Seu cão está com dificuldades para dormir? Veja o que fazer para resolver esse problema e ajudar o seu amigo a dormir melhor.

Tanto os cães filhotes quanto os idosos podem ter certa dificuldade para dormir. No caso do filhote, é comum que ele passe a noite toda acordado e, às vezes, até chorando, pois é um ambiente novo e desconhecido para ele, sem sua mãe, etc.

Por isso é preciso cuidar muito bem dele, dar colo e fazer carinho, para que ele se sinta protegido e acolhido nesse novo lar.

Mas mesmo cães mais velhos podem atrapalhar uma noite de sono tranquila quando ficam zanzando pela casa ou se remexendo na cama. É que eles podem sentir dores, como artrite e artrose, o que impede um sono tranquilo durante a noite.

Para quem sofre com esse problema, veja abaixo algumas dicas de como fazer seu cachorro dormir bem durante a noite. Confira!

dificuldades para dormir
Mulher dormido na cama, com um cachorro Yorkshire deitado ao seu lado. Crédito da foto: Freepik

1) Verifique se seu cão está bem e tem o que precisa

Uma coisa é certa: todo comportamento indesejado e persistente deve ser investigado. Um cachorro que não dorme à noite pode só estar com energia de sobra, como também pode estar com alguma dor, com frio ou com fome.

Em caso de qualquer comportamento estranho, procure um veterinário. O bem-estar é o principal elemento de como ajudar o cachorro que está com dificuldades para dormir.

2) Crie uma rotina para o cachorro

Dificuldades para dormir: Muita gente que gostaria de dormir até mais tarde nos fins de semana acaba acordando no mesmo horário de todos os dias.

Isso acontece porque nosso organismo se adapta à rotina, fazendo com que tenhamos sono e fome, por exemplo, quase sempre nos mesmos horários.

No caso dos cachorros, não é muito diferente. O organismo deles também pode se adaptar a uma rotina.

Mas, para isso, é importante que o tutor seja firme e determine horários para cada atividade, o que interfere diretamente em como fazer o cachorro dormir.

A previsibilidade da rotina também ajuda a diminuir a ansiedade dos cães, que sabem quando vão comer, passear e realizar outras atividades, e, consequentemente, é uma das formas mais eficientes relacionadas a como fazer um cachorro dormir.

3) Evite deixar o cachorro muito tempo sozinho em casa

Dificuldades para dormir: Cães que passam muito tempo sozinhos em casa, muitas vezes, não têm com que ocupar o tempo. Logo, muitos aproveitam as longas horas de tédio para dormir. Quando chega a noite, é natural que não tenham sono. E mais: que queiram aproveitar a sua companhia.

Se você trabalha fora e precisa deixar o pet sozinho por muitas horas todos os dias, considere colocá-lo em uma creche para cães, ou contratar um pet walker para passear com ele todos os dias. Nunca deixe ele o dia todo sozinho em casa!

dificuldades para dormir
Filhote fofo de Dachshund bocejando dentro de uma cestinha. Crédito da foto: Freepik

Seu cão está tendo dificuldades para dormir? Veja o que fazer!

4) Enriqueça o ambiente com brinquedos interativos

Dificuldades para dormir: Muitos cães amam nos acompanhar em nossas atividades, até quando estamos simplesmente deitados assistindo TV.

Acontece que, como essa atividade não é interessante para eles, muitos aproveitam o momento para dormir, o que pode atrapalhar o horário do sono à noite, além de que eles sempre acordam quando nos movimentamos, né?

Então, em vez de deixar ele dormindo o tempo todo, que tal comprar alguns brinquedos interativos para distraí-lo nos momentos em que você não estiver interagindo com ele?

Invista em brinquedos de diferentes tipos, que estimulem diferentes instintos e sentidos do cachorro.

Uma dica para manter o pet entretido e em movimento por mais tempo é não oferecer a ele ração em comedouros comuns.

Em vez disso, você pode colocá-la em brinquedos recheáveis, que liberam a comida aos poucos. Isso o ajuda a gastar energia e é uma boa opção para ajudar cachorros com dificuldades para dormir.

5) Faça mais passeios e brincadeiras

Como você deve ter percebido, brincar e cansar o pet durante o dia é essencial para evitar que ele tenha dificuldades para dormir, pois ele já vai ter gastado muita energia durante o dia.

Nesse sentido, outra maneira de como fazer o cachorro dormir bem é intensificar os passeios e as brincadeiras de correr.

Além de jogar bolinhas para o pet buscar, em casa, você também pode brincar de esconde-esconde, cabo de guerra ou caça ao tesouro.

Ah! Só não vale fazer isso imediatamente antes da hora de dormir, ok? Brincadeiras e outros estímulos, como barulhos, podem deixar o pet agitado.

Resumindo, um dos fatores mais importantes para ajudar seu cão com dificuldades para dormir é ter uma rotina de atividades diárias.

6) Ignore os chamados noturnos do cachorro

Dificuldades para dormir: Já levou seu amigo ao veterinário e tem certeza de que ele está bem e de que não falta nada para seu bem-estar?

Nesse caso, procure ignorar o cachorro sempre que ele tentar chamar sua atenção durante a noite. Ao responder aos chamados, você acaba reforçando o comportamento.

Dificuldades para dormir – Atenção especial aos filhotes

Porém, quando se trata de um filhote de cachorro, a atenção dada é o que ajuda a ter um sono tranquilo. Ou seja, nesse caso essa regrinha não vale!

