Saiba tudo sobre a inteligência e obediência do Rottweiler neste artigo.

Sabemos que o Rottweiler é um cão que tem “fama de mau”, mas isso é um tanto injusto, pois na verdade eles são cães dóceis e amáveis.

O que ocorre é que, como foram muito utilizados como cães de guarda, as pessoas atribuíram que estes cães eram agressivos. Mas é um preconceito com esses pets pois, apesar do corpo forte e musculoso, essa raça tem muito carinho e amor para dar.

Saiba mais sobre a inteligência e obediência do Rottweiler abaixo!

Inteligência e obediência do Rottweiler
Rottweiler em campo, ao ar livre. Crédito da foto: Freepik

Inteligência e obediência do Rottweiler

Inteligência e obediência do Rottweiler – Adestramento

Inteligência e obediência do Rottweiler: O Rottweiler é um cão ativo, protetor e leal ao seu dono. Além disso, ele é muito inteligente e obediente, por isso é fácil adestrá-lo, mas o dono deve ter firmeza e respeito, fazendo o adestramento positivo e jamais usar métodos agressivos, pois isso poderá causar o efeito oposto.

Você deve, primeiramente, praticar uma sessão de 15 minutos por dia ou duas sessões de 10 minutos por dia.

É importante não aborrecer o cachorro e começar a ensinar-lhe as ordens uma a uma, começando pelas mais simples, como:

  • Sentar-se
  • Ficar quieto
  • Vir aqui
  • Deitar-se
  • Andar junto a si
  • Ir até onde lhe disser

As ordens de obediência não só lhe irão proporcionar um cachorro educado e obediente fora de casa, como lhe ajudarão a melhorar a vossa relação, estimularão a sua inteligência e o farão sentir-se útil dentro da família.

É essencial que o pet entenda que a obediência é muito importante. Por isso, dê continuidade ao adestramento, pois o Rottweiler é um cão muito nobre e inteligente e poderá continuar com métodos mais avançados.

Porém, antes é importante repetir as ordens já aprendidas ao menos uma vez a cada 5 dias, para que ele não esqueça.

Para continuar, opte por ordens divertidas, jogos de memória, exercícios de trazer objetos ou ensinamento de tarefas ao cão.

Outra opção é o agility, que é um circuito no qual o cão tem que percorrer em determinado tempo e com o menor número de faltas. Alguns obstáculos presentes nas provas são: salto, mesa, passarela, gangorra, rampa, slalom, túnel aberto, pneu, túnel fechado e muro. Lembrando que esse é um esporte reconhecido mundialmente.

Fazer atividades variadas com o Rottweiler também será positivo para ele, pois é um cão muito ativo e sua saúde e bem-estar só tendem a ganhar com os exercícios. Além disso, ele será beneficiado por seu comportamento obediente.

Vamos ver mais abaixo!

Inteligência e obediência do Rottweiler
Família de cães Rottweiler sentados em cima de uma bancada de madeira, em campo ao ar livre. Crédito da foto: Freepik

Inteligência e obediência do Rottweiler – Exercícios

Inteligência e obediência do Rottweiler: Exercícios físicos são muito importantes para qualquer cão, e com os Rottweilers não é diferente!

Esses fortes cães devem passear diariamente, com passeios de 20 a 30 minutos cada um, de 2 a 3 vezes ao dia.

Os filhotes devem praticar exercícios moderadamente, sempre com muita diversão. Comece jogando a bolinha para ele ir buscar, ensinando-lhe a trazer objetos, etc.

Nunca devemos exercitar em excesso um filhote, pois pode ser prejudicial para a sua saúde e crescimento. É preferível fazer duas sessões diárias ao invés de uma só sessão de exercício excessiva.

Já os adultos passarão a ter musculatura mais desenvolvida e forte, e então poderão fazer exercícios como correr, saltar, puxar objetos, etc.

Nesta fase, o dono deve ser criativo e observar quais são as preferências do cão na hora de se mexer e se divertir!

Já os idosos – que são os cães com 7 anos ou mais – deverão continuar se exercitando, porém em um ritmo menos intenso para evitar desenvolver problemas de musculatura ou ossos, como displasia ou artrose (muito comuns nos Rotts).

