cauda

Use enriquecimento ambiental para deixar seu cão mais feliz

Muito se fala sobre o enriquecimento ambiental, mas muitos tutores ainda não conhecem essa forma de deixar o cão mais feliz. O enriquecimento ambiental não são apenas brincadeiras, e tem muito mais valor para seu cão do que você pode imaginar.

Claro que é preciso adaptar cada técnica e atividade ao cão. Nesse artigo te ajudamos a entender o que é o enriquecimento ambiental. Além disso, você aprende a usá-lo em casa com seu peludo. Trazendo melhor qualidade de vida, mais equilíbrio e diminuindo níveis de ansiedade.

O que é enriquecimento ambiental

vomito
Foto: Freepik

O enriquecimento ambiental tem como objetivo fazer o cão praticar atividades que praticaria na vida selvagem. Ele procuraria por comida, farejaria, correria, desviaria de obstáculos. Lidaria com dificuldades para conseguir alimentos.

Para os cães de casa tudo isso é muito divertido, ajuda com a inteligência do seu cão, desenvolvimento mental. Evita estresse, combate tristeza. Torna os peludos mais equilibrados e é ótimo para qualquer cãozinho.

O ideal é que sempre seja feito algo novo. Que os obstáculos sejam mudados de lugar. Que os brinquedos utilizados sejam diversificados. Assim o enriquecimento ambiental não fica óbvio, deixando de ser divertido.

Aproveite para conferir nosso artigo sobre como seu cão demonstra que te ama

Tipos de enriquecimento ambiental

cauda
Foto: Freepik
  • Social

Interação segura e positiva com outros animais e pessoas, de preferência não apenas pessoas conhecidas e não apenas com cães. Essas experiências devem ser positivas.

  • Físico

Desafiar o cão com obstáculos no espaço. Locais de fuga, obstáculos em uma corrida. Algo para desviar.

  • Sensorial

Estimular os sentidos do cão. Visão, tato, audição e olfato. O paladar costuma ser um dos mais estimulados já que comida é muito utilizada no enriquecimento ambiental.

  • Cognitivo

Oferecer comida de forma diferente, fazendo o cão trabalhar e pensar sobre como pegar a comida. Trabalha a mente do peludo.

Aproveite para conferir nosso artigo sobre a convivência entre cães macho e fêmea

  • Alimentar

A alimentação é a base para outros tipos de enriquecimento ambiental. Fazer o cão usar o faro, patas e dentes para conseguir a comida trabalha a mente e energia do cão. Proporciona maior tranquilidade.

Produtos para enriquecimento ambiental

osso
Foto: Freepik

Você pode comprar brinquedos feitos para o enriquecimento ambiental e até comedouros. O kong é um brinquedo que serve para todo o tipo de cão. Basta escolher do tamanho certo para o seu cão.

Aproveite para conferir nosso artigo sobre o motivo de cães montarem em outros cães e pessoas

Se seu peludo é grande e costuma destruir as coisas fáceis, optar pelos brinquedos reforçados pode ser o ideal. Lembre-se de sempre optar por brinquedos para o tamanho do seu cão. Não esqueça de continuar levando seu cão para passear todos os dias.

Se você não tem dinheiro para investir em brinquedos, não se preocupe. Você pode sim usar garrafas pet, panos, bolas. Pendurar cordas com nós também ajuda. Seja criativo e use o que puder para ciar diversão para seu cãozinho.

Como fazer em espaços pequenos

Quem mora em apartamentos pode achar que é impossível fazer enriquecimento ambiental em casa. Mas não é. Optar por brinquedos pode ser o jeito mais fácil. Você também pode usar garrafas pet com petiscos dentro.

Colocar petiscos dentro de bolinhas e até mesmo espalhar a ração pela casa em pequenas porções ao invés de optar pelo velho pote de ração. Tudo isso já ajuda muito seu cão e evita que ele fique entediado ou estressado.

Vale a pena lembrar que o passeio diário deve continuar, seja para os cães que moram em apartamentos pequenos ou casas grandes. Lembre-se que seu cão precisa muito dessa atividade.

Não reprima as atividades criadas pelo seu cão

Às vezes o cachorro está ansioso com muita energia e ele começa a correr ao redor da mesa. Pular e descer do sofá. Correr de um lado para o outro do corredor. Correr em círculos em quintais grandes. E até mesmo cavar.

Tudo isso são atividades que o seu cão está criando para desestressar e gastar energia, equilibrando assim a mente. Ao invés de interferir, brigar ou impedir o cão de fazer essas coisas. Crie formas seguras de ele cumprir essas atividades.

Aproveite para conferir nosso artigo sobre como a humanização de cães pode ser perigoso para o peludo

Que tal separar um local onde ele pode cavar? Lá você pode enterrar brinquedos para ele farejar. Colocar obstáculos seguros para ele correr e desviar onde antes ele corria sozinho. Adapte as atividades que seu cão gosta para que ele faça de forma segura.

Separei mais esses conteúdos para você:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *