Shar Pei

Conheça raças que ficam bem sozinhas

A ideia não é deixar o cachorro sozinho o tempo todo, mas algumas pessoas tem uma vida muito corrida, mas não querem abrir mão da maravilha de ter um amigo canino. Sempre falamos sobre a ansiedade de separação e como é ruim deixar o cão sozinho em casa, mas existem algumas raças que lidam melhor com a solidão.

Essas raças podem ser uma boa opção para quem passa muito tempo no trabalho, mas quer chegar em casa e passar um tempo com seu cãozinho. Mesmo assim, é bom avaliar sua rotina e entender que talvez você não esteja apto para ter um cão.

carro
Foto: Freepik

Cães de porte pequeno

Shih Tzu, Basenji e Lhasa Apso são cães de porte pequeno que se adaptam melhor a períodos de solidão. São raças calmas, cães tranquilos e independentes, que não vão passar tanto tempo sofrendo pela separação, mas é provável que durmam, comam e brinquem sozinhos tranquilamente.

Dachshund
Foto: Freepik

Cães de porte médio

Basset Hound e Shiba Inu são cães de porte médio que também se adaptam bem a solidão, eles são cães tranquilos e o Basset em especial é uma raça de cães muito preguiçosos que se deixados sozinhos por muito tempo provavelmente vão aproveitar o tempo para dormir bastante.

Chow Chow
Foto: Freepik

Cães de porte grande

Shar Pei, Samoieda, Husky Siberiano e Chow Chow são cães de porte grande, bonitos e independentes e é justamente essa independência que os coloca na lista de cães que ficam bem sozinhos. Mas são cães grandes e mantê-los sozinhos em um apartamento não é uma boa ideia. Se você precisar deixar seu cão sozinho por várias horas no dia, opte por essas raças apenas se você tiver espaço para que possam se exercitar e não corram o risco de sofrer atrofias.

Conheça raças que ficam bem sozinhas
Foto: Freepik

Criação independente

Já falamos sobre a criação independente e seus benefícios, se você deseja ter um cão e não poderá passar muito tempo com ele, precisando deixar o cãozinho sozinho em casa por longos períodos de tempo, a melhor ideia é cria-lo de forma independente para evitar que ele sofra com a ansiedade de separação.

Aproveite para conferir nosso artigo Saiba como e porque você deve criar seu cão de forma independente

Shar Pei
Foto: Freepik

Dê companhia ao seu cão

Se você trabalha muito e não pode contratar um pet sitter, considere a ideia de ter outro cão, em dupla os dois podem fazer companhia um ao outro, brincar juntos e gastar energia pela casa enquanto te esperam chegar.

Claro, isso deve caber em sua realidade, se você não tem espaço na casa, trazer outro cão pode ser uma ideia ruim. Mas se você optou por ter um cão de porte pequeno, outro cão do mesmo porte pode ser uma boa ideia. Se tem muito espaço, talvez dois cães grandes ou de médio porte também possam conviver com tranquilidade. Uma companhia canina pode ser a melhor saída para o problema.

Ocupe seu cão

Arrume brinquedos inteligentes, deixe bolas pela casa, contrate um dog walker se puder, tente deixar o ambiente em que seu cão vai te esperar o mais atrativo possível. Ele precisa se ocupar para não desenvolver desvios de comportamento ou problemas psicológicos.

Aproveite para ler nosso artigo Saiba tudo sobre o transtorno de dermatite por lambedura

Separei mais esses conteúdos para você:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *