Recentemente circulou na internet um vídeo de um Chow Chow atacando uma mulher. A informação inicial era que a atriz Adriana Estevez teria sido atacada por seu cão da raça Chow Chow. Mas foi isso mesmo que aconteceu?

Nesse artigo vamos falar sobre a raça e esclarecer alguns mitos que sempre acabam se espalhando sobre os cães. Infelizmente muita gente prefere continuar na ignorância e disseminando inverdades, ao invés de buscar informações corretas. Por isso entenda nesse artigo mais sobre a raça.

O vídeo

Chow Chow

Não vamos compartilhar o vídeo, além de serem cenas fortes, não queremos que mais pessoas se apoiem em um vídeo de alguns segundos para tirar conclusões sobre toda uma raça. Mas o que foi apurado é que não foi a atriz que foi atacada. E na verdade o vídeo é de um ataque antigo.

Raça Chow Chow

A gente entende que as pessoas leigas tendem a desenvolver medo de um cão ao ouvir relatos como esse. Mas é importante conhecer de especialistas quais as verdades por trás da raça e da criação de cães em si.

O Chow Chow em si é uma raça mais independente. Eles são animais de personalidade forte sim. Porém muito amáveis e inteligentes. No entanto, não são animais naturalmente perigosos.

Quando dispõe de uma vida equilibrada e saudável e de boa educação e amor, eles são cães maravilhosos. Assim como qualquer outro cão.

Raças perigosas?

Chow Chow

Não existe isso de raças perigosas. Os cães são animais domesticados. Eles sobrevivem sem humanos, porém seus genes estão ligados aos humanos. Eles se sentem melhor quando acolhidos por uma família ou quando recebem atenção e carinho dos humanos.

O que torna um cão perigoso então? O fato de não ter sido socializado, ter vivido em ambiente precário. Ter sido mal alimentado e até mesmo ter sido agredido. Cães que sofrem maus tratos podem e muito provavelmente vão morder. Pois eles não tiveram nenhuma condição para se tornar um cão equilibrado.

Um cão não morde sem motivos. Muito menos por simplesmente ser de determinada raça. Cães evitam conflitos ao máximo. São animais muito sociáveis e diplomáticos e tendem a resolver os problemas com comunicação gestual. Para o cão chegar a morder, ele passou por muito estresse, e essa foi a última opção.

Aproveite para conferir também nosso artigo sobre raças de cães brasileiras que talvez você não conheça

Socialização e gasto de energia

Chow Chow

Os cães precisam ser socializados ao máximo desde novinhos. Isso por que é assim que eles vão aprender que outras pessoas e animais não são ameaça. Muita gente tende a acreditar que raças como Chow Chow, Pitbull e Doberman são cães de guarda.

Então confinam esses animais em espaços pequenos, acorrentam e evitam que eles sejam socializados até mesmo com o resto da família. Na tentativa totalmente equivocada de tornar o cão um melhor cão de guarda.

Um bom cão de guarda é bem socializado, tranquilo e tem todas as suas necessidades como cão atendidas. Ele vai proteger melhor ainda a casa, quando se sentir seguro naquele lugar e com aquela família.

Ainda assim acreditamos que bandidos usam armas e seu cão não é a prova de balas. Defendemos que as pessoas usem câmeras, alarmes e cercas para proteger suas vidas e suas propriedades. A vida do seu companheiro canino é muito importante, então também o proteja. Ele é sua responsabilidade.

Aproveite para conferir também nosso artigo sobre como usar enriquecimento ambiental para deixar seu cão mais feliz e equilibrado

Sempre desconfie

Chow Chow

Sempre desconfie de manchetes sensacionalistas e de pessoas que dizem que o cão ficou perigoso de repente. Essas pessoas muito provavelmente não cuidaram corretamente dos seus cães.

Por trás das histórias de ataque de cão, sempre há um cão acorrentado, ou que era isolado em um espaço pequeno, ou que raramente via pessoas e ficava muito tempo trancado. Às vezes as pessoas acreditam que não estão fazendo mal e que aquele espaço está bom para um cão.

Porém cães não são brinquedos. Você não pode deixa-los de lado quando fica sem tempo ou trancá-lo por ter crescido demais e você ter ficado com medo do tamanho. É preciso responsabilizar as pessoas pela forma como criam seus cães.

Qualquer cão socializado, exercitado e que tenha um bom espaço para viver, limpo e espaçoso, além de boa alimentação e interação diária com a sua família humana será um cão equilibrado e que não vai representar ameaça para sua família, independente da raça.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here