Nadar e praticar diferentes atividades em modo de jogo são boas opções. Tal como no caso do filhote será importante não o forçar e observar o seu nível de rendimento para saber quando parar, jamais forçar o cão e respeitar seu ritmo.

Inteligência e obediência do Rottweiler
Cão Rottweiler dentro de um rio, ao ar livre. Crédito da foto: Freepik

Inteligência e obediência do Rottweiler – Personalidade

Inteligência e obediência do Rottweiler: O Rottweiler não irá chegar a qualquer desconhecido e atacar, mas ele é um cão territorialista e também protetor de seu lar e família.

Para que evitar que ele cresça agressivo, é importante fazer o processo de socialização desde filhote.

Ele é um cão bem inteligente desde pequeno, por isso acostume o filhote com outras pessoas, crianças e animais.

Devido à sua inteligência, ele também é classificado como o 9º cão mais inteligente do mundo.

Sendo assim, o Rottweiler tem sido utilizado em diversas funções, como: cão policial, cão terapeuta e cão pastor.

Essas características já dizem muito sobre seu comportamento obediente, sociável, brincalhão e carinhoso, desde que seja bem tratado e ensinado.

Por isso, se você quiser ter um cão dessa raça, saiba que é importante educá-lo muito bem, além de fazer exercícios diariamente. Logo, é importante saber que precisa dispor de tempo e ânimo a esse pet.

Por fim, recomendamos também alguns cuidados, como levar o seu cão ao veterinário a anualmente ou a cada seis meses, para que ele veja se está tudo bem com sua saúde. Isso pode evitar alguns problemas de saúde!

Veja também se a sua carteirinha de vacinação e vermífugos está em dia, ok?

Outras sugestões que você deve seguir são:

  • Escovar os pelos diariamente;
  • Dar banho uma vez ao mês;
  • Limpar a casa e o ambiente em que ele fica;
  • Disponibilizar de água fresca sempre;
  • Dar ração de qualidade, garantindo uma alimentação equilibrada.

Portrait of a purebred rottweiler in the nature Premium Photo

Inteligência e obediência do Rottweiler

Inteligência e obediência do Rottweiler: Cuidando bem do seu cão e adestrando ele, você verá que ele será um adulto carinhoso, dócil, brincalhão e amoroso. Isso dependerá do cuidado e treinamento do tutor.

Caso não seja bem adestrado, não garantimos que seus móveis estarão a salvo e seu bicho de estimação não será feroz e bravo. Porém esse não é o maior problema da falta de treinamento desse animal, que não nasce naturalmente bravo – e sim acaba se tornando caso seja mal treinado ou ainda pior, caso seja maltratado.

O grande agravante da falta de adestramento da raça é o fato de ter o corpo musculoso e mandíbula forte, podendo causar um estrago a quem ele não gostar.

Portanto, utilize a inteligência e obediência do Rottweiler a seu favor e comece os ensinamentos desde cedo, mostrando quais são as regras da casa e quem é o líder – mas sempre de forma positiva, nunca negativa, gerando medo, etc.

Lembre-se: todos os cães devem ser tratados com respeito, dignidade e amor! Trate bem seu cão e terá como recompensa um grande parceiro para toda a vida.

Afinal de contas, não é à toa que o Rottweiler é o 29º cachorro mais adorado pelos brasileiros.

Esse favoritismo existe também na Europa e nos Estados Unidos. Um exemplo é o ator americano Will Smith, que possui cinco cães da raça.

Essa raça foi utilizada durante a Primeira Guerra Mundial como cão de guarda. Ainda hoje possui essa função e também a de cão policial e guia.

Inteligência e obediência do Rottweiler
Filhote de Rottweiler deitado em fundo branco. Crédito da foto: Freepik

Inteligência e obediência do Rottweiler – Cuidados ao passear

Inteligência e obediência do Rottweiler: Ao passear com o cão Rottweiler, será necessário alguns cuidados como usar a coleira e, se precisar, até mesmo focinheira.

Pois, embora sejam sociáveis com pessoas, podem não aceitar outros animais.

Ter um Rottweiler ao seu lado irá garantir proteção, amor e parceria! Quer saber mais sobre essa raça canina incrível? Então conheça sua origem e história aqui no Web Cachorros.

Leia também:

Separei mais esses conteúdos para você:

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here