cão dorme sozinho na cama

Ajudar o cão a dormir melhor é algo difícil para alguns tutores. É muito comum ter trabalho principalmente com filhotes nesse quesito. Os cães tendem a dormir mais quando são mais filhotes, eles gostam de rotina e podem tentar adaptar seu sono a presença do tutor.

Nesse artigo você vai aprender mais sobre o sono canino, e vai aprender a cuidar melhor do seu cão nesse quesito. Assim vai conseguir ajudar o cão a dormir melhor. E consequentemente seu cão vai se sentir mais feliz.

Cães que dormem muito

Muitos cães podem dormir muito por conta do tédio. Às vezes o tutor acha que o cão é preguiçoso, mas pode não ser isso. O mais provável é que o cão não tenha uma rotina, e tenha poucas atividades.

cão dormindo esticado

Os mesmos brinquedos, às vezes espaço pequeno. Muitas vezes passeiam menos do que deveriam. Então o cão acaba dormindo por longos períodos. E o tutor acha que é preguiça, quando na verdade é tédio.

Se esse é o seu caso, repense a situação. Quando você pega a guia para passear o cãozinho fica animado? Ele costuma ou costumava trazer brinquedos ou chorar por atenção e você não brincava tanto com ele? Às vezes pode até ser depressão. Então continue lendo esse artigo para saber como agir.

Cães que dormem pouco

cão na cama

Outros cães também podem dormir pouco. O que é menos comum em cães mais jovens, mas pode acontecer com mais frequência em peludos idosos. Essa insônia pode decorrer de solidão e ansiedade, principalmente à noite. Afinal esse é o momento que o tutor se afasta mais.

Nesses casos um rádio ligado baixinho ou uma pelúcia ou peça de roupa com o cheiro do tutor podem ajudar. Mas observe seu peludo e se ele continuar incomodado e não dormir bem, é indicado recorrer a uma consulta veterinária.

Aproveite para conferir nosso artigo sobre sono canino

Proporcione um bom ambiente de sono

cão dormindo

Em qualquer idade, o cão assim como os humanos, pode não dormir bem devido a barulhos. Vale a pena procurar o melhor lugar para seu cãozinho, que seja mais silencioso e tranquilo. Procure um lugar fresco, mas que não seja exageradamente frio.

Muitos cães não gostam de caminha e dormem muito bem no chão. Mas outros adoram a caminha, procure a do tamanho bom para que ele consiga se deitar esticado. Para cães idosos ou muito grandes, as caminhas ortopédicas são ótimas.

Aproveite para conferir nosso artigo sobre como as posições de dormir dizem muito sobre a personalidade dos cães

Pelúcias para filhotes

ajudar o cão a dormir

Os filhotinhos costumam chorar e não dormir à noite. Principalmente na primeira noite. Vale a pena dar uma pelúcia ao cãozinho. Ele vai se agarrar a pelúcia para suprir a falta eu sente da sua mãe e dos irmãozinhos.

Na maioria dos casos ajuda bastante e muitas vezes o filhotinho fica adulto e continua apegado a pelúcia. Isso pode ajudar o cão a dormir bem e tranquilo a vida toda.

Caminhar e brincar

cão dormindo de barriga pra cima

Muitas pessoas chegam tarde do trabalho, mas se você tiver 15 a 20 minutos que consiga separar a noite. Leve seu cão para dar umas voltas rapidinho no quarteirão. Se não puder sair, brincar dentro de casa jogando uma bolinha ou até correndo um pouquinho –se for seguro- vale muito a pena.

Os cães geralmente estão cheios de energia quando o tutor chega do trabalho e querem atenção. Então já que você escolheu ter um amigo peludo, dê atenção a ele. Brinque e ajude-o a gastar um pouco dessa energia. Assim será mais fácil dele dormir a noite.

Siga a rotina

cão dormindo de lado

Tenha uma rotina para o seu cão, os cães adoram rotina. Por isso ajude seu cãozinho a seguir uma boa rotina para ele. É preciso ter a hora de passear, de comer, de brincar e de dormir. Faça o possível para seu cão adulto ter ocupações durante o dia para dormir bem à noite.

Aproveite para conferir também nosso artigo sobre como escolher a caminha de cachorro ideal para seu peludo

Os cães que passam muito tempo sozinhos em casa e só veem o tutor à noite podem trocar os horários. Assim eles tendem a dormir durante o dia para estarem acordados nos horários que o tutor está em casa. Para poderem brincar e se divertir.

Por isso para ajudar o cão a dormir bem, tenha horários para tudo. Deixe brinquedos divertidos e interativos em casa caso seu cão fique sozinho o dia todo. E faça o possível para leva-lo para passear todos os dias e para que ele consiga gastar sua energia e não fique entediado.

cão dormindo tranquilo

Caso nada dê certo, recorrer a uma creche canina para deixa-lo durante o expediente do trabalho. Ou até ter um segundo cão para que ele tenha companhia e fique ocupado. Podem ser boas opções. Vale a pena avaliar se cabem no seu orçamento e no seu estilo de vida.

Massagem ajuda

Algo que pode ajudar o cão a dormir e muitos tutores não sabem é uma massagem relaxante. Isso mesmo, assim como você fica relaxado quando alguém, principalmente que você goste, faz uma boa massagem em você. Os cães também relaxam muito, e isso pode ajuda-los a dormir melhor.

massagem cão

Então aprender a fazer uma boa massagem no seu cãozinho e aplica-la logo antes da hora de dormir pode ajudar muito. Trazendo boas horas de sono para o seu cãozinho e mais tranquilidade para você. Por saber que seu peludo está bem e feliz.

Aproveite para conferir nosso artigo sobre como fazer massagens relaxantes no seu cão

Se nada disso surtir efeito, se seu cãozinho ainda não dorme bem durante a noite. Avalie outros sintomas, ele sente dores? Ele chora? Se nada der certo o ideal é leva-lo a um veterinário, pois pode ser um sintoma de algo que só um profissional poderá diagnosticar.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here