No caso deles, é comum que eles passem a noite acordados e chorando por se sentirem desorientados. Lembre-se de que eles foram separados da mãe e dos irmãos e que tudo é novo para eles, portanto nesse momento é bom sim dar atenção ao pequenino.

Para fazê-lo se sentir mais seguro, você também pode colocar uma peça de roupa sua na caminha dele.

Ah! E na hora de escolher a caminha do cachorro, lembre-se de que o tamanho adequado é aquele que permite ao pet ficar completamente esticado, mesmo que ele prefira ficar encolhido em alguns momentos.

Já em relação ao modelo adequado, varia muito de cachorro para cachorro: alguns gostam de camas macias e com bordas altas, outros preferem uma caminha mais dura. Seja como for, é importante que a caminha seja feita de material resistente e fácil de lavar.

Além disso, para ajudar seu filhote a dormir a noite inteira, deixe-o bastante cansado durante o dia. Brinque bastante, corra, mostre vários brinquedos diferentes e interessantes.

Assim, ele estará cansado no final do dia e dormirá por muitas mais horas seguidas.

dificuldades para dormir
Cão da raça Jack Russell Terrier dormindo na cama, embaixo de um lençol. Crédito da foto: Freepik

Outros métodos para ajudar seu cão com dificuldades para dormir

1) Ambiente certo para fazer um cachorro dormir

Em primeiro lugar, você deve proporcionar a seu cachorro um bom ambiente para que possa dormir e descansar, ter uma caminha confortável que ele identifique como sua e onde irá dormir.

Se ele não for para a caminha, você pode ensiná-lo colocando algum tipo de “presente” que ele goste.

Além disso, é fundamental estabelecer a hora do descanso, pode ser a mesma que a sua ou outro horário diferente.

Para isso, crie sempre a mesma rotina diária como apagar as luzes, desligar a televisão, fechar a porta, etc… para que ele possa identificar o momento de ir dormir.

Dificuldades para dormir – 2) Atenção à comida

Da mesma forma que os filhotes, os cachorros adultos não devem comer antes de ir dormir, já que isso lhes dará muita energia.

Devem comer 3 ou 4 horas antes de dormir. Também é importante que façam bastante exercício durante o dia, assim se sentirão cansados e dormirão mais rapidamente.

3) Massagens relaxantes

Dificuldades para dormir: Uma vez que seu cachorro já esteja na cama, você poderá mimá-lo com massagens relaxantes, principalmente na zona da cabeça e das costas. Isso irá relaxá-lo e ajudá-lo a dormir melhor!

Dificuldades para dormir – 4) Apague as luzes

Dificuldades para dormir: Durante a noite ocorre a produção do maior hormônio do corpo, a melatonina, produzida pela glândula pineal.

A melatonina é o maior antioxidante do corpo, mas para funcionar perfeitamente precisa estar totalmente escuro, já que locais claros não estimulam a produção de melatonina.

Por sua vez, a regeneração e descanso do organismo ocorre durante o sono, e depende muito dos níveis e melatonina que o organismo produzir.

Então na hora de dormir, para produzir o hormônio “do sono”, o melhor é apagar as luzes e deixar o ambiente escuro. Assim, o nosso organismo e o dos cães entende que é hora de dormir!

Dificuldades para dormir – 5) Músicas relaxantes

Do ponto de vista científico, a música para cachorro é capaz de fortalecer a memória, de acalmar e até de aliviar dores do ouvinte.

Além disso, o som é uma parte importante do ambiente dos animais. Por isso, da mesma forma que certos barulhos, como o de rojões, podem contribuir para um estado de ansiedade, uma música relaxante pode ajudar a acalmar o peludo.

A música calma para cachorro irá influenciar nos estados de alerta e de repouso, controlados pelo sistema nervoso autônomo e neuroendócrino. Eles atuam para a diminuição da frequência cardíaca e da pressão arterial, com vários benefícios: redução da inquietação, da ansiedade, da agressividade e da frequência respiratória.

Escolha uma playlist com cuidado, pois aqui o objetivo é relaxá-lo e não estressá-lo ainda mais. A melhor opção é a música clássica em um volume baixo (pois cães escutam mais que nós!).

No Youtube ou Spotify existem playlists próprias para cachorros relaxarem. Existe também um álbum, chamado Through a Dog’s Ear. Ele é considerado um marco no uso de música para o relaxamento dos cães, e conta com as seguintes músicas:

  1. Prelúdio e Fuga em dó maior, de Johann Sebastian Bach
  2. Sonata em si bemol menor, Op. 35, de Frédéric Chopin
  3. Sonata em lá maior, K.331, de Wolfgang Amadeus Mozart
  4. Sonata em lá maior, D. 959, de Franz Schubert
  5. Scherzo em mi maior, Op. 54, de Frédéric Chopin
  6. Pathetique Sonata, Op. 13, de Ludwig van Beethoven

Gostou da ideia? Você pode apostar nisso quando o cão estiver agitado antes de dormir, ansioso, com medo, latindo ou mesmo quando ele for ficar sozinho em casa.

Dog sleeps under the blanket near christmas light. close up. winter concept Premium Photo
Cachorro marrom dormindo embaixo de uma manta branca, em um sofá laranja. Luzes ao fundo desfocadas. Crédito da foto: Freepik

Agora que você já sabe o que fazer para ajudar seu cão com dificuldades para dormir, veja também por que cachorro dorme tanto. Confira ainda:

Esperamos que esse artigo tenha lhe ajudado. Compartilhe com seus amigos também e até a próxima!

Separei mais esses conteúdos para você:

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here