Você já percebeu que cachorro dorme bastante, mais do que nós, humanos? Mas por que será? Veja o que acontece!

É normal um cão dormir mais que os seres humanos, mas quantas horas um cachorro dorme por dia?

Essa é uma dúvida comum que surge entre os donos, podendo até causar preocupação caso o sono seja excessivo.

É que dependendo da frequência com que vemos o pet tirando uma soneca, é normal se perguntar quantas horas por dia um cachorro deve dormir.

E o que pode ser quando o peludinho, de repente, torna-se mais dorminhoco do que o habitual. Quer entender quando o sono é normal e quando é sinal de que algo está errado? Veja no artigo abaixo!

cachorro dorme
Cachorro dormindo em sofá. Crédito da foto: Freepik

Quantas horas um cachorro dorme por dia?

Na verdade, não existe uma resposta exata para quantas horas um cachorro dorme por dia. Isso depende muito de alguns fatores, como: idade, raça, metabolismo e atividade física.

Ou seja, enquanto alguns cães precisam de muitas horas para repor as energias, outros são mais agitados e dispensam cochilos ao longo do dia.

Veja mais a fundo cada um dos fatores que podem influenciar o sono do seu pet:

Cachorro dorme – 1) Idade

Você já percebeu que os filhotes de cachorro são mais dorminhocos? Normalmente, os filhotinhos dormem mais mesmo. E, ao lidar com filhotes pela primeira vez, muita gente se surpreende com o quanto eles podem dormir.

Para quem já se perguntou quantas horas um filhote de cachorro dorme, a média também depende do metabolismo. Em geral, filhotes muito jovens, com idade entre 30 a 40 dias, dormem cerca de 12 a 14 horas ao longo do dia.

Então o sono dos filhotes é bem espaçado mesmo, porque o tempo de sono do cachorro filhote costuma ser dividido em vários momentos, como após as brincadeiras por exemplo.

Nesse sentido, proporcionar uma rotina adequada, com passeios e atividades que estimulem comportamentos naturais caninos, contribui para que o filhote tenha mais sono à noite.

No entanto, não se deve proibir os cochilos durante à tarde, já que eles são importantes para o pet nessa fase da vida.

Conforme o cachorro vai se tornando mais velho, esse tempo total de sono é reduzido para entre 8 a 12 horas por dia, podendo aumentar à medida que os anos avançam e o pet se torna idoso.

Lembramos, contudo, que esse número varia de cachorro para cachorro. Por isso, é importante levar o cães para consultas regulares com o veterinário a fim de ver se está tudo bem com sua saúde no geral.

Cachorro dorme – 2) Raça

Algumas raças são mesmo muito sonolentas, como os cães de companhia Shit-zu, Lhasa Apso e Pequinês.

Esses pequenos cães dormem 16 horas por dia tranquilamente. Seu filhote pode acordar no meio da noite, fazer xixi, tomar água e voltar a dormir.

Essa característica, de dormir muito, se mantém durante a fase adulta, o que faz desses animais companheiros de soneca excelentes.

Cachorro dorme – 3) Metabolismo

Em alguns momentos do dia é normal que seu pet vá procurar um lugarzinho para se esticar: depois de uma boa refeição, após o banho e depois de muita brincadeira e agito.

Cachorro dorme – 4) Atividade física

Deu um cansaço no filhote? Jogou bola por quase duas horas sem parar? Então não espere que ele acorde antes de cinco horas de soninho.

Assim como acontece após as refeições, depois dos esportes os filhotes também costumam dormir bastante.

Ou seja, depende muito da rotina de atividades físicas que ele teve no dia!

É normal o cachorro dormir o dia todo?

Como vimos acima, é normal um filhote dormir muito. Uma vez que esse período é dividido ao longo do dia, muitos donos têm a impressão de que o pet dorme demais.

Mas, na verdade, essas horas de sono são importantes para o desenvolvimento do filhote.  Em todo caso, se você suspeita que seu cachorro dorme muito e mais que o de costume, marque uma consulta com o veterinário.

É que alguns problemas de saúde também podem estar associados à sonolência, como o hipotireoidismo. Uma alimentação inadequada também pode levar ao sono excessivo.

E quando o cachorro não dorme, o que pode ser?

Se dormir demais é preocupante, a falta de sono não fica muito atrás. Ela ainda pode prejudicar a convivência com o tutor, que também precisa de boas noites de sono.

Nesse sentido, assim como acontece conosco, cachorro com sono e sem dormir causa irritabilidade, aumento do cortisol sérico, entre outras alterações. Como resultado, interferem no sistema imunológico, o que contribui para o surgimento de doenças infecciosas.

Muitas vezes, a falta de sono está relacionada a uma rotina pobre em atividades e em estímulos. É por isso que atividades como passear e brincar ajudam a gastar as energias do pet e melhoram a qualidade de sono.

Além disso, ao manter uma rotina com muitas atividades, você evita que seu cão cochile a maior parte do dia, o que também prejudica o sono durante a noite.

cachorro dorme
Cão da raça Jack Russel branco, dormindo. Crédito da foto: Freepik

Cachorro dorme – Seu cachorro dorme muito?

É comum que o dono ache que o seu cão está dormindo demais, porém sem examinar o animal fica difícil saber se está tudo bem ou se realmente o pet está dormindo muito.

Por isso, além de saber um pouco sobre a rotina do pet e a idade dele, será preciso examinar ele.

Afinal, um cachorro dormindo demais pode ser algo normal, mas também pode evidenciar algum problema de saúde que o faça ficar mais quieto e, consequentemente, dormir por mais tempo do que o esperado.

Quantas horas um cachorro dorme? E outras espécies?

Para o tutor saber se é um caso de cachorro dormindo muito ou se está tudo certo com o animal de estimação, é preciso entender os costumes da espécie.

Lembre-se de que os seres humanos adultos dormem oito horas por dia, mas um bebê recém-nascido dorme 20 horas.

Se há essa grande variação entre indivíduos de uma mesma espécie, imagine entre espécies diferentes! Um animal adulto e saudável dorme em média de 10 a 14 horas por dia.

Porém, esse tempo não é um padrão para todos os animais, que varia muito conforme as espécies. Veja alguns exemplos:

  • Girafas: 4 horas;
  • Elefantes: 4 horas;
  • Cavalos: 3 horas;
  • Focas: 6 horas;
  • Toupeiras: 8 horas;
  • Porquinhos da índia: 9 horas;
  • Babuínos: 9 horas;
  • Golfinhos: 10 horas;
  • Gatos: 12 horas;
  • Ratos: 13 horas;
  • Leão: 15 horas;
  • Gambá: 18 horas;
  • Morcego: 19 horas.

Como você pode ver acima, as horas de sono variam muito de espécie para espécie. Mas existem alguns fatores que podem influenciar no horário em que eles preferem tirar uma soneca.

cachorro dorme
Cão branco e caramelo dormindo. Crédito da foto: Freepik

O que pode alterar a quantidade de sono do cachorro?

Além dos fatores que vimos acima, o clima também interfere bastante. Nos dias mais frios, é comum que o animal fique mais encolhidinho no canto para se proteger e, consequentemente, durma mais.

Além disso, há fatores da rotina diária que deixam o cachorro dormindo mais ou não. Por exemplo, se o tutor está o dia todo em casa, o animal é mais estimulado e, consequentemente, dorme menos, pois acompanha a pessoa.

Já os pets que passam o dia todo sozinhos, em um local sem nada para fazer, costumam dormir mais.

É normal cachorro dormir muito também quando está com dor. Isso acontece com mais frequência, por exemplo, em cães mais velhos, que podem sofrer com doenças como a artrite.

Nesses casos, como sentem dor, eles evitam caminhar, correr e brincar. Dessa forma, ficam mais quietinhos, e o tutor acaba notando o cachorro dormindo muito. Se isso acontecer, ele precisará ser examinado para que o veterinário possa definir o diagnóstico e prescrever o tratamento adequado.

Em geral, além de medicamento para dor, o médico também prescreverá suplementos que ajudam a fortalecer as articulações.

Por isso, se mesmo depois de saber que é normal cachorro dormir muito mais do que as pessoas, você achar que o seu pet está quietinho demais, agende uma consulta com o seu veterinário.

Funny puppies lying under blanket in bed. Premium Photo
Dois cachorrinhos dormindo na cama. O cão da direita está usando máscara para dormir. Crédito da foto: Freepik

Você sabia que a posição de um cachorro dormindo é capaz de revelar algumas coisas sobre ele? Observar a linguagem corporal do seu cão pode fazer você aprender muito sobre a personalidade dele, ou até mesmo a maneira como ele se sente.

