Cinomose em cães

Cinomose em Cães: O que é? sintomas e tratamentos

Você sabe o que é cinomose em cães? Então esse artigo é pra você! Aqui vamos explicar que doença é essa, quais os sintomas e tratamentos. Vamos lá?

Muitos cachorros têm problemas de saúde, como raiva, doença do carrapato, otite, sarna, etc.

A cinomose é um desses problemas, que normalmente acomete cães filhotes, ainda em seu primeiro ano de vida, mas também pode ocorrer em cães mais velhos que não tenham sido vacinados anteriormente, ou ainda que tenham o sistema imunológico debilitado.

Mas, afinal, o que é a cinomose em cães?

cinomose é uma doença causada por um vírus, que pode atingir vários órgãos e atuar em todo o organismo, além de ser altamente contagiosa. O vírus é o Paramyxovirus, do gênero Morbilivírus.

O melhor jeito de prevenir é evitando locais onde passaram cães com a doença recentemente.

O vírus causador da doença sobrevive em ambiente seco e frio por bastante tempo, porém é sensível à luz solar e ao calor, além de desinfetantes comuns. Por isso, o vírus dura em média três meses no ambiente após a retirada do portador, que é o cão doente.

A cinomose leva muitos cães à morte, mas felizmente essa doença tem cura, então muita atenção aos sintomas.

Cinomose em cães
Cão branco, peludo e de olhos pretos olhando para cima. Fundo desfocado. Crédito da fotos: Freepik

Cinomose em cães – Sintomas

O vírus se replica nas células sanguíneas e sistema nervoso central do cão. Os principais sintomas são:

  • Perda de apetite
  • Corrimento ocular e nasal
  • Diarreia e vômito
  • Cambaleante (não consegue andar em linha reta)
  • Tiques nervosos
  • Convulsões
  • Paralisias
  • Dificuldade para respirar
  • Febre

Por isso, fique de olho nesses sintomas e leve ao veterinário sempre que observar algum comportamento anormal em seu cão.

A doença é considerava grave e os donos ficam com muita aflição e pena ao ver seu cão passando por isso.

Sendo assim, é essencial levar seu pet ao veterinário todo ano para ver se está tudo bem com sua saúde.

Siga todas as orientações do médico e seja forte para enfrentar a doença ao lado seu cão, pois muitas vezes ela é cruel.

Como vimos anteriormente, felizmente essa doença tem cura! Veja abaixo qual é o tratamento.

Cinomose em cães
Médica veterinária examina a patinha de um cão de cor caramelo. Crédito da foto: Freepik

Cinomose em cães – Tratamento

Ainda não há um tratamento específico para a cinomose, ou seja, não existe um remédio para essa doença, que acabe com o vírus diretamente.

Porém, confirmada a doença pelo veterinário, através de exames solicitados por ele, o que pode ser feito é o tratamento através de alguns medicamentos.

Em outras palavras, quem terá que matar o vírus é o próprio organismo do cão e para ajudá-lo nisso é que entra a medicação.

Cada estágio da doença é tratada de uma maneira, considerando também as condições físicas e o histórico do animal.

Normalmente, são usadas vitaminas, antibióticos, anticorpos prontos entre outros medicamentos. Alguns, por serem injetáveis, terão que ser administrados pelo próprio veterinário.

Resumindo, o tratamento é feito com medicamentos que consistem em tratar os sintomas causados em cada sistema atingido do corpo:

  • Antibiótico e anti-pirético para as infecções secundárias no sistema digestório e respiratório, além de aliar expectorantes, bronco dilatadores e antieméticos.
  • Soro para corrigir a desidratação causada pela diarreia.
  • Anticonvulsivante para as crises convulsivas devido ao acometimento do sistema nervoso.
  • Suplementos nutricionais e terapias alternativas para melhorar a resposta imunológica do animal para combater o vírus também são utilizadas.

Embora seja difícil, a cura para cinomose é possível. Depende de alguns fatores, como a reação do animal, o tipo de tratamento que ele tem antes de contrair a doença, sua idade e sistema imunológico, etc.

Por exemplo, um cão bem alimentado com uma boa ração é mais saudável e acaba tendo mais força para lutar contra o vírus do que um animal que não se alimenta bem.

Muitos dos que sobrevivem, ficam com sinais neurológicos, que são espasmos no músculo ou dificuldade de andar. Nesses casos, o tratamento com acupuntura pode ser uma ótima alternativa para melhorar as sequelas.

Agora que você sabe como essa doença é grave, o melhor jeito de evitar é prevenindo! Tome muito cuidado com a saúde do seu cãozinho.

Cinomose em cães
Cão rajado, branco e cinza, deitado na mesa branca do veterinário. Ao lado dele, um estetoscópio. Crédito da foto: Freepik

Cinomose em cães – Como prevenir?

A melhor forma de evitar essa doença é a prevenção, por isso aqui vão alguns cuidados simples que devemos ter com nossos cães:

  • Cinomose em cães: Lembre-se de manter todas as vacinas em dia, já que há vacinas específicas que protegem os cães da cinomose. Eles devem tomar a primeira dose com 45 dias de vida, e mais duas ou três doses ainda quando são filhote. Depois disso, o reforço anual é essencial (V8, V10 ou V11).
  • Cinomose em cães: Dê alimentos de qualidade para o seu cão, como as rações premium que podem ser encontradas nos pet shop ou casas de ração. Uma boa alimentação é fundamental para mantê-lo forte e saudável!
  • Cinomose em cães: Evite locais onde já tiveram outros cães com essa doença, já que o vírus é “invisível” o melhor é evitar!
  • Cinomose em cães: Não dê medicamentos sem que antes seu cão seja examinado por um profissional veterinário. Se o cachorro tiver outra doença, como uma verminose, por exemplo, já será suficiente para a vacina não ter o efeito esperado e o cão continuar desprotegido.
  • Cinomose em cães: Caso confirmada a cinomose, siga sempre as instruções do veterinário e o quanto antes identificar a doença, melhor!
  • Cinomose em cães: E atenção – tutores que tiveram um cão com cinomose em casa não devem ter outro pet por 6 meses.
  • Cinomose em cães: Cuidados como lavar todo o local com desinfetante, para ajudar a diminuir a quantidade de vírus existente (já que o vírus é sensível ao produto) e não compartilhar os pratos, paninhos e caminhas com outros cães são cuidados importantíssimos também.
  • Cinomose em cães: A doença é passada de várias formas, como pelo contato com secreções, urina e fezes infectadas pelos animais doentes. Por isso, caso seu cãozinho seja filhote e ainda não tenha recebido as primeiras doses da vacina, é essencial evitar que ele fique passeando na rua em contato com outros cães.

Agora que você já sabe tudo sobre cinomose em cães, quais os sintomas, tratamentos e como evitar, proteja o seu cãozinho e cuide muito bem de sua saúde, para que ele tenha uma vida longa, feliz e saudável ao seu lado!

Separei alguns conteúdos para você:

 

Separei mais esses conteúdos para você:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *