presença do outro, fazendo-o entender que se trata de um amigo e não de uma ameaça.

Já com estranhos, podem não ser muito amigáveis até mesmo adestrados, uma vez que possuem instinto de proteção. Isso deixa ambos em alerta com outras pessoas. Mas no geral, costumam receber bem a visita de um amigo em casa.

Para finalizar, utilize sempre o reforço positivo para o educar, as coleiras de asfixia ou a violência são totalmente desaconselháveis e inapropriadas.

Saiba tudo sobre a inteligência e obediência do Rottweiler aqui!

Rottweiler Vs Pitbull
Filhote de Rottweiler em fundo branco. Crédito da foto: Freepik

Rottweiler Vs Pitbull: Exercícios

Rottweiler Vs Pitbull: No caso das duas raças, é preciso levar sempre que possível para passear, brincar, correr ou fazer qualquer outra atividade que promova o gasto de energia, porque ambas são bem enérgicas e ativas.

A raça Rottweiler é uma das que mais possuem energia a ser gasta. Qualquer animal que não esbanja sua energia com brincadeiras e ficam muito tempo sozinhos, tendem a comer coisas.

Geralmente comem logo o que não deveriam comer, como perna de móveis, sapatos etc. Por isso não é bom deixar seu Rott sozinho por muito tempo, até para evitar que ele fique triste e solitário também. Alguns cachorros ficam até doentes!

O mesmo vale para o Pit, que é uma raça bem ativa também e necessita se exercitar diariamente.

Resumindo, passeie com o seu cachorro duas a três vezes por dia, dando a ele certa liberdade, especialmente se ele estiver estressado. Pode ajudar a aliviar o seu estresse permitindo que cheire e explore de forma tranquila.

Mas lembre-se: passeios com os filhotes, só após as vacinas! Outro cuidado importante na hora de passear é garantir que o cão esteja com uma coleira que possua sua plaquinha de identificação, além de um peitoral e uma guia reforçada, afinal, ambos os cães já são bem “troncudinhos” quando filhotes.

E não se esqueça de levar os saquinhos higiênicos para o passeio, afinal, recolher as fezes do seu cachorro é fundamental.

Rottweiler Vs Pitbull: Ambos necessitam de ambientes amplos para desenvolverem atividades físicas. Não gostam de permanecer presos ou acorrentados – e isso é considerado um maltrato, por isso jamais deixe seu pet preso, ok?

Rottweiler Vs Pitbull
Filhote de Pitbull ao ar livre. Crédito da foto: Freepik

Pit Bull vs Rottweiler: Qual o mais forte?

Rottweiler Vs Pitbull: Segundo pesquisas realizadas com essas duas espécies, percebeu-se que em relação a força, os cães da raça Rottweiler são considerados mais fortes.

Uma única mordida de um Rottweiler pode chegar ao equivalente de 10 mordidas de qualquer outra raça de cachorro. Uau!

Rottweiler Vs Pitbull: Eles são perigosos?

Rottweiler Vs Pitbull: Com relação ao perigo, qualquer raça pode ser considerada perigosa ou não. Como vimos acima, o temperamento de um cachorro se dá a partir das condições que se impõe a ele.

Ou seja, se for criado corretamente, tanto o Rottweiler quanto o Pitbull podem ser cães domésticos super brincalhões e amigáveis.

Por outro lado, quando são maltratados, podem virar perigosos, independente da raça.

A forma como se cria um cão, a geração de sua personalidade é muito semelhante a forma como se cria uma criança e como auxiliamos no desenvolvimento da personalidade dela.

Por isso, não podemos apontar qual das duas raças são consideradas mais perigosas. Às vezes, podemos encontrar um Pitbull e um Rottweiler super calmos, e um Pinscher totalmente agressivo. A comparação é hilária, mas é muito comum encontrar esta situação, né?

Tanto um quanto o outro são cães de porte médio a grande, com uma musculatura larga e alta concentração de músculo, por isso passam uma imagem bastante imponente.

A forma física deles podem assustar algumas pessoas, deixando-as receosas aumentando ainda mais a fama dos Pitbulls e Rottweilers serem cães violentos.

Resumindo, numa batalha Rottweiler Vs Pitbull, ambos ganham! São cães incríveis, valentes e muito amáveis! Verdadeiros companheiros, extremamente leais aos seus donos.

Se você está procurando um melhor amigo que seja forte, corajoso e ao mesmo tempo brincalhão e dócil, ambas as raças são ótimas opções. Vai muito do gosto pessoal do dono, e com quem ele mais se identifica.

Agora que você já sabe quais as semelhanças e diferenças entre Rottweiler Vs Pitbull, que tal ler também sobre:

Separei mais esses conteúdos para você:

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here