Essa é uma pergunta muito comum entre os donos. Afinal, cachorro pode comer cenoura? Vamos descobrir ao longo deste artigo! Vem com a gente para mais informações sobre este vegetal.

Cachorro pode comer cenoura?
Fotografia de um cachorro da raça Lulu da Pomerânia deitado na grama, comendo cenoura. Crédito da foto: Freepik

Hoje em dia, existe no mercado uma infinidade de petiscos feitos especialmente para cães, desde ossinhos, bifinhos, sachês e até mesmo cupcakes, biscoitinhos e cookies.

Em meio a tantas opções, algumas podem não ser tão saudáveis e, por isso, não é nenhuma surpresa que muitos donos de animais procurem opções mais naturais, nutritivas e, claro, acessíveis para seus cães.

Felizmente, a cenoura é uma dessas opções, sendo um dos vegetais mais acessíveis e menos calóricos, além de ser um lanche seguro e aprovado pelos veterinários para dar ao seu pet.

A cenoura é considerada uma boa opção de lanchinho, sendo nutritivo tanto para humanos quanto para cães. Inclusive, podem ser excelentes petiscos para treinar e recompensar o bom comportamento do seu animal de estimação, porque elas não têm uma grande quantidade de calorias.

Na verdade, as cenouras praticamente não contêm gordura. Por isso, são também ideais para alimentar cães mais velhos e com sobrepeso. Mas, assim como todas as guloseimas e alimentos suplementares, as cenouras também devem ser oferecidas ao seu animal com moderação, porque tudo em excesso faz mal, bem como com a aprovação do seu veterinário.

Cachorros podem comer cenoura?
Retrato de filhote de cachorro da raça Dálmata deitado ao ar livre, comendo uma cenoura. Crédito da foto: Freepik

Cachorro pode comer cenoura: Quais os reais benefícios da cenoura?

As cenouras podem proporcionar importantes benefícios à saúde do seu amigo de quatro patas, porque além de conterem potássio, fibra e outras vitaminas, as cenouras são uma excelente fonte dos antioxidantes alfa-caroteno e beta-caroteno, que são convertidos em vitamina A no organismo.

A vitamina A, por sua vez, pode melhorar a visão do seu animal e a saúde geral dos olhos; de fato, não ingerir vitamina A suficiente pode levar a infecções oculares e até perda de visão. Ela também pode ajudar a impulsionar o sistema imunológico do seu animal de estimação e manter a sua pele saudável.

A cenoura também é uma boa fonte de vitamina K, essencial à coagulação sanguínea, e de vitamina B6, que ajuda a transformar carboidratos, gorduras e proteínas em energia.

Por último, o alto teor de fibras das cenouras também significa que elas podem ajudar a promover um trato digestivo saudável, garantindo evacuações regulares para o seu cão.

É por isso que muitos alimentos e petiscos populares para cães, sejam úmidos ou secos, contenham cenouras em sua produção. Embora a quantidade de cenouras presentes na comida do seu cão não atenda necessariamente às necessidades totais de vitaminas, elas são uma adição comum em muitas fórmulas de comida para cães, devido à sua variedade de benefícios nutricionais.

Ah! Outro benefício super bacana é que mastigar cenouras cruas também pode ajudar a melhorar a saúde dental do seu cão.

Em outras palavras, a dureza de uma cenoura crua promove dentes saudáveis, combatendo o acúmulo de placa. Mas, lembre-se: cenouras para cães não substituem a escovação regular!

Cachorro pode comer cenoura?
Close-up de um cão da raça labrador comendo cenouras. Fundo de gramado verde desfocado. Crédito da foto: Freepik

Cachorro pode comer cenouras: Quando a cenouras é ruim para os cães?

Assim como qualquer outro alimento, apesar de a cenoura ser um alimento nutritivo e delicioso que os cães certamente apreciam, é preciso comer com moderação. Tudo que é demais faz mal!

Seria difícil alimentar o seu cão com cenouras suficientes para causar carotenemia ou toxicidade. No entanto, as cenouras não são nutricionalmente completas, portanto, evite alimentar o seu cão com tantas cenouras que ele não coma sua refeição normal.

Embora sejam de baixa caloria, a fibra da cenoura pode encher o estômago, removendo ou reduzindo a motivação para comer alimentos regulares. Além disso, muita fibra pode fazer com que os alimentos se movem muito rapidamente pelo trato digestivo para que os nutrientes sejam absorvidos adequadamente.

Por isso, nada de exagerar na quantidade!

