Pinscher Alemão Vs. Chihuahua: Entenda as diferenças!

Confundir essas duas raças é algo bastante comum, principalmente pela semelhança física. Porém, quando falamos de Pinscher Alemão Vs. Chihuahua, estamos falando de dois cães diferentes.

Eles podem até se assemelhar em alguns pontos, porém na verdade são cães bastante distintos, principalmente na personalidade. Primeiramente, vamos entender melhor sobre cada um em particular.

Entenda as diferenças
Pinscher Alemão sentado em fundo branco. Crédito da foto: Freepik

Pinscher Alemão Vs. Chihuahua – Pinscher Alemão

Pinscher Alemão Vs. Chihuahua: Esses cães são muito versáteis, pois podem ser tanto cães de guarda, companhia ou ainda de ajuda social. Eles são corajosos, independentes, ativos e leais aos donos.

Eles são tão fiéis aos donos que podem ser bastante bravos com desconhecidos, principalmente se sentirem algum tipo de ameaça.

Considerando isso, é fundamental que o dono faça a sociabilização para esses cães desde pequenos, pois assim eles aprenderão a lidar melhor com estranhos e visitas.

Além disso, são cães de porte médio com uma grande energia. Por isso, precisam gastá-la diariamente – sendo recomendo o exercício físico para mantê-lo saudável e feliz.

O tutor deve levar o Pinscher Alemão para passeios, caminhadas e brincadeiras – principalmente se ele viver em um ambiente menor. O enriquecimento ambiental também é muito importante para mantê-lo estimulado física e mentalmente.

Se está pensando em adquirir um cão dessa raça, saiba qual é o preço dele e os cuidados que devemos ter.

Entenda as diferenças
Cão Chihuahua branco e caramelo. Fundo vermelho. Crédito da foto: Freepik

Pinscher Alemão Vs. Chihuahua – Chihuahua

Pinscher Alemão Vs. Chihuahua: Esse cão também possui personalidade forte, apesar do pequenino tamanho. O Chihuahua é um dos cãezinhos mais populares do mundo – possivelmente, você já o viu no filme “Legalmente Loira” como o bichinho de estimação da personagem principal.

Além disso, esse pequeno cãozinho tem uma personalidade única, atrevida, corajosa e leal. Não é à toa que caiu nas graças da socialite Paris Hilton, que possuía uma cadelinha chamada Tinker Bell. Além dela, outras famosas também possuem cachorrinhos a raça, como: Reese Witherspoon, Hilary Duff, Britney Spears, Marilyn Monroe, Madonna e Jennifer Lopez.

Para o Chihuahua, tamanho não é documento! Mesmo estando na lista dos menores cães do mundo, ele é muito esperto e pega os comandos de seu tutor facilmente.

Mas ele não se destaca apenas pelo tamanho, mas também pela sua esperteza. Ele é o tipo de pet que pega facilmente todos os comandos ensinados pelo tutor.

Assim como o Pinscher, o adestramento e a sociabilização também são muito importantes, pois normalmente eles são bem bravinhos com as visitas. Lembre-se de fazer esse treinamento quando o animal ainda é filhote.

Uma semelhança entre as raças é que ambas possuem um alto nível de energia. No geral, os dois são muito saudáveis. Porém, assim como qualquer outro cão, estão sujeitos a ter problemas e infecções ao longo da vida.

Por isso, o essencial é levar o seu pet ao veterinário regularmente, independente da raça.

Agora vamos ver as principais diferenças entre eles. Acompanhe abaixo!

Entenda as diferenças
Cão Pinscher e Chihuahua sentados lado a lado em fundo branco. Crédito da foto: Freepik

Pinscher Alemão Vs. Chihuahua ? Entenda as diferenças

Pinscher AlemãoChihuahua
Tamanho40 a 50 cmAté 23 cm
Peso13 a 18 kgAté 3 kg
CoresMarrom avermelhado, preto e castanhoQualquer variação de cor. Mais comuns são o creme e caramelo.
Expectativa de vida14 anos18 anos
LatidosLate muitoLate quando necessário

Pinscher Alemão Vs. Chihuahua: Tamanho e peso

Como podemos ver na tabela, o Chihuahua é menor de tamanho. Enquanto ele é um cão de pequeno porte, o Pinscher é um cachorro de médio porte.

Além disso, o peso deles é diferente também, sendo o Pinscher o dobro de seu parceiro.

Pinscher Alemão Vs. Chihuahua: Cores

O Chihuahua possui a pelagem curta e lisa em sua maioria, assim como seu parceiro Pinscher. Porém, ele pode também ser um cão peludo (como vemos na foto acima) e apresentar uma maior variedade de cores.

Enquanto o Pinscher se restringe aos tons mais escuros, como preto, marrom e castanho, o Chihuahua apresenta diversas cores, como caramelo, creme, chocolate, preto e branco.

Pinscher Alemão Vs. Chihuahua: Expectativa de vida

Tanto um quanto outro são extremamente saudáveis, como já dissemos anteriormente. No entanto, o Chihuahua apresenta uma expectativa de vida maior, de até 18 anos. Já o Pinscher Alemão pode viver, em média, até os 14 anos.

Outra diferença é que os Pinschers não se adaptam fácil a qualquer ambiente ou temperatura, pois não toleram muito bem o frio. Porém o Chihuahua se adapta melhor a qualquer clima.

Pinscher Alemão Vs. Chihuahua: Latidos

O Pinscher Alemão pode latir com mais frequência, enquanto seu companheiro menor é mais silencioso (apesar de também latir).

Sim, por incrível que pareça, apesar do temperamento “nervosinho”, os Chihuahuas só latem quando é necessário ou em situações de alerta. Em alguns casos, eles podem ser tímidos e latirem com pouca frequência.

Já o Pinscher é muito mais “atirado” e valente!

Pinscher Alemão Vs. Chihuahua - Entenda as diferenças
Três cães sentados em fundo branco, um ao lado do outro. Os cães da ponta são Chihuahuas peludos e o cão do meio é um Pinscher Alemão. Crédito da foto: Freepik

Origem

Continuando as diferenças entre as raças, enquanto o Pinscher Alemão é um cão originário da Europa, na Alemanha, o Chihuahua é da América Latina, mais precisamente do México. Ele é descendente da raça chamada Techichi, que viveu durante anos entre os astecas.

Inclusive, o pequeno animal era utilizado em cerimônias de sacrifício, pois acreditavam que ele poderia guiar as almas dos mortos para o submundo – e, assim, eles ficariam em paz.

Pra piorar ainda mais a situação desse cão, os astecas costumavam comer cachorros e o Techichi pode ter feito parte do cardápio algumas vezes. Apesar de ter vida curta, eram bem cuidados pelos sacerdotes ou por suas famílias.

Portanto, acredita-se que esse pet já andava pelo mundo por volta de 300. a.C – sendo muito mais antigo que o Pinscher Alemão, que tem origem no século 18.

Mas o Pinscher só foi citado pela primeira vez em 1880 em livro de origem alemã. Como dissemos acima, sua versatilidade o possibilitou tanto como cão de companhia quanto cão de guarda e caça – ele caçava ratos ao redor dos estábulos, um trabalho que era feito por puro instinto e que nunca precisou de treinamento.

O Pinscher Alemão foi a base para a fundação de várias outras raças, incluindo o Doberman, Affenpinscher, Schnauzer e o Pinscher Miniatura. Saiba mais sobre a origem e história do Pinscher Alemão.

Pinscher Alemão Vs. Chihuahua - Entenda as diferenças
Pinscher Alemão preto e caramelo sentado em fundo branco. Crédito da foto: Freepik

Pinscher Alemão Vs. Chihuahua: Formato da cabeça

Outra diferença entre eles é o formato da cabeça. Enquanto o Chihuahua tem o crânio bem arredondado, com a testa alta, o Pinscher possui o crânio forte e alongado. Sua testa é plana, sem rugas e paralela à cana nasal.

Pinscher Alemão Vs. Chihuahua: Classificação da raça

Segundo o American Kennel Club, existem 7 grupos de cães.

Ambos fazem parte do Grupo dos Toys, juntamente com outras raças, como: Maltês, Shih Tzu, Pequinês, Pug, entre outros.

Apesar de serem do mesmo grupo, o Pinscher Alemão era caçador de aves e ratos, já o Chihuahua era mais um cão de companhia, criados pela aparência, pelo tamanho, e, claro, por ser bonitinho.

Agora que você já sabe a diferença entre as duas raças, leia também sobre:

Separei mais esses conteúdos para você:

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here