Chow Chow é uma raça perigosa?

Chow Chow é uma raça perigosa?

Recentemente circulou na internet um vídeo de um Chow Chow atacando uma mulher. A informação inicial era que a atriz Adriana Estevez teria sido atacada por seu cão da raça Chow Chow. Mas foi isso mesmo que aconteceu?

Chow Chow é uma raça perigosa?
Foto: Freepik

Nesse artigo vamos falar sobre a raça e esclarecer alguns mitos que sempre acabam se espalhando sobre os cães. Infelizmente muita gente prefere continuar na ignorância e disseminando inverdades, ao invés de buscar informações corretas. Por isso entenda nesse artigo mais sobre a raça.

O vídeo

Não vamos compartilhar o vídeo, além de serem cenas fortes, não queremos que mais pessoas se apoiem em um vídeo de alguns segundos para tirar conclusões sobre toda uma raça. Mas o que foi apurado é que não foi a atriz que foi atacada. E na verdade o vídeo é de um ataque antigo.

Raça Chow Chow

A gente entende que as pessoas leigas tendem a desenvolver medo de um cão ao ouvir relatos como esse. Mas é importante conhecer de especialistas quais as verdades por trás da raça e da criação de cães em si.

O Chow Chow em si é uma raça mais independente. Eles são animais de personalidade forte sim. Porém muito amáveis e inteligentes. No entanto, não são animais naturalmente perigosos.

Quando dispõe de uma vida equilibrada e saudável e de boa educação e amor, eles são cães maravilhosos. Assim como qualquer outro cão.

Raças perigosas?

Chow Chow é uma raça perigosa?
Foto: Freepik

Não existe isso de raças perigosas. Os cães são animais domesticados. Eles sobrevivem sem humanos, porém seus genes estão ligados aos humanos. Eles se sentem melhor quando acolhidos por uma família ou quando recebem atenção e carinho dos humanos.

O que torna um cão perigoso então? O fato de não ter sido socializado, ter vivido em ambiente precário. Ter sido mal alimentado e até mesmo ter sido agredido. Cães que sofrem maus tratos podem e muito provavelmente vão morder. Pois eles não tiveram nenhuma condição para se tornar um cão equilibrado.

Um cão não morde sem motivos. Muito menos por simplesmente ser de determinada raça. Cães evitam conflitos ao máximo. São animais muito sociáveis e diplomáticos e tendem a resolver os problemas com comunicação gestual. Para o cão chegar a morder, ele passou por muito estresse, e essa foi a última opção.

Aproveite para conferir também nosso artigo sobre raças de cães brasileiras que talvez você não conheça

Socialização e gasto de energia

Os cães precisam ser socializados ao máximo desde novinhos. Isso por que é assim que eles vão aprender que outras pessoas e animais não são ameaça. Muita gente tende a acreditar que raças como Chow Chow, Pitbull e Doberman são cães de guarda.

Então confinam esses animais em espaços pequenos, acorrentam e evitam que eles sejam socializados até mesmo com o resto da família. Na tentativa totalmente equivocada de tornar o cão um melhor cão de guarda.

Um bom cão de guarda é bem socializado, tranquilo e tem todas as suas necessidades como cão atendidas. Ele vai proteger melhor ainda a casa, quando se sentir seguro naquele lugar e com aquela família.

Ainda assim acreditamos que bandidos usam armas e seu cão não é a prova de balas. Defendemos que as pessoas usem câmeras, alarmes e cercas para proteger suas vidas e suas propriedades. A vida do seu companheiro canino é muito importante, então também o proteja. Ele é sua responsabilidade.

Aproveite para conferir também nosso artigo sobre como usar enriquecimento ambiental para deixar seu cão mais feliz e equilibrado

Sempre desconfie

Sempre desconfie de manchetes sensacionalistas e de pessoas que dizem que o cão ficou perigoso de repente. Essas pessoas muito provavelmente não cuidaram corretamente dos seus cães.

Por trás das histórias de ataque de cão, sempre há um cão acorrentado, ou que era isolado em um espaço pequeno, ou que raramente via pessoas e ficava muito tempo trancado. Às vezes as pessoas acreditam que não estão fazendo mal e que aquele espaço está bom para um cão.

Porém cães não são brinquedos. Você não pode deixa-los de lado quando fica sem tempo ou trancá-lo por ter crescido demais e você ter ficado com medo do tamanho. É preciso responsabilizar as pessoas pela forma como criam seus cães.

Qualquer cão socializado, exercitado e que tenha um bom espaço para viver, limpo e espaçoso, além de boa alimentação e interação diária com a sua família humana será um cão equilibrado e que não vai representar ameaça para sua família, independente da raça.

Separei mais esses conteúdos para você:

4 comments

  1. Essa desgraça matou meu vira lata hoje e atacou minha mulher ao tentar desvencilhar a briga.
    Cachorro super perigoso, pesquisem , a mordida equivale a de um pitbull.

    1. Você é um irresponsável de fazer um comentário desses. Primeiro ponto você deve ter um cachorro extremamente misturado que tem pouquíssimo de um chow chow de uma boa linhagem, segundo ponto você não deve tratar seu cão da forma que deveria pois até a pior das misturas se você tem o mínimo de dignidade e souber desde filhote socializar o cão da forma correta ele não irá se tornar violento. Terceiro para ter um cão ainda mais um chow chow você tem que ter uma condição financeira favorável dar ração de qualidade, levar ao veterinário regularmente, dar entretenimento ao animal desde filhote para que não se torne um cão estressado. Então não é o cão o desgraçado é a pessoa que não sabe cuidar e quer “criar” cachorro, pois dessa forma nem criar é na verdade é apenas possuir, quando for assim não compre, não adote. Não tenha se você não tem condições psicológicas e financeiras de cuidar!

  2. Tenho um chow chow de quase 1 ano. Desde pequeno foi muito amado, tratamos com todo carinho, levamos pra passear todos os dias, pois ele ama. Tem um ambiente grande para brincar. E mesmo com tudo isso ele é agressivo com nós que somos os próprios donos. Ele é mais apegado com meu pai que sempre alimenta ele e o leva pra passear e com minha irmã q é a preferida dele. E independente de quem o contrarie, ele avança. Ele já avançou na minha irmã, só pq ela tava colocando um colar pós cirúrgico nele, pois ele havia sido cadastro. E ja tinha deixado ser colocado outras vezes. Atacou meu pai pq meu pai foi tirar um brinquedo dele q tava preso embaixo do sofá. Fora outras vezes q ele atacou por motivos bestas. Se cair caroço de ração no chão e ele tiver olhando, n pode pegar se n ele ataca. Então certos tipos de reações não depende da criação, é sim personalidade e instinto do animal. Ele é apegado aos donos, mas n tem problema em atacá-lo. A gente acaba ficando refém de um animal q amamos, mas n podemos contrariar

  3. Esse texto falta demais com a verdade. Dizer que “não existe raça perigosa” chega a ser cômico. É como comparar um labrador com pitbull. Todas as raças tem suas personalidades, goste disso ou não.
    Há raças tranquilas e outras não. É possível sim amar todos os cachorros, mas é importante conhecer a particularidade de cada raça. E sim, chow chow é bem agressivo. Se quer um cachorro apenas pra companhia familiar, deixar solto em casa e receber visita sem se preocupar, não é a raça mais indicada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *