Cães podem comer vários alimentos humanos, mas será que cachorro pode comer tomate? Descubra a seguir!
O tomate é um fruto delicioso e muito popular, bem querido por nós e também por alguns pets. Mas será que cachorro pode comer tomate? SIM, podem!
Porém, o tomate deve ser for oferecido aos pets de forma correta, porque, apesar de não apresentar nenhum risco à saúde deles, eles contém algumas ressalvas.
Então, pode até oferecer, mas é melhor evitar, já que existem outros alimentos igualmente saborosos e que são ainda mais saudáveis!
Vamos ver os prós e contras do tomate?
Cachorro pode comer tomate – Quais os benefícios do tomate?
Para começar, o tomate é rico em licopeno, um agente antioxidante e anticancerígeno. Além disso, ele possui as vitaminas A, B e C, e os sais minerais como o fósforo, potássio, cálcio e magnésio, que ajudam no desenvolvimento de dentes, músculos e ossos.
O que não pode é oferecer tomates verdes, pois eles contêm glicoalcaloide, um composto tóxico que agride o organismo do cão.
Caso você tenha uma horta em casa, as folhas do tomateiro também estão vetadas, ok?
Cachorro pode comer tomate – Quais os riscos do tomate?
Um risco é a substância chamada solanina, que por mais que esteja mais presente na planta do que no próprio fruto do tomate, ela é tóxica para os cães.
Entre os sinais de intoxicação pela substância estão:
- Desconfortos gastrointestinais;
- Alterações no ritmo cardíaco;
- Perda de coordenação motora;
- Fraqueza;
- Tremores,
- Convulsões.
Quadros graves de intoxicação pela ingestão de tomate são raros, mas podem sim acontecer caso o cão coma um tomate verde, podendo ter dores e alterações no organismo.
Já a casca desse fruto é uma das mais contaminadas pelo uso de agrotóxicos. Por fim, as sementes presentes em abundância no tomate podem causar obstrução gastrointestinal. Ou seja, melhor evitar.
Caso ainda assim, você queira dar um pedacinho ou seu cão goste do fruto e você queira servir, saiba que o tomate deve estar maduro e deve ser oferecido em pouca quantidade.
Ele pode ser oferecido cru, mas é ainda melhor que o alimento esteja cozido, o que facilitará na sua digestão. E ah! Muito importante: tire as sementes também.
Se oferecido com moderação, o tomate maduro e sem sementes não é um veneno para cachorro.
Cachorro pode comer tomate – comer molho de tomate?
Depende! Se for um molho de tomate natural e caseiro, que é preparado sem adição de sal, conservantes e temperos, sim.
Porém, você não deve dar molho de tomate industrializado ou sintético ao seu pet, uma vez que esses produtos contêm conservantes e aditivos artificiais que podem causar problemas digestivos nele.
Uma boa ideia é fazer um molho de tomate caseiro e misturá-lo com carne ou frango cozido. Você também pode servi-lo com arroz integral.
Seja como for, fique sempre atento a qualquer mudança no comportamento do seu amigo, ok? Em caso de falta de apetite, fraqueza, tremores ou qualquer outro sintoma, um veterinário deverá ser consultado imediatamente!
Agora que você já sabe se cachorro pode comer tomate, confira também sobre outros alimentos:
- Cachorro pode comer maçã? Descubra!
- Cachorro pode comer melancia?
- Cachorro pode comer cenoura?
- Cachorro pode comer pipoca?