cão com petisco

Muitos tutores se sentem incomodados com os petiscos industrializados ou a quantidade de comida industrializada que oferecem aos seus cãezinhos, e mesmo se sentindo desconfortáveis, não conseguem mudar a alimentação deles trocando a ração por comida natural.

Diversos fatores como financeiro ou tempo podem ser os culpados, mas se você se sente assim pode optar por trocar os petiscos industrializados por petiscos caseiros. Nesse artigo vamos falar dos benefícios dessa troca e dar exemplo de petiscos que você pode preparar em casa de forma rápida e prática.

cão comendo petisco

Benefícios da troca por Petiscos caseiros

Querendo ou não os petiscos industrializados são cheios de conservantes, corantes e aromatizantes, e todos esses produtos químicos não são a melhor opção para os nossos cães. Não são bons nem para os humanos, então também não faz bem aos cães.

Aproveite para conferir nosso artigo Alimentação natural para cães

Quanto mais natural a alimentação de um cão, mais saudável ele vai ser e de forma mais harmônica o corpo dele vai funcionar. Se é impossível trocar a ração por alimentação natural, então um bom começo é trocar os petiscos industrializados por biscoitos naturais.

cão com petisco

Eles tem ingredientes que fazem bem para a digestão do seu cãozinho, sem química e você sabe exatamente o que vai estar dando para ele. Uma facilidade é que os biscoitos duram uma semana em um pote fechado, portanto tirar uma horinha do seu dia de folga para preparar algumas fornadas para a semana não vai dar prejuízo nenhum.

Cuidados ao dar petiscos

Muitos donos não sabem, mas petiscos sejam industrializados ou naturais podem causar alergias ao cachorro, assim como alguns alimentos causam em nós humanos. Portanto antes de dar qualquer petisco, caseiro ou industrializado, é necessário testar dando um pedaço pequeno e observando se ele tem alguma reação antes de dar um biscoito inteiro.

cão com petisco

Confira também nosso artigo Como manter a higiene bucal do cão

Se seu cãozinho tem idade mais avançada ou algum problema sério de saúde é melhor consultar um veterinário antes, se o animal já tem uma disposição a apresentar uma reação é sempre bom conversar com seu veterinário de confiança que esteja a par da saúde do cãozinho e possa dizer o que é mais indicado a ele.

Muitos petiscos podem causar obesidade, então, se você dá petiscos por qualquer motivo, seja adestramento ou para agradar, é melhor maneirar e sempre dar com cautela. Não é todo dia que pode ser dado, muito menos de forma indiscriminada ou para cães que não praticam exercício. Isso pode acarretar uma obesidade e futuramente outros problemas de saúde.

cão com petisco

Como fazer / Receita de petiscos caseiros para cães

Ingredientes

  • 1 e 1/2 banana madura
  • 1 ovo
  • 1 colher de sopa de manteiga sem sal
  • 2 colheres de sopa de mel
  • 1 xícara de aveia em flocos (eu uso integral)
  • 1 colher de chá de canela em pó
  • 2 colheres de chá de farinha de linhaça
  • Até 2 xícaras de farinha de trigo integral

Modo de Preparo

  • Coloque todos os ingredientes, menos a farinha de trigo integral, em uma vasilha grande.
  • Amasse a banana e misture tudo até ficar uma massa homogênea.
  • Comece adicionando aos poucos a farinha de trigo para a massa não ficar mais gosmenta. Vá colocandoaté ela parar de grudar nos cantos da vasilha. A farinha vai dar o ponto certo à massa.
  • Quando o ponto estiver quase perfeito, tire a massa de dentro do recipiente, polvilhe um pouco de farinha em algum lugar liso e sove a massa para ela ficar bem misturada e com uma textura menos grudenta.
  • Quando ela já não grudar mais nas mãos, abra a massa com um rolo até ela ficar bem fininha.
  • Com um cortador de biscoitos corte a massa em biscoitinhos, você pode usar um copo também.
  • Aqueça o forno e coloque os biscoitos no forno em uma travessa, fique atento para retirar quando estiverem dourados.
  • Deixe esfriar e pode dar para o seu cãozinho.

petiscos caseiros

A receita é nutritiva para humanos e cães, sim, você pode comer também, se preferir pode acrescentar açúcar nos seus, mas esses não podem ser dados aos cães. Se você resolveu tentar trocar os petiscos por naturais, experimente começar aos poucos para observar se seu melhor amigo se adapta a troca e se achar necessário converse com o veterinário.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here