Seu cachorro sai puxando durante o passeio? Veja o que fazer nessa situação e como melhorar o ritmo da caminhada com ele.

O passeio é a hora mais feliz para um cachorro e alguns sabem exatamente a hora que costumam sair de casa, porém para muitos donos esse momento é um desafio e pode ser até estressante.

Essa alegria pode se transformar em um momento de ansiedade e agitação, o que leva o cachorro a puxar a guia e ir “arrastando” o dono pela rua.

Mas, lembre-se: é o dono que deve levar o cão para passear e não o contrário! Mas como resolver esse problema? Veja abaixo!

puxando durante o passeio
Cão branco e preto passeando na rua de coleira. Crédito da foto: Freepik

Cachorro puxando durante o passeio: Dicas para melhorar o ritmo dele

O passeio precisa ser agradável para o cachorro e seu dono, e o que acontece é que muitos deixam de passear com seus cães devido ao alto estresse que passam nessas saídas.

A dificuldade é tanta que acabam evitando, mas isso acaba piorando a situação – e tornando o seu cão ainda mais ansioso por uma caminhada.

Lembre-se que os passeios devem ser diários e são essenciais para a saúde física e mental dos cães.

Afinal, é nessa hora que eles se exercitam, interagem com outros animais, sentem vários cheiros e exploram lugares diferentes e o mundo exterior. Então esse contato é fundamental! Mas então o que fazer?

Aprenda a treinar seu cão para não puxar a guia no passeio

Acabar com os puxões é um processo que requer muita paciência e técnicas corretas, mas nós vamos te ajudar.

Sabemos que a frustração de um passeio com puxadas é grande (e pode até machucar nossas mãos!), mas parar com elas é um processo que requer dedicação.

Por isso, juntamos algumas dicas de como treinar o seu cachorro para ser mais calmo fora de casa. Veja só:

1) Comece o treinamento em casa

Puxando durante o passeio: O treinamento com o seu cachorro deve ocorrer em um momento tranquilo, porque de nada adianta colocar a coleira e a guia e esperar que ele fique calmo.

Normalmente, o cão já fica agitado só de ver a coleira, certo? Portanto, é muito melhor você fazer os treinos depois que voltar da rua do que antes, pois o cãozinho estará mais cansado e isso facilitará o processo.

Uma dica para atrair a atenção do cachorro é fazer das refeições um momento de treinamento: a cada acerto, um grão de ração. Os treinos em casa são simples e não precisam durar mais que 10 minutos.

Posicione o cachorro ao seu lado com coleira e guia curta e comece a dar algumas voltas na sala. Dê dois passos e, se ele não puxar, recompense com um grão de ração ou petisco.

Repita várias vezes, prosseguindo para outros cômodos da casa, até que ele consiga fazer um trajeto maior com a guia frouxa.

Quando o treino estiver funcionando dentro de casa, experimente avançar para outros lugares, como o corredor do prédio ou quintal. Se ele ficar agitado e começar a puxar, volte.

2) Coleira para cachorro e guia: tenha os acessórios corretos

Puxando durante o passeio: O tipo de coleira que você usa para o passeio também pode influenciar os puxões. A de pescoço, por exemplo, é indicada para cachorros mais fracos.

Para aqueles que têm mais força, o recomendado é usar uma coleira peitoral que prenda a guia para cachorro na parte frontal (fuja dos modelos com a fivela nas costas, pois isso fará com que o cão tenha mais controle do passeio do que você).

Com esse peitoral, você trabalha a frustração do cachorro: ao tentar sair disparado, automaticamente ele será levado para o lado e não conseguirá avançar.

Algumas pessoas recorrem aos modelos cabresto (que prende o focinho e é uma boa para cães mais agressivos). Mas cuidado, pois o uso é indicado apenas por pessoas quem têm muita experiência com passeios, pois pode machucar o cachorro.

puxando durante o passeio
Mulher passeando com seu cachorro, um labrador. Crédito da foto: Freepik

Seu cachorro está te puxando durante o passeio? Veja o que fazer!

3) Canse seu cachorro antes do passeio

Puxando durante o passeio: Uma alternativa para diminuir o ritmo do cãozinho no passeio é brincar bastante antes de sair para a rua.

Jogue a bolinha, o faça correr pela casa, faça cabo de guerra, brinque bastante para cansá-lo e, assim, deixá-lo menos ansioso. Pode ser que ele fique menos agitado e não puxe tanto a coleira.

4) Deixe o seu cachorro frustrado quando ele tentar puxar a guia

Puxando durante o passeio: Quando o seu cachorro começar a puxar a coleira, simplesmente pare o passeio com a guia colada no corpo e não dê mais nenhum passo.

O ideal é que logo depois o seu cachorro “se toque” que aquele comportamento não é legal e afrouxe a guia.

No início, você terá que repetir isso várias vezes até dar certo. Tente fazer esse treino em locais com pouca movimentação de pessoas ou em horários mais calmos, como cedinho ou tarde da noite.

Outra dica é simplesmente virar e seguir para a direção contrária. Com o tempo, essas pequenas frustrações vão fazer o seu cão entender que, toda vez que ele puxar, o passeio será interrompido.

É importante que você seja muito criterioso durante esses treinos e não recompense comportamentos errados.

5) Use petiscos e outras recompensas quando ele andar direitinho

Puxando durante o passeio: Cachorros amam recompensas e um forma correta é ensiná-lo a associar petiscos e carinhos com bons comportamentos.

Sempre que ele acertar o ritmo no passeio e afrouxar a guia, o elogie bastante ou dê algum petisco.

Você também pode permitir que ele cheire um poste ou “cumprimente” outro cão quando estiver andando sem puxar.

6) Mantenha o controle do cachorro

Puxando durante o passeio: O seu cachorro precisa entender que é você quem guiará o passeio. Com o auxílio do petisco, você pode ensinar ao seu cãozinho o significado do “junto”. Sempre que ele estiver andando ao seu lado e sem puxar, use o comando.

O indicado é não falar quando ele puxar, pois ele pode achar que está acertando, quando na verdade está fazendo errado.

Para concluir, mantenha a guia sempre perto de você e mais firme, para que ele entenda que deve andar ao seu lado.

7) Mantenha a atenção do pet durante o passeio

Puxando durante o passeio: Ao sair de casa, muitos cães podem se sentir ameaçados e, por isso, são tomados por um instinto protetor.

Isso faz com que se tornem agressivos com outros animais de estimação, já que entendem que devem proteger o dono em um ambiente desconhecido.

Manter a atenção do cãozinho focada no passeio com brincadeiras ou conversas, além de expressões como “bom garoto”, ajudam a manter o pet a se manter concentrado e calmo.

puxando durante o passeio
Dois cães da raça Buldogue Francês caminhando na rua de coleira com a dona. Crédito da foto: Freepik

Adestramento pode ser a solução para cachorro puxando durante o passeio

Puxando durante o passeio: Caso você não consiga resolver o problema sozinho, uma solução é o adestramento, que pode te ajudar muito a colocar as dicas acima em prática.

A verdade é que alguns cães são bem difíceis de controlar, então se esse for o caso busque profissionais de confiança e explique a situação, assim ele vai determinar a melhor técnica para corrigir o comportamento.

E não se esqueça jamais que o seu cãozinho ainda não conhece todas as coisas e precisa de você para ensiná-lo. Tenha paciência!

Agora que você já sabe como lidar com cachorro puxando durante o passeio, veja também:

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here