Filhotes de Rottweiler são encantadores! Lindos, fofos e muito amáveis, são a opção ideal para quem procura um ótimo companheiro.

Por isso, se você está em busca de uma raça fiel, destemida e imponente, esse é o cão ideal! Os filhotes de Rottweiler irão conquistar o seu coração, por isso continue ligado aqui para saber tudo sobre esse filhotinho.

Puppy rottweiler Premium Photo
Filhote de Rottweiler em pé, em fundo branco. Crédito da foto: Freepik

Quando criados da maneira correta, os filhotes de Rottweiler tendem a ser adultos ainda mais corajosos e leais! Por isso, é importante estar ciente de suas características e também de alguns cuidados, que são necessários para um crescimento feliz e saudável.

Se você ainda não tem experiências com cães e é dono de primeira viagem, atenção, pois essa raça pode ser trabalhosa para tutores inexperientes. Veja mais abaixo!

Características do Rottweiler

O Rottweiler é muito conhecido por ser um cachorro forte e robusto, além de ser muito ágil, corajoso e resistente.

Ele possui a região facial larga, assim como seu focinho e uma arcada dentária extremamente potente.

A pelagem é caracterizada pelo comprimento médio e denso e sempre pela cor preta com algumas marcações em castanho.

Embora a raça tenha fama de ser agressiva e brava, na verdade o cão Rottweiler pode ser um ótimo cão de companhia, extremamente amoroso e apegado à família, só precisa ser criado da maneira adequada.

Os cães desta raça podem ser muito dóceis, brincalhões e até desengonçados. Porém, outros podem ser mais sérios e centrados. Além disso, eles são muito territorialistas.

Já os filhotes são fortinhos desde pequeno, mas crescem muito rápido e precisa de cuidados especiais. Veja só!

filhotes de Rottweiler
Filhote de Rottweiler deitado em fundo branco, segurando uma flor amarela com a boca. Crédito da foto: Freepik

Principais cuidados com filhotes de Rottweiler

Vacinação

Antes de levar o filhote para casa e colocá-lo em contato com outros animais, é muito importante dar as primeiras doses de vacina nele.

Os vermífugos também são muito importantes, pois garantem que seu filhote não seja atacado por parasitas, vírus e bactérias, evitando assim doenças sérias e até mesmo fatais.

A primeira dose da vacina V10 ou V8 deve ser aplicada nos primeiros 45 dias, a segunda dose, com aproximadamente 66 dias e a terceira dose com 87 dias. Ela previne contra diversas doenças, como: cinomose, parvovirose, hepatite e etc.

Além dessas vacinas, é fundamental que o animal receba uma dose da vacina antirrábica por volta dos 100 dias de vida.

Por fim, existem outras vacinas que deixam seu filhote livre de doenças, então veja com seu veterinário quais são as doses necessárias.

Já em relação aos vermífugos, o filhote deve receber o vermífugo nas primeiras 3 semanas de idade. Após, o ideal é fazer uma aplicação a cada seis meses para reforçar.

Antipulgas e remédio para carrapatos

As pulgas se alojam entre os pelos do animal e no seu habitat, causando mal estar, coceira e transmitindo doenças com sua picada, como as dermatites e verminoses.

Além das pulgas, os carrapatos também são parasitas capazes de atacar os animais de estimação, gerando desconforto no bichinho e transmitindo doenças graves e até mesmo fatais, como a doença do carrapato.

A aplicação do antipulgas e carrapatos deve ser realizada desde filhotes, desde que o produto seja indicado para essa faixa etária.

filhotes de Rottweiler
Filhote de Rottweiler sentado. Fundo branco. Crédito da foto: Freepik

Filhotes de Rottweiler – Saúde

Doenças

Como a maioria das raças, os filhote de Rottweiler também podem apresentar alguns problemas de saúde genéticos.

Alguns exemplos são a displasia de quadril e problemas gastrointestinais. Como se trata de uma condição genética, é importante que exames sejam feitos desde cedo no pet para garantir o tratamento adequado o quanto antes.

Além disso, como eles tendem a terem problemas gastrointestinais, é importante que sua alimentação seja equilibrada e com uma ração de boa qualidade.

Filhotes de Rottweiler – Alimentação

Ração

Como são cães de porte grande, os cães Rottweiler precisam de uma alimentação apropriada desde cedo.

As mais indicadas são as rações Super Premium, que são compostas por ingredientes de qualidade. Elas são responsáveis por fornecer proteínas e nutrientes fundamentais para uma saúde balanceada, portanto são indispensáveis.

Além do mais, como essa raça tende a ter problemas gastrointestinais genéticos, fornecer um alimento balanceado de qualidade é fundamental para prevenir tais problemas.

Petiscos

Já os petiscos e ossinhos são excelentes fontes de vitaminas e minerais e ainda colaboram com a diversão e o aprendizado, uma vez que esse tipo de alimento pode ser oferecido como recompensa na hora de um treinamento.

Os ossinhos também são perfeitos para a hora de adestrar e distrair o animal, sem contar que são ótimos aliados na hora de cuidar da saúde bucal do animal, prevenindo a criação de tártaro e o mau hálito.

filhotes de Rottweiler
Mãe e filhote de Rottweiler deitados juntos em gramado verde. Crédito da foto: Freepik

Filhotes de Rottweiler – Ambiente

É fundamental ter uma caminha bem aconchegante o seu pet é essencial, afinal, é lá que ele vai dormir e repor as energias.

É comum que o Rottweiler seja visto como um cão de guarda, por isso muitas vezes ele acaba dormindo fora de casa. Mesmo assim, tenha certeza de que irá garantir um lugar quentinho e confortável para ele, principalmente nos dias frios.

Como esses cachorros crescem muito rapidamente, uma boa opção é garantir uma casinha e uma caminha que comporte ele durante toda a sua fase de crescimento até a vida adulta. Caso contrário, é importante realizar trocas periódicas.

Além disso, o mercado conta com uma variedade de roupas de diversos tipos e tamanhos para garantir que o pet fique sempre quentinho e confortável, especialmente nos dias mais frios.

Filhotes de Rottweiler – Higiene

Além de cães de guarda, eles podem ser criados como cães de companhia também porque são muito dóceis.

Portanto, caso ele viva bastante dentro de casa, o uso de tapetes higiênicos é uma boa opção para a higiene na hora em que ele for fazer suas necessidades.

Outro ponto importante na higiene são os banhos, que são muito importantes até como forma de prevenção de doenças de pele, como no caso das dermatites e também para tirar a sujeira e causar bem-estar.

No caso dos filhotes, alguns veterinários indicam o banho a partir do terceiro mês de idade, porém, sempre com shampoos e condicionadores especiais para essa idade.

O banho a seco pode ser uma boa pedida para quem está sem tempo ou durante os períodos em que o animal não está liberado para o banho comum, pois o banho a seca funciona como um “quebra galho” e ajuda a limpar os pelos, bem como remover o cheirinho ruim.

Além disso, as colônias também são liberadas, mas lembre-se de se certificar que o produto é específico para filhotes – e aplique com moderação!

filhotes de Rottweiler
Filhote de Rottweiler deitado na grama verde. Crédito da foto: Freepik

Filhotes de Rottweiler – Passeios e brincadeiras

Os passeios são muito importantes para os filhotes de Rottweiler, pois são cães repletos de energia e, por isso, precisam de atividade física regular. Porém, lembre-se: passeios, só após as vacinas, ok?

Outros cuidados importantes na hora de passear é garantir que o animal esteja com uma coleira que possua sua plaquinha de identificação, além de um peitoral e uma guia reforçada, porque o Rottweiler filhote já é bem forte.

