Roupinha para cachorro: saiba tudo sobre e como escolher o tamanho ideal para o seu pet.

Com as temperaturas esfriando, é muito importante manter nossos cãezinhos aquecidos, pois queremos vê-los muito bem e quentinhos!

Ou seja, a roupinha para cachorro se faz essencial, sendo um acessório indispensável para manter o bem-estar e a saúde do seu amiguinho.

Aquecer seu cãozinho deixa ele protegido contra doenças e muito mais confortável, se sentindo bem amparado e amado.

A sensação térmica dos cães é diferente da nossa, portanto usar roupinha para cachorro sem necessidade pode até fazer mal para seu bichano. Mas, como saber quando seu cachorro está com frio?

Como a nossa sensação térmica é diferente da dos cães, é preciso saber identificar quando um pet está com frio.

Para isso, existem alguns indicativos para usarmos na hora de saber se o peludinho está ou não com frio.

Por exemplo, a temperatura está mais baixa, mas seu cachorro continua com o mesmo comportamento. Então fique tranquilo, pois é sinal de que ele não está com frio.

Mas, por outro lado, se ele apresentar tremeliques e suas orelhas e patas estiverem geladas, é hora de colocar uma roupinha nele!

Mas como escolher o tamanho ideal para o seu pet? Veja abaixo.

Roupinha para Cachorro
Poodle marrom usando uma roupinha rosa. Fundo ao ar livre desfocado. Crédito da foto: Freepik

Roupinha para cachorro: Como escolher o tamanho ideal?

Roupinha para Cachorro: A escolha do tamanho ideal da roupinha para cachorro nem sempre é uma tarefa fácil. Usar modelos na medida adequada é fundamental para deixar seu cãozinho confortável e não atrapalhar a movimentação.

Para escolher a roupinha ideal, indicamos que você tire as medidas do seu dog. Mas, como medir seu cachorro? Nós vamos te ensinar!

Para escolher a roupinha ideal, são importantes três medidas: comprimento, largura ou circunferência do peito e circunferência do pescoço. Pegue a sua fita métrica e vamos lá!

Roupinha para Cachorro – Comprimento

Coloque a fita métrica na base do pescoço (altura da coleira) e meça até o início da cauda.

Largura ou circunferência do peito

A largura deve ser medida no peito do animal, logo abaixo das patas dianteiras. Coloque a fita métrica no ponto mais largo e meça toda a circunferência.

Roupinha para Cachorro – Pescoço

Meça toda a circunferência da base do pescoço, próximo ao corpo do animal. Não precisa apertar para oferecer mais conforto e facilitar a hora de vestir.

O modelo de algumas roupinhas não exige a circunferência do pescoço. Nesses casos, use o comprimento e a largura como referência.

Para te auxiliar no tamanho, confira as medidas na tabela abaixo:

TamanhosPeito (cm)Comprimento (cm)Pescoço (cm)Peso (Kg)
0PP281718600gr – 1.2
1P3220211.2 – 2.2
2M3824252.2 – 3.5
3G4328293.5 – 5.0
4GG5032335.0 – 8.0
5XGG5837388.0 – 11.0
666414211.0 – 15.0
777554518.0 – 25.0
887655025.0 – 35.0

Roupinha para cachorro: Como escolher a ideal?

Existem algumas dicas para escolher o look ideal para o seu cão. Confira abaixo!

Priorize o conforto

Ao fazer uma breve pesquisa sobre as roupas para cachorro, você pode encontrar produtos de todos os tipos e para todas as necessidades: jaquetas, moletons, camisetas e até mesmo fantasias.

Mas lembre-se que elas devem ser confortáveis para o seu pet! Então, quando você for comprar, analise com calma aquelas que são do seu interesse e escolha uma que traga mais conforto para o seu amigo.

novo pet
Homem na rua com 2 cachorros – Foto: Freepik

Evite zíperes, botões e detalhes

Zíperes e botões podem machucar o seu pet, isso se ele não arrancar e ferir a boca, ou até mesmo engolir peças pequenas.

Então, prefira roupas para cachorro que não tenham tantos detalhes para garantir a segurança do animal.

Ah! Não se esqueça de que peças com bolsos, por exemplo, podem enroscar a pata.

Prefira peças sem manga

Para colocar uma roupa com manga as vezes é preciso um pouco mais de calma para passar as patas da frente por elas.

Por exemplo, se ele não tiver paciência e for agitado demais, é melhor que você escolha uma que não tenha essa parte.

Mas, por outro lado, se o seu amigo for mais tranquilo e gostar de vestir as roupinhas, então as mangas vão ajudar bastante quando estiver mais frio.

Observe as aberturas

Não se esqueça de que cachorro também precisa fazer necessidades, e a roupa não pode atrapalhar nesse momento. Então, prefira peças que tenham aberturas.

Se o seu cachorro for fêmea, somente a abertura traseira é suficiente; no caso dos machos, é preciso que a roupa deixe o abdômen destampado para que ele possa urinar.

Escolha um bom material

Cachorro gosta de deitar no chão, rolar, brincar bastante e se coçar também, por isso, as roupas devem ser feitas com material resistente.

Além de pensar na durabilidade, não se esqueça de que as unhas podem enroscar em alguns tecidos, como lã e linha. Por isso, é importante evitá-los.

Na hora de comprar roupas para cachorro, pense naquilo que o seu amigo precisa, sem deixar de lado o conforto e a segurança.

Também não se esqueça de que é preciso tirar as roupas para que a pele respire e ainda lavá-las para evitar a proliferação de micro-organismos que podem trazer alergias.

Resumindo, certifique-se de escolher roupinhas confortáveis e com um tecido que não “pinique” ou incomode o seu cão.

Lembre-se que a roupinha deve ser confortável de usar – e isso é mais importante que ser fashion ou bonita. Por isso, cuidado com lantejoulas e brilhos que possam incomodar, ok?

Existem várias roupinhas bonitas e com um tecido agradável ao seu pet disponíveis no mercado.

Roupinha para Cachorro
Cão preto e branco, de grande porte, usando uma roupinha cinza e peluda, com duas orelhinhas, além de um cachecol preto. Fundo ao ar livre. Crédito da foto: Freepik

Além da roupinha para cachorro, utilize mantinhas e cobertores

As mantas e cobertores são o complemento ideal para os dias mais frios. Disponíveis de diversos materiais, podem ser usados no inverno ou em noites mais frias.

Dica! Tenha pelo menos dois modelos de roupinhas e de cobertores para seu cachorro não ficar sem as peças enquanto estiverem lavando.

Para finalizar, como dissemos anteriormente, é super importante pensar se realmente é necessário comprar roupa para o seu cachorro, já que nem todas as raças exigem, pois já são super peludas.

Para isso, observe seu animal para tomar as medidas necessárias. Normalmente, é melhor vestir os cachorros pequenos, como os chihuahuas, porque nos períodos mais gelados eles podem sofrer.

Ou então aqueles cães de pelo liso, pois podem sofrer mais frio que os cães peludos ou acostumados com climas frios.

Também é recomendado adquirir uma roupa para seu cachorro se ele for idoso, por possíveis problemas de artrose.

Leve em consideração as mudanças de temperatura que acontecem quando seu cachorro está quentinho dentro de casa e depois sai na rua, com baixas temperaturas e até chuva, o que pode causar doenças. Com uma boa roupinha para cachorro você consegue evitar estes problemas!

Agora que você já sabe como escolher o tamanho ideal da sua roupinha para cachorro, veja também:

Separei mais esses conteúdos para você:

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here