Ração ou alimentação natural? Qual a melhor opção para os pets? Confira no nosso artigo abaixo, aqui no Web Cachorros.

A alimentação de cães é um fator muito importante para o bem-estar deles, portanto deve ser pensada com calma e considerando alguns fatores.

Mas em primeiro lugar, o que é alimentação natural? Entenda abaixo!

Alimentação de cães
Cão branco e marrom, comendo ração em um pote de alumínio. Crédito da foto: Freepik

Alimentação de cães natural?

Alimentação de cães: Segundo a definição da The European Pet Food Industry Federation (FEDIAF), a alimentação natural são alimentos para animais de estimação sem eventuais aditivos e que apenas tenham sido submetidos a um processamento para a produção manutenção do conteúdo de todos os nutrientes essenciais. Como por exemplos: congelamento, cozimento e concentração.

Conservantes artificiais, corantes, aromatizantes e uma série de outros produtos industrializados são o que estamos afastando cada vez mais de nossos pratos. Então por que com nossos cães seria diferente?

É por isso que a alimentação natural, conhecida no mundo todo por veterinários e proprietários pets, vem ganhando cada vez mais espaço no Brasil. E como ainda é novidade, causa muitas dúvidas e curiosidades.

Na alimentação natural são utilizados produtos e ingredientes frescos e de alta qualidade e não são utilizados subprodutos como farelos de carne, trigo, soja entre outros.

A alimentação natural para animais de estimação consiste em oferecer refeições ricas em nutrientes, que sejam saudáveis e balanceadas. Atendendo a toda demanda do pet por vitaminas, minerais e fibras e, claro, sem incluir alimentos que prejudicam sua saúde, como alho, cebola e sal e sem o uso de aditivos químicos, corantes e conservantes.

Assim como a redução de ingestão de alimentos industrializados é benéfica para nós, humanos, ela também pode ser benéfica para os animais. Entretanto, é fundamental que o cardápio realmente seja rico em nutrientes, equilibrado e completo.

Existem vários benefícios acerca da alimentação natural. Entre eles estão:

  • melhora do sistema imunológico;
  • pelos mais macios e brilhantes, com menos quedas;
  • mais disposição e energia;
  • eliminação de aditivos químicos e outras substâncias como corantes e conservantes;
  • fezes mais firmes e sequinhas;
  • longevidade;
  • controle da obesidade, entre outros.

Na questão entre ração ou alimentação natural, precisamos conhecer o outro lado também. Por isso, a seguir, vamos entender os prós e contras das rações.

Alimentação de cães
Cão deitado em frente a um pote branco com ração. Fundo branco. Crédito da foto: Freepik

Alimentação de cães – Ração

Alimentação de cães: A ração é totalmente balanceada e boas marcas e linhas têm uma ótima formulação que não vai deixar faltar nada para seu animal.

Ela, por vezes, é rica em aditivos naturais, balanceada em ômegas, possui alto teor de proteínas (proteínas em geral e não somente de proteína animal) e algumas já são até livres de grãos e transgênicos.

Todavia, como ponto negativo, elas não são customizáveis, ou seja: se o animal tiver vários problemas de saúde, não conseguimos adicionar ou subtrair ingredientes de uma ração, todas têm alta taxa de carboidrato e baixa quantidade de água.

Além do que falamos de um produto industrializado, seco e com o mesmo sabor, nada que daríamos ou que seria recomendado aos nossos filhos humanos, por exemplo.

O principal benefício da ração de boa qualidade, portanto, é a garantia de que todos os nutrientes dos quais seu cachorro precisa, estarão ali.

Na quantidade e equilíbrio certo, sem que você precise se preocupar com nada além de ler o rótulo da ração e entender o que você está servindo para seu pet.

E quais são os contras? Bom, a ração é um alimento industrializado que contém conservantes, transgênicos, misturas de ingredientes que nem sempre são de boa qualidade, possuem corantes e outros ingredientes que não são encontrados na alimentação natural equilibrada.

Assim como é melhor para você ter uma alimentação à base de produtos naturais, é melhor para o seu pet que ele também receba esse tipo de alimento. Dessa forma, você evita que ele tenha contato com substâncias que não são saudáveis.

Já a comida, como vimos acima, é feita com ingredientes nobres, que seriam próprios para consumo humano, você sabe e escolhe cada ingrediente.

É comumente usada proteína digestível, é mais gostosa, tem menor taxa de carboidratos, tem mais água e por ser fresca é mais rica em antioxidantes naturais e pode ser adaptada a várias doenças ao mesmo tempo.

Por outro lado, não é prática como a ração, compete com o ser humano no quesito sustentabilidade, e o mais sério: pode trazer problemas de saúde se não for balanceada corretamente.

Alimentação de cães
Filhote de Husky Siberiano branco e cinza está comendo ração em um pote de alumínio. Fundo branco. Crédito da foto: Freepik

Alimentação de cães: Qual escolher?

Alimentação de cães: Como conclusão, a escolha entre a ração ou a alimentação natural é preciso ser permeada pelas necessidades do cão e também pelos hábitos da casa, rotina, etc.

Como você percebeu, escolher entre ração ou alimentação natural vai depender de muitos critérios, principalmente, do seu comprometimento em montar um cardápio rico para o pet.

Por exemplo, se você gosta dos benefícios da alimentação natural e vai fazer da forma correta, então esta é uma excelente escolha.

Isso por todos os benefícios que vemos ao iniciar esse tipo de alimentação para os cães, como pelos mais brilhantes, maior atividade e até mesmo menos idas ao veterinário para cuidar de doenças.

Inclusive os custos de uma boa ração e de uma comida feita em casa são similares!

Mas, por outro lado, se você acha que dar comida é colocar restos, que não precisa pesar cada ingrediente e quer cozinhar por sua conta sem nenhuma orientação e suplementação, é melhor seguir mesmo com a ração.

Muitas pessoas têm vários cães, não têm tempo de balancear e de fazer a comida com extrema responsabilidade. Por isso, a alimentação caseira não é uma opção nesses casos, quando são muitos pets e a rotina é corrida.

O melhor é optar por uma ração seca premium ou super premium, que contenha os nutrientes em sua composição. Evite rações à granel, ok? Veja aqui porque evitar ração granel!

Resumindo, saiba que é preciso ter cuidado ao oferecer alimentação para os cães, pois eles têm necessidades nutricionais diferentes das nossas.

Ou seja, oferecer comida sem nenhum acompanhamento ou orientação pode sentenciar seu animal a severos problemas de saúde.

Por isso, tome cuidado e veja o que você tem condições de oferecer e lembre-se: a melhor alimentação para seu animal é a que ele aceita e que cumpre a todas as exigências nutricionais dele. Não siga modismos ou invenções, pois isso pode prejudicar muito a saúde do seu dog!

​Independente se você escolheu alimentação para cães natural ou ração, certifique-se de que a dieta seja equilibrada e composta por proteínas, gorduras de boa qualidade, carboidratos, vitaminas, minerais e água.

Assim, seu cão terá uma vida saudável, longa e feliz ao seu lado. Até a próxima!

Agora que você já sabe sobre alimentação de cães, veja também outros artigos:

Separei mais esses conteúdos para você:

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here