Você vai trazer um novo pet para sua casa, mas não sabe como apresentá-lo ao seu cão? Calma, nada de pânico! Leia este artigo para dicas de como iniciar essa socialização de forma prática e eficaz.

Boa leitura!

novo pet
Moça branca de cabelos castanhos está segurando dois cães de cor caramelo. Fundo vermelho. Crédito da foto: Freepik

Apresentando seu cão ao novo pet

Novo pet: Primeiramente, se você já tem um cachorro ou outro animal em casa e deseja aumentar a família, antes de tudo é muito importante estar ciente sobre o temperamento do seu cão.

Ele é acostumado com outros cães? Tem contato com algum outro animal?

Como se comporta quando avista um outro pet? Essas são perguntas que devem ser feitas antes de se considerar ter um outro animal.

Alguns cães são menos sociáveis e, por isso, são recomendados para serem filhos únicos. Mas outras raças já são mais tolerantes e amigáveis com outros cães, podendo conviver tranquilamente com outros pets.

Observe se seu cão realizou uma boa sociabilização quando filhote ou até mesmo depois de adulto.

Caso ele tenha sido acostumado, provavelmente ele não terá grandes problemas em receber e conviver com outro animal em casa, seja de que raça for.

Contudo, caso ele seja muito territorialista, dominante, ciumento, medroso ou agressivo, é preciso ficar atento para evitar problemas.

Afinal de contas, brigas entre cães é algo extremamente comum de acontecer quando temos mais de um cachorro em casa.

Ainda assim, é muito positivo ter mais de um cachorro pois além de um fazer companhia pro outro, eles brincam entre si, falam a mesma língua e ficam mais equilibrados.

Muitas coisas desencadeiam a briga entre cães como disputas por recursos (território, comida, brinquedo, atenção) ou motivos reprodutivos (briga entre machos ou fêmeas no cio, por exemplo).

Existem algumas maneiras de você apresentar dois cachorros para que eles se tornem amigos com mais facilidade e harmonia.

Continue acompanhando nosso artigo para saber como fazer isso sem estresse!

novo pet
Dois cães estão brincando com um frisbee em gramado, ao ar livre. Crédito da foto: Freepik

Como fazer a apresentação de um novo pet?

Novo pet: Tudo começa no primeiro segundo que os cachorros vão se encontrar! Não leve o novo cachorro pra sua casa esperando que seu antigo cão se acostume na mesma hora.

A primeira coisa que você deve considerar é o ambiente em que os cães serão apresentados.

Essa apresentação deve ser feita em um ambiente NEUTRO para que eles se conheçam e só depois irem pra casa juntos.

Essa é uma das formas mais tranquilas de se fazer a apresentação de dois animais, em um ambiente que não seja de nenhum, como na rua.

Usando coleira e guia, leve seu atual cãozinho para passear e, durante o passeio, peça para alguém de quem seu pet já gosta para trazer o novo bichinho (também na coleira e na guia).

Continue o passeio normalmente, com todos os animais juntos, mas deixe o cão mais antigo andar um pouco a frente do novato.

Quando todos já tiverem passeado bastante e gastando bastante energia, eles irão se sentir tranquilos na presença um do outro.

Essa é a hora de deixar os cachorros se cheirarem e interagirem. Dê bastante atenção para o seu animal mais antigo, assim ele não se sentirá ameaçado de perder seu espaço na casa.

Caso você esteja trazendo para sua casa um filhote que ainda não pode ir para a rua, a apresentação deverá ser feita dentro de casa.

Escolha um momento no qual seus animais mais velhos estejam bem tranquilos para começar a fazer a apresentação.

Traga seu novo animal, usando coleira e guia, para dentro de casa e observe por um tempo como todos irão reagir.

Se você estiver confiante de que não haverá problemas, solte o novato da guia, mas mantenha a supervisão constante.

Muito provavelmente o novo pet irã se cheirar bastante, talvez até se estranhar um pouco.

Fique atento, porém não demonstre tanta preocupação e medo, porque essa é a forma que os cães encontram para mostrarem um ao outro a hierarquia da matilha.

Só interfira nessa interação se os cachorros estiverem realmente se tornando muito agressivos e começarem a se machucar.

Caso isso ocorra e eles tenham se atacado, coloque todos os animais na guia e espere-os até que todos se acalmem. É preciso paciência e persistência neste momento!

Separar os cachorros com uma cerca ou portão é uma boa alternativa que pode ajudar, mas é importante que eles possam se ver e se cheirar para irem se acostumando um com o outro.

Evite deixar os bichinhos isolados completamente um do outro por muito tempo, pois isso poderá tornar a adaptação muito mais difícil.

O ideal é que eles sintam a presença um do outro nesse início para irem se acostumando com a ideia de que tem um novo pet na casa.

Se o tempo for passando e a convivência entre os animais não melhorar, as brigas começarem a se tornar constantes e perigosas, sem nenhum tipo de aceitação por parte de um dos animais, você pode buscar ajuda de um profissional em comportamento animal.

É importante que você mantenha uma convivência harmoniosa e pacífica entre eles, então nada de provocar situações de ciúmes ou disputa entre seus cães.

A maioria dos cães brigam porque os donos se comportam de maneira errada e acabam provocando e incentivando essas brigas entre os animais, o que não é nenhum pouco saudável e deve ser evitado a qualquer custo.

novo pet
Vários cães de raças e tamanhos diferentes estão juntos em fundo branco. Crédito da foto: Freepik

Agora que você já sabe como apresentar o novo pet ao seu cão, leia também:

Separei mais esses conteúdos para você:

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here