E não se esqueça de levar os saquinhos higiênicos para o passeio, afinal, recolher as fezes do seu pet é muito importante.

Em relação aos brinquedos, use e abuse deles, pois são ótimas distrações para os filhotes, que adoram brincar! Eles também funcionam como estimulantes de inteligência.

As pelúcias são ótimas para proporcionar uma companhia para os filhotes, já que eles são macios e quentinhos, além de emitirem barulhinhos que os cães adoram.

Uma ótima opção são as bolinhas, que servem como ótimos estimulantes e podem aproximar a relação do cão com o tutor.

Já a corda e os ossinhos também são ótimos para eles se distraírem e podem até ajudar com a dentição, evitando tártaros.

Filhotes de Rottweiler – Personalidade

O comportamento do Rottweiler costuma depender muito da educação que foi dada a ele pelo tutor.

Portanto, os cães dessa raça podem se dar muito bem com outros animais, desde que criados juntos desde filhote.

Eles também se dão muito bem com crianças, porém, a supervisão nesses casos é fundamental.

Pensando nisso, a socialização dos filhotes de Rottweiler são fundamentais para garantir que ele seja calmo e amoroso quando mais velho, portanto deve ser iniciada logo nos primeiros meses de vida.

filhotes de Rottweiler
Filhote de Rottweiler deitado, segurando uma coleira verde com a boca. Fundo branco. Crédito da foto: Freepik

Filhotes de Rottweiler – Adestramento

O Rottweiler tem a tendência de ser um cão de guarda, portanto é bem territorialista, podendo até ser bem agressivo se treinado para isso.

Portanto, o ideal é começar com o adestramento desde cedo e ainda com o cão filhote, além de começar a acostumar ele com a convivência com crianças – caso tenha – e outros animais.

Para obter um adestramento positivo, o tutor deve incentivar o cachorro por meio de brincadeiras e recompensas. O indicado é mostrar ao animal que aprender pode ter um benefício, sendo um carinho ou um petisco.

Nunca use de violência para adestrar um cão, pois terá o efeito oposto, sendo muito negativo para a relação do dono com o animal, que terá sua confiança quebrada e ficará magoado e mesmo na defensiva.

O que acontece muitas vezes é que Rottweilers mal treinados e não socializados podem se tornar agressivos. E como são grandes e fortes, isso pode se tornar um problema.

Então tenha em mente que você vai precisar investir seu tempo e dinheiro na educação e socialização do seu filhote. Mas não se preocupe, Rottweilers tendem a ser obedientes e aprendem rápido!

Como escolher filhotes de Rottweiler?

Antes de mais nada, é necessário escolher um bom criador de Rottweiler. Mas como? Procure por referências, investigue o canil, conheça outros clientes que já compraram lá, etc.

Visite o canil e veja o ambiente e condição em que os filhotes são criados. Observe também o tamanho do espaço e os pais.

Embora os potenciais problemas de saúde possam não ser visíveis, observe algumas coisas, como os olhos – se estão com alguma secreção ou película esbranquiçada -, a respiração –  se está com dificuldade -, etc.

O filhote também deve ser capaz de respirar com a boca fechada, em repouso. Se notar algum chiado, quer dizer que ele pode estar com alguma dificuldade respiratória.

Veja também a movimentação do filhote, se ele anda bem, se está mancando, cambaleando ou travado.

E não deixe de observar sua interação com outros filhotes, se eles brincam entre si e se aproximam de você.

Desconfie de canis suspeitos e tome cuidado, não financie os canis que não tratam seus animais dignamente, denuncie.

Ficou curioso sobre os cães da raça Rottweiler? Então conheça a origem e história desse incrível cão, que nasceu na Alemanha há muitos anos e, desde então, vem conquistando milhares de fãs pelo mundo.

Gostou do nosso artigo sobre filhotes de Rottweiler? Então dá uma olhada nesses outros artigos sobre cachorros:

Separei mais esses conteúdos para você:

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here