cão está se exercitando

Fazer enriquecimento ambiental com seu cão é extremamente importante. Os cães precisam desse trabalho, afinal ficar sentado sem fazer nada não é divertido para eles. Pode ser para muitos humanos, mas para eles é horrível.

Porém mesmo querendo fazer enriquecimento ambiental, alguns tutores não tem dinheiro para comprar aqueles brinquedos que estamos acostumados a associar a essa prática. É por isso que mostramos nesse artigo que é possível fazer enriquecimento ambiental com seu cão sem gastar muito.

Esconda petiscos pela casa

Os brinquedos que estamos acostumados a ver tem o objeto de esconder comida. Assim o cão precisa trabalhar para comer, como seria na natureza. Os cães então trabalham a mente e até a autoestima ao conseguir dar um jeito de pegar a comida escondida no brinquedo.

fazer enriquecimento ambiental

Você pode fazer enriquecimento ambiental sem esse brinquedo. Que tal esconder petiscos pela casa? Pode ser o brinquedo favorito do cãozinho também. O trabalho que ele terá para achar será o que ele precisa. E no fim ele vai ficar muito feliz.

Assim como deve ser com o brinquedo, o enriquecimento ambiental vai acontecer. E tudo será como uma brincadeira muito divertida. Isso também vai estreitar o laço entre você e seu amigo peludo.

Ele precisa ter algo para roer

filhote

Dar aquele osso velho que ele adora para ele roer é um tipo de enriquecimento ambiental. Obviamente você não quer que ele roa tudo que encontrar. Mas os cães por si sentem essa necessidade de morder e roer.

Aproveite para conferir nosso artigo sobre cães em condomínios e conheça seus direitos e deveres

Eles precisam de algo para roer e se entreter. Tenha brinquedos que ele possa morder. Não costumam ser caros. Pode ser algo simples só para que ele se distraia, mesmo que com sua supervisão. Muitos cães adoram garrafas pet inclusive. Mas é preciso tomar cuidado para que ele não se machuque, pois não é próprio para essa finalidade.

Cordas

Exercite seu cão dentro de casa

Pendurar cordas pode ser um dos passa tempos mais legais para os cães. Fazer enriquecimento ambiental com cordas é muito legal. Só tome cuidado para não ficar fazendo guerrinha e o cão ficar muito exaltado.

Mas eles costumam adorar cordas e se divertir muito com elas. Pendure algumas, ou uma só e deixe o cão se divertir. Fique de olho, é sempre bom supervisionar os cães durante brincadeiras diferentes. Afinal ele não tem noção de que pode se machucar com algo e não vai tomar cuidado.

Parque

cães no parque

Leve seu cão ao parque. Se tem algo que não custa e pode ser feito é levar seu cão para passear. E o mais legal é se ele puder ir para um parque fechado e interagir com outros cães. A socialização canina é uma forma de fazer enriquecimento ambiental e é muito bom para a saúde mental dos cães.

Aproveite para conferir também nosso artigo sobre como usar enriquecimento ambiental deixa o cão mais feliz

Os cães são animais muito sociáveis e precisam desse contato com outros animais e pessoas. Nada de ficar com ciúmes, deixe ele se divertir. É ótimo que ele goste facilmente de outras pessoas e animais e brinque principalmente com cães.

Gelo

cão com gelo

O gelo é um aliado para quem quer fazer enriquecimento ambiental sem gastar muito. E com ele você não gasta nada. Você pode colocar gelo na água do seu peludo. Ou congelar pedaços de frutas ou um brinquedo que seu cão ame e queira de volta.

Vai ser muito divertido ver ele feliz derretendo aquele gelo até pegar a fruta ou o brinquedo. O gelo na água ainda te ajuda a fazer seu cão beber mais água. O que é ótimo para evitar problemas renais como infecções e pedras nos rins.

Aproveite para conferir nosso artigo sobre cuidados com castração de cães

Mudanças no ambiente

enriquecimento ambiental

Colocar obstáculos ou fazer seu cão subir escadas, ou pular algo. Isso geralmente é mais fácil de fazer no parque. Mas quem tem espaço em casa como uma área externa ou não se importa de afastar os móveis –desde que o chão não seja escorregadio- também pode fazer.

É legal usar tudo o que você puder para transformar o ambiente e fazer seu cãozinho se divertir e brincar bastante. Os cães amam brincar, correr e desviar de obstáculos. Eles fariam isso na natureza e por isso é prazeroso para eles.

Brinquedos barulhentos

escolher os brinquedos

O barulho associado à mordida do cão lembra as presas agonizando. Pode parecer terrível para você, mas segundo estudiosos, essa é uma lembrança dos seus antepassados lobos que dá prazer aos cães.

Aproveite para conferir também nosso artigo sobre como ajudar o cão a dormir melhor

Não ache que seu cão vai ficar violento ou algo assim, para eles é apenas uma divertida brincadeira. Uma galinha, porquinho ou outro bichinho de borracha que faça barulho ao apertar já serve. E não é algo caro.

Acredite. Seu melhor amigo vai se divertir muito com esse brinquedo e você não precisa se preocupar por não ter comprado outro brinquedo. Também não tem mais desculpa para os tutores que diziam não ter como fazer enriquecimento ambiental alegando ser algo complicado ou caro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here