Um debate que ganhou o mundo é sobre comprar ou adotar cães. Muitas pessoas são contra a compra e venda de animais e nós não julgamos isso. Mas muitas pessoas são apaixonadas por determinadas raças e nós também não julgamos isso.

Por isso esse artigo vai levantar esse tema de uma forma mais ampla e mais compreensiva para ambas as partes. Levando em consideração é claro, que o foco é sempre o bem-estar dos cães. Seja na compra ou adoção, os cães são o ponto mais importante.

Adoção

Comprar ou adotar

É claro que na discussão comprar ou adotar, adotar seria muito legal. Afinal são inúmeros os cães que vivem em abrigos e também nas ruas. Sem amor, sem uma vida digna e o mínimo do que precisão.

Aproveite para conferir nosso artigo sobre como ajudar seu cão a dormir melhor

Se você não tem dinheiro, quer um cão. Ou decidiu que adotar um cão é a melhor escolha para você. Nós não julgamos isso. Pelo contrário, achamos essa atitude louvável. Desde que é claro, o tutor tenha todos os cuidados, castre e jamais abandone seu cão.

Afinal não é só adotar que faz do tutor a melhor pessoa do mundo. A maioria dos cães abandonados na verdade não foram comprados. Eles foram adotas, não foram castrados e procriaram de forma irregular gerando mais vidas nas ruas.

Canis Responsáveis

cão feliz

Na discussão comprar ou adotar, as pessoas que são contra a compra de cães logo alegam que só existem canis irregulares por que existem pessoas que compram cães. Acontece que as pessoas que compram cães em lugares regularizados, com canis responsáveis. Não estão ajudando nenhum crime.

São as pessoas que compram em canis “fundo de quintal” por ser mais barato. Compram de canis irregulares afirmando estar salvando os cães, ou que só adotam se for um cãozinho de raça. Essas pessoas estão reforçando a existência dos canis irregulares.

Aproveite para conferir também nosso artigo sobre como socializar cães adultos com outros cães, sem forçar seu cão e para cuidar do bem-estar do seu peludo

Como escolher onde comprar

Comprar ou adotar

Para comprar corretamente, a pessoa não deve comprar em feiras de animais, ou sem conhecer o canil e sem conhecer os pais e outros irmãos do cãozinho. Procure sobre a reputação desses canis com outros comprados e na internet.

Certifique-se de que esse é um canil regularizado e legalizado. E jamais compre sem visitar o local. Tenha sempre certeza de que o local tem boas condições para os cães viverem. Os canis corretos reproduzem uma raça com o melhoramento genético e com muito cuidado e amor.

Aproveite para conferir nosso artigo sobre por que cães deitam na sujeira e como evitar

cão feliz

Não há razões para demonizar os canis responsáveis. Criar uma raça com todos os cuidados e da melhor forma possível custa dinheiro, por isso os cães de raça são caros. Para que esses canis responsáveis possam continuar fazendo esse trabalho.

Por isso cães de canis irregulares são muito mais baratos, pois esse trabalho não é feito. Apenas quem compra em canis irregulares para economizar ou não denuncia, está sim reforçando a venda e maus tratos de animais.

Qual decisão tomar?

Se você quer um cão é legal considerar a adoção. São muitos os cãezinhos que precisam de amor e já passaram por muitas situações ruins. Mas se você está entre comprar ou adotar, considere se pode comprar um cão de um local regularizado e se pode mantê-lo.

cão vira-lata

Embora precisem dos mesmos cuidados que os cães de raça, os maravilhosos SRD costumam ser menos custosos já que costumam não apresentar os problemas genéticos dos cães de raça. Vai de cada tutor decidir o que é melhor para si.

O amor de um cão não se mede pela raça. Mas é bom que antes de comprar o tutor esteja ciente que está comprando em um canil responsável. E que toda pessoa denuncie canis ilegais, além de castrar seus cães.

Aproveite para conferir nosso artigo sobre cães em condomínios e conheça seus direitos e deveres

Assim de fato todos estaremos colaborando para impedir que tantos cães vivam pelas ruas ou em abrigos. Reduzindo a população de cães de rua e tendo maior controle, além de não encorajar a venda ilegal. Assim como é feito com canis responsáveis.

idade certa para castrar

É preciso ter consciência de que não é deixar de comprar um cão que vai desestimular as procriações irregulares. Muitas pessoas acham divertido procriar seus cães em casa, mesmo sem raça, e doá-los para qualquer um. Ou acabam deixando que cruzem e abandonam os filhotes.

Aproveite para conferir nosso artigo sobre castração canina e saiba tudo a respeito

Isso é tão errado quanto quem compra em canis irregulares. É preciso estimular a castração dos cães e fazer com que os números de animais que podem ser abandonados ou já em situações de risco diminuam.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here