Para entender o que as várias posições querem dizer, listamos as mais comuns. Veja abaixo!

1) Cachorro dormindo de barriga para cima

O cachorro dormindo de barriga para cima é uma posição comum e que normalmente deixa o animal bem engraçado, né?

A pose parece até um pouco desconfortável e faz com que muitos tutores questionem se o seu doguinho de fato está dormindo bem, mas a resposta é sim.

Aliás, essa é uma posição ótima para cachorros muito agitados, porque mostra o seu total relaxamento durante o sono. E eles adoram!

Além disso, a exposição das suas partes íntimas quando eles dormem de barriga para cima revela justamente o quão confortável e seguro o seu amigo se sente em casa.

2) Cachorro dormindo enrolado ou na posição de bolinha

Outra posição muito comum, principalmente para os pequeninos, é quando o cachorro dorme mais encolhidinho, como se fosse uma pequena bolinha.

Essa é uma ótima maneira que o cão encontra para ficar aninhado e se manter aquecido. Por isso que quando o tempo esfria um pouquinho, muitos animais têm o costume de adotar essa posição para manter a temperatura corporal mais agradável, afinal, eles também podem sentir frio.

Se o seu amiguinho tem o costume de pegar no sono assim, ele certamente é um companheiro muito afetuoso, gentil e que se dá bem com qualquer pessoa!

4) Cachorro dormindo de lado

Cachorros que dormem de ladinho têm um sono revigorante! Essa é uma das melhores posições para o seu amigo descansar

O cachorro dormindo de lado é uma das melhores formas para o seu cachorro colocar o sono em dia, pois é uma posição muito confortável e que faz com que o seu peludinho relaxe completamente todos os músculos. Isso permite que ele tenha um sono mais profundo e relaxante!

Cachorros que dormem assim normalmente são muito felizes, despreocupados e seguros de si. Eles também têm um forte vínculo com a família e se sentem bastante acolhidos no ambiente em que moram.

5) O cachorro dormindo de barriga para baixo e patas esticadas

O cachorro dormindo de barriga para baixo e com as patas esticadas para frente é típico de cachorros mais energéticos e que estão prontos para ação até mesmo quando estão dormindo.

Essa posição é bastante estratégica porque facilita muito os movimentos do bichinho na hora dele levantar e se preparar para brincar.

Normalmente os filhotes gostam de adotar esse jeitinho de dormir, já que eles têm energia de sobra. Essa posição nos lembra a de um “super-herói”.

Mas nada impede que cães mais velhos também durmam com a barriga para baixo e as patas esticadas: isso quer dizer que eles têm uma personalidade forte e são muito felizes!

6) Cachorro dormindo de barriga para baixo e enroladinho

A gente se acostuma a ver o cachorro dormindo de barriga para baixo e enrolado porque é o que mais acontece quando eles param para descansar no dia a dia.

No entanto, isso não quer dizer que eles entram em um estado de sono profundo quando deitam dessa forma.

Pelo contrário, os dogs costumam adotar essa posição quando querem relaxar por um curto período de tempo, mas continuam em alerta para agir se for necessário.

Greek hound dog sleeping comfortably tucked under a towel Free Photo
Cachorro dormindo coberto – Foto: Freepik

Cão que dorme muito pode ser doença?

Para saber se o sono do seu cão pode ser doença, observe seu comportamento. Se depois desse sono todo, ele ainda acordar desanimado e preferir voltar a dormir, fique atento!

Pode ser doença infecciosa chegando no recinto. Converse sobre o veterinário se foi súbita a necessidade de seu mascote em dormir ou ficar sonolento boa parte do dia.

Cachorro dorme – Cachorros mais velhos também dormem mais

Mas atenção, cachorros mais velhos também costumam dormir por mais tempo. Cães idosos de raças dorminhocas voltam a ser bebês de cachorro, ou seja, dormem muito.

Não exija de seu pet mais envelhecido a disposição de outros tempos, até porque alguns já podem estar desenvolvendo doenças no sistema locomotor e isso inclui as dolorosas artroses.

Certifique-se de que o repentino cansaço e necessidade de dormir é mesmo coisa da idade. É claro que animais adoecidos também podem passar muitas horas em repouso, mas essa quantidade de sono alterada é algo que conseguimos identificar rapidamente.

Separei mais esses conteúdos para você:

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here