Cuidado extra para cães filhotes ou pequenos: cenouras cruas podem trazer um risco de asfixia devido à sua dureza. Isso é raro, mas tome cuidado e não deixe seu cão sozinho enquanto come cenouras, principalmente se for pequenininho, pois pode engasgar.

Cachorro pode comer cenoura?
Foto de um cachorrinho da raça Husky Siberiano comendo comida em uma tigela. Fundo branco. Crédito da foto: Freepik

Cachorro pode comer cenoura cozida?

Sim, cenouras cozidas são ideais para cães, uma vez que o cozimento quebra as duras paredes celulares da cenoura, permitindo uma maior absorção de suas vitaminas e nutrientes. A presença desse vegetal é benéfica para qualquer receita!

Observação: Cenouras para cães não devem conter manteiga, sal ou outras especiarias, a menos que uma receita de comida de cachorro exija isso especificamente. A gordura e o sal extra tiram a natureza benéfica das cenouras e podem trazer malefícios à sua saúde.

Cachorro pode comer cenoura: Cães podem comer bolo de cenoura?

A resposta é não! Embora os ingredientes geralmente encontrados no bolo de cenoura não sejam tóxicos para os cães, o leite e o alto teor de açúcar podem causar problemas na barriga, incluindo vômitos e diarreia. Doces são proibidos para cães, assim como chocolate, que pode estar presente na cobertura do bolo.

Veja como preparar deliciosos petiscos!

As cenouras podem ser ingeridas cruas ou cozidas e há benefícios para cada preparação. Vamos ver a seguir!

Em primeiro lugar, você deve esfregar as cenouras, mas não precisa descascá-las. Os cães vão mastigá-las em pedaços. Na verdade, isso às vezes faz uma bagunça, pois pedaços de cenoura tendem a se quebrar durante a mastigação.

Para maiores benefícios à saúde, cozinhar a vapor ou a ferver é a melhor preparação. Como observado, isso permite que mais nutrientes passem para o seu cão. Apenas certifique-se de que as cenouras estejam totalmente frias por dentro e por fora antes de alimentar o cachorro, para não queimar a boca dele!

Para os benefícios das cenouras cozidas e cruas, cozinhe-as levemente no vapor, para que retenham um pouco de crocância para a saúde dental, mas também forneçam melhor absorção de nutrientes.

Cachorro pode comer cenoura?
Close-up de um filhote de Labrador, comendo em uma tigela prata. Fundo branco. Crédito da foto: Freepik

Confira algumas receitas:

– Almôndega de frango e cenoura

  • ½ quilo de carne de frango moída
  • ¾ xícara de arroz integral cozido (com uma pitada de sal)
  • 1 ovo
  • ⅓ xícara de espinafre cozido e picado
  • ⅓ xícara de cenoura cozida e picadaPara preparar, deixe o forno pré aquecido a 180ºC.Com a cenoura e o espinafre já cozidos e picados em pedaços pequenos, misture o restante dos ingredientes. A seguir, faça bolinhas com a massa da almôndega e distribua por uma assadeira assada ou forrada com papel manteiga. Depois, deixe assar de 15 a 20 minutos. Quando esfriar, já pode servir ao seu pequeno!

– Cupcake de cenoura e pasta de amendoim

  • 1 xícara de cenoura ralada
  • 1 ovo
  • ⅓ de xícara de mel
  • ¼ de xícara de azeite de oliva
  • ¼ de xícara de pasta de amendoim integral (sem açúcar nem sal)
  • 1 colher de chá de extrato de baunilha
  • 1 xícara de farinha de trigo
  • 1 colher de chá de bicarbonato de sódioPré aqueça o forno a 180ºC. Misture a farinha e o bicarbonato em uma tigela e reserve. Em uma outra tigela, junte todos os outros ingredientes até formarem uma massa homogênea e bem misturada. Aos pouquinhos, para não empelotar, acrescente os secos aos úmidos até tudo estar misturado. Divida a massa em forminhas de cupcake de silicone e asse por aproximadamente 20 minutos. Para checar se está pronto, espete um palitinho de madeira em um cupcake: se o palito sair limpo, sem nenhuma massa crua, o cupcake está pronto! Deixe esfriar um pouco e desenforme.

Além das cenouras, existem outras verduras e legumes permitidos para cães, como: alface, brócolis, abóbora, couve, chuchu, beterraba e batata.

Curtiu nosso artigo e receitas? Então confira neste post mais receitas feitas especialmente para cães! Com certeza, seu amigo vai adorar os mimos!

Separei mais esses conteúdos para você:

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here