Muitas vezes, os donos de cães não sabem ao certo quais são os alimentos liberados para darem aos seus amigos. Por exemplo, será que cachorro pode comer melancia?

Existem alguns alimentos que são proibidos para cachorros, porém esse não é o caso da melancia, que é uma fruta docinha e deliciosa, sendo uma ótima opção para dar ao seu cão, ou seja cachorro pode comer melancia.

Cachorro pode comer melancia?
Cachorro sentado em frente piscina olhando em direção a um pedaço de melancia. Crédito da foto: Freepik

Antes de dar um pedaço de melancia ao seu cão, certifique-se de tirar todas as sementes, pois ele pode engasgar. Além disso, elas podem causar uma obstrução intestinal no seu pet, uma vez que são de difícil ingestão. Tire também a casca, que pode causar um desconforto gastrointestinal no animal.

Fazendo isso, você pode dar tranquilamente a melancia ao seu cão, pois é uma opção de petisco muito saudável, rica em água e nutrientes.

Se seu cão for de porte pequeno ou médio, bem como filhote ou idoso, corte a melancia em pequenos pedaços ou que sejam proporcionais ao tamanho do pet. Isso fará com que ele pegue o alimento mais fácil e também evita a deglutição sem a prévia mastigação.

Ah! Nada de dar aquela fruta que já passou do ponto, ok? Apenas frutas frescas para o seu cão! Aquela melancia que já está seca ou que estragou, você deverá descartar.

Cachorro pode comer melancia?
Cachorro sentado em grama comendo um pedaço de melancia. Crédito da foto: Freepik

Como tem bastante água (cerca de 92%), a melancia é também uma excelente opção para manter o pet hidratado, pois além de aumentar o consumo do líquido, contribui para diminuir os riscos de problemas urinários, garantindo o bom funcionamento dos rins e do organismo.

Outro benefício é que ela possui pouquíssimas calorias e, por isso, é ótima para dar aos cães que estão acima do peso ou obesos.

Além disso, a melancia é rica em vitaminas A, B e C, além de potássio, que é um poderoso antioxidante que controla a frequência cardíaca de forma natural.

As vitaminas, por sua vez, ajudam em diversos fatores, como:

  • Na manutenção de uma boa visão;
  • No bom funcionamento dos sistemas ósseo e muscular;
  • Contribuir para a saúde e boa aparência da pele e pelagem;
  • Contribuir no fortalecimento da imunidade e no bom funcionamento do organismo.

Por esses motivos é bem comum encontrar quem recomende oferecer melancia no verão, pois essa fruta geladinha ajuda a refrescar o cão.

Cachorro pode comer melancia?
Cachorro comendo melancia. Crédito da foto: Freepik

É claro que você não deve dar em excesso, pois tudo que é demais faz mal. E nem substituir a ração, mas sim dar como algo complementar, como petisco ou lanchinho.

A melancia pode ser servida em temperatura ambiente, congelada, como um picolé, e até com outras frutas. Basta usar a criatividade!

Cachorro pode comer melancia: Confira abaixo algumas receitas especiais com esse ingrediente tão saboroso:

Picolé de Melancia

Ingredientes:

  1. Melancia sem semente cortada em cubos;
  2. Água ou água de coco.

Modo de fazer: Bata os pedaços da melancia no liquidificador; Acrescente a quantidade desejada de água até obter uma consistência pastosa homogênea; Em vez água, você pode optar pela água de coco, que também é saudável e ainda dá um sabor especial à receita.

Depois, despeje o conteúdo do liquidificador em forminhas pequenas para picolé. Se você não tiver, pode ser forminhas de gelo mesmo! Depois, é só levar ao freezer e esperar o picolé congelar.

Depois de congelado, desenforme os cubinhos e coloque no potinho do pet, para que ele possa lamber!

Este é um jeito diferente de oferecer alimentos para o pet! Muitos se divertem com as lambidas e as mordidas dadas no alimento geladinho.

Vitamina de Melancia

Ingredientes:

  1. 2 xícaras de melancia sem sementes, sem casca e picada;
  2. 1 xícara de iogurte natural integral;
  3. Forminhas de silicone ou potinhos descartáveis.

Modo de fazer: Bata a melancia no liquidificador até a mistura ficar homogênea e formar uma espuminha; Em seguida, adicione uma colher de sopa de iogurte natural integral em cada forminha de silicone ou potinho, formando uma camada; Encha o resto do espaço com a melancia batida; Então, deixe congelar por quatro horas.

Quando estiver durinho, pode desenformar, mas, antes de servir, deixe por alguns minutos na temperatura ambiente.

Confira outras frutas que seu animal pode comer além da melancia e dê elas ao invés de dar aqueles petiscos industrializados e super gordurosos, especialmente se seu cãozinho precisa perder peso.

Separei mais esses conteúdos para você:

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here