Algumas pessoas podem perguntar: será que cachorro sente frio? Descubra abaixo!

A resposta é SIM! Assim como nós, os cães também sentem frio!

Já foi provado que os animais são seres sencientes, ou seja, eles são capazes de sentir sensações de frio e calor, bem como de dor, medo, tristeza, angústia, alegria, saudades, amor, gratidão.

Além disso, os cães são animais mamíferos, como nós, e também de sangue quente. Por isso, seu corpo funciona de forma parecida e eles regulam a temperatura do corpo da mesma maneira.

Cachorro sente frio?
Três filhotes de Golden Retriever sentados sob a neve. Créditos da foto: Freepik

Alguns cães podem ser mais sensíveis às baixas temperaturas. Por isso, necessitam de mais atenção e cuidado nesses dias. Por exemplo, os filhotinhos e mais idosos, que normalmente têm a saúde mais frágil, assim como cães de porte pequeno, magrinhos e de pelo curto.

Ainda que seu amigo não se encaixe em nenhum desses exemplos, é sempre bom analisar o ambiente, principalmente se ele costuma ficar no quintal ou em áreas descobertas da casa ou do apartamento.

É claro que existem raças mais resistentes ao frio, como aquelas que foram adaptadas em regiões com climas extremamente gelados, como o Husky Siberiano e o Akita. Esses cães possuem uma pelagem dupla, bem densa e longa. Por isso, conseguem ser mais tolerantes às baixas temperaturas.

Mas, assim como existem raças mais resistentes, existem as que são mais sensíveis. É o caso dos Pugs, Buldogues, Chihuahua, Shih Tzu, Pinscher, Maltês, Yorkshire Terrier, Pequinês, etc.

Essas raças, que são mini e também braquicefálicas, de focinho achatado, possuem maior dificuldade para respirar e precisam de atenção redobrada nessa fase do ano, que além de muito fria, é também seca. Elas podem sofrer mais e chegar até à hipotermia.

Cachorro sente frio?
Chihuahua da cor marrom claro está deitado, enrolado em um cobertor azul. Crédito da foto: Freepik

Independente da raça, observe o clima em geral. Se o clima estiver muito frio para você, provavelmente também estará para ele!

Como saber se meu cachorro sente frio?

Já que os cães não falam, eles usam outra linguagem para se comunicar e passar seus sentimentos: a linguagem corporal. Saiba interpretar os sinais que o seu cachorro está emitindo quando está com frio. Observe se ele:

  1. Está tremendo;
  2. Está com a temperatura do corpo muito baixa (veja se ele está gelado);
  3. Está deitado encolhidinho, parecendo o formato de uma bola (junta as patinhas e recolhe o rabo);
  4. Procura cantinhos para deitar e se aquecer;
  5. Está dormindo mais do que o normal;
  6. Está choramingando ou resmungando;
  7. Ficou com a respiração e movimentos mais lentos.
Cachorro sente frio?
Cachorro Rottweiler brincando na neve. Crédito da foto: Freepik

Cachorro sente frio: Como aquecer meu cachorro durante os dias frios?

Se você costuma deixar seu cachorro somente no quintal, saiba que não é muito legal, principalmente nos meses frios e de noite. Essa é a primeira coisa que você pode fazer por seu amigo, coloque-o dentro de casa, nem que for para passar a noite.

Se você não consegue fazer isso de jeito nenhum, o ideal é oferecer a opção de um cantinho quente e confortável, protegido da chuva e do sereno para o cachorro poder se esquentar. Uma casinha com edredom e cobertinha, um tapete quentinho com cobertor, uma caminha… Tudo para aumentar as fontes de calor e diminuir o contato dele diretamente com o chão, ok?

Se seu cachorro dorme dentro de casa, na cama ou no sofá, lembre-se que por mais fofos que esses dois espaços sejam, é preciso ter acessórios que os aqueçam também.

As roupinhas também são uma alternativa muito útil para esses dias mais frios. Você pode comprar roupas próprias para cães, que são facilmente encontradas em pet shops, ou então fazer uma roupinha para ele com as camisetas que possui em casa e não utiliza mais.

Nesse caso, é importante adaptar e fazer modificações na peça para que sirva no animal e fique confortável pra ele, de maneira que ele não se suje quando precisar fazer suas necessidades.

Cachorro sente frio?
Cão marrom dorme debaixo do cobertor e fica apenas com o focinho de fora. Crédito da foto: Freepik

Quem optar por dar uma chance às versões prontas pode encontrar roupinhas mais fininhas, como também versões mais reforçadas, de moletom e plush. Dica! Na hora da escolher a peça, certifique-se de que ela está no tamanho correto para evitar desconforto e até assaduras.

Além disso, cheque com certa regularidade se a peça não está incomodando, dando alergia ou machucando a pele. E lave a roupinha de vez em quando para que não acumule sujeira, combinado? Assim como as cobertinhas!

Uma outra medida de prevenção é a vacina contra a gripe. Ela combate a bordetelose e parainfluenza, podendo ser aplicada pelo médico veterinário.

No caso das raças de cachorro mais afetadas, alguns cuidados especiais precisam ser tomados, como o uso de umidificadores de ar e inalação para evitar ressecamento e obstrução das vias aéreas.

Cachorro sente frio?
Cachorro deitado embaixo de um cobertor roxo. Crédito da foto: Freepik

Outra dica importante é reduzir a frequência dos banhos. Opte por banhos a seco, por exemplo, que o cão não tem que se molhar, uma vez que o contato com a água pode fazer com que que seu pet fique doente devido à baixa temperatura e também porque demora mais para secar.

Além disso, caso vá passear com seu amigo nos dias mais frios, é preferível que faça passeios curtos apenas para as necessidades, evitando que ele fique exposto ao clima frio por muito tempo.

Se estiver garoando, seque seu amigo com uma toalha e tente aquecê-lo com cobertinhas assim que voltarem, senão ele pode se adoecer e ficar resfriado, com o nariz escorrendo e febre. Caso ele fique doente, leve a um veterinário para que ele lhe indique o tratamento mais eficaz!

Gostou das nossas dicas? Seguindo esses cuidados, seu cachorro irá passar pelo inverno mais tranquilo e confortavelmente. E irá evitar doenças e desconfortos, bem como preservar a qualidade de vida dele!

Afinal, tudo o que queremos é que nossos companheiros de quatro patas estejam sempre bem protegidos e felizes, não é?

Agora que você já sabe que cachorro sente frio, leia mais sobre como cuidar do seu cão no inverno ou em épocas de frio aqui no Web Cachorros, seu portal de notícias com dicas de saúde e bem-estar canino. E não deixe de comentar aqui embaixo ou compartilhar esse conteúdo com seus amigos e familiares que também possuem um cãozinho. Até a próxima!

Separei mais esses conteúdos para você:

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here