Início Dicas

Você foi mordido por um cachorro? Saiba o que fazer

morde
Foto: Freepik

Você está caminhando pela rua calmamente e de repente vem dois cachorros brigando para perto de você. Eles não gostam muito da sua presença ali e resolver te aplicar uma bela mordida como lição para não se meter em briga alheia. E agora? Quais os procedimentos a se seguir para evitar que essa mordida tenha maiores consequências?

O que fazer se você foi mordido?morde

A primeira coisa é lavar o local da mordida com água e sabão e ir direto para um pronto-socorro ou consultório médico. Mesmo que a ferida seja superficial ou apenas um arranhão você deve ir ao médico, pois o local pode infeccionar, causando dores, febre e outras complicações como a raiva. Esta última é a principal preocupação quando se fala em mordida de cachorro, já que ele pode transmitir a doença neste caso.

Dica: Conheça os cachorros mais bonitos do mundo.

Ela é classificada como uma zoonose, sendo letal tanto para os seres humanos quanto para os animais. Por isso é tão importante que os donos vacinem os seus cães. Se for um cachorro de rua e não há como saber se foi vacinado ou não. Então, você será encaminhada para o centro de zoonoses da sua cidade ou para a unidade de saúde mais próxima para tomar as doses da vacina contra a raiva. Se você tiver como pegar o cachorro e levar para o centro é ainda melhor.

Basenji
Foto: Pixabay

Como evitar ser mordido por cachorros

Segundo pesquisas, as maiores vítimas de mordidas de cães são crianças com menos de 10 anos que acabam abordando o cachorro com brincadeiras inadequadas como puxar o rabo ou a orelha. Por isso, ensine os seus filhos, desde muito jovens, a respeitar os animais e a tratá-los com carinho. Mesmo que você não goste de animais, faça isso para a segurança do seu próprio filho. Outra medida é não deixar crianças dessa idade sozinhas brincando com cães.

Separei mais esses conteúdos para você:

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here