Pode dar pão aos cães? Faz mal ao cachorro?

Pode dar pão aos cães? Faz mal ao cachorro?

Muita gente dá pão aos cães e muita gente critica essa atitude, é por essas divergências de opinião que esse artigo vai tirar todas as dúvidas sobre o assunto para você entender se está fazendo tudo certo e o que pode ou não ser feito em relação aos cães.

Pão faz mal para o cachorro?

Depende, o conhecido pão francês, também conhecido por outros nomes em algumas cidades do país, não chega a fazer mal aos cães. É possível, no entanto, encontrar cães que tenham intolerância a glúten, como acontece com humanos, e esse alimento tem glúten.

pão
Foto: Freepik

Nesses casos o indicado é dar pães sem glúten, os confeitados, com doces, queijos e outros ingredientes mais elaborados não são indicados, pois esse exagero pode fazer mal ao cão. Pães sem recheio ou cobertura, no entanto, podem ser oferecidos.

Esse é um alimento comum para os humanos e uma ótima fonte de fibras e os pães integrais são melhores para os cães, mas devem ser oferecidos de forma moderada, sem exagero ou sem grande frequência.

pão
Foto: Freepik

E a frequência?

A frequência é um dos vilões, isso por que os cães acabam “se viciando” em certos alimentos, se você dá um pedaço de pão ao seu cão sempre que ele surge ao seu lado no café da manhã, ele provavelmente vai vir pedir sempre que você for comer, e desenvolver um comportamento indesejado.

Aproveite para conferir nosso artigo sobre porque cafeína é veneno para os cães

Mas além dos comportamentos negativos, dar pão com grande frequência pode acabar fazendo mal ao peso do cão e deixando-o obeso, por isso o indicado é que se você deseja fazer esse agrado faça com cuidado e sem exageros, de preferência depois que o cão faz algo que você queira, aproveitando para reforçar bons comportamentos.

pão
Foto: Freepik

Cuidados

Além de tomar cuidado com o tipo de pão e a frequência, também é importante tomar cuidado com a quantidade oferecida ao cãozinho, alguns donos chegaram a relatar que seus cães se engasgaram com um pedaço de pão muito grande.

Você pode dar pedaços menores e de preferência não permitir que outras pessoas ofereçam pão ao seu cãozinho, assim você estará sempre de olho para lidar com qualquer problema que possa surgir.

Para quem não quer correr o risco, tudo bem, o pão não faz falta na alimentação dos cães, e seu cãozinho ficará feliz com outros agrados alimentares, como um pedaço de banana ou cenoura, por exemplo.

Aproveite para conferir nosso artigo sobre como agradar os cães com comida da forma correta

Todo cão ama pão?

pão
Foto: Freepik

Nem todo cão ama pão, é possível encontrar cães que de fato não gostam e tudo bem, não é uma regra os cães gostarem de pão.

Mas se seu cãozinho ama pão, você pode usar o alimento como um termômetro para saber se está tudo bem com ele, caso o cão comece a recusar a ração e pareça indisposto ou dê outros sinais, você pode oferecer pão e caso ele recuse é um grande indicativo de que algo está errado.

O que fazer?

Se você quer dar pão ao seu cão pode dar pedaços com cuidado com baixa frequência, ou seja, ofereça de forma moderada e sempre sob sua supervisão, se ainda não se sentir seguro pode conversar com seu veterinário a respeito.

O pão não faz falta na alimentação de um cão que é alimentado de forma balanceada, portanto não tem necessidade de ser oferecido, mas de forma moderada não chega a fazer mal aos cães. Se seu cãozinho já tem tendência a engordar ou não tem boa saúde não é indicado, sem antes conversar com o veterinário que conheça o caso dele.

Separei mais esses conteúdos para você:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *