Todo mundo gosta de receber amigos em casa mas, ter cachorros mal educados pode ser muito constrangedor. Eles pulam em cima das pessoas e ficam lambendo o tempo inteiro. Além do mais, eles podem apresentar comportamentos bastante agressivos com as visitas como latir e rosnar e até mesmo atacar, seja por excesso de proteção pelo dono ou por puro ciúme. Para que esse tipo de situação não aconteça, o adestramento é a melhor opção.
A raça não tem nada a ver com isso
Infelizmente, cães como o Pit Bull são rotulados como ferozes e instáveis podendo atacar a qualquer momento. Isso não é verdade da mesma forma que cães pequenos como um Yorkshire pode ser muito mais violento que um cão de grande porte. Já ouviram a frase “tamanho não é documento”? Pois bem, ela se aplica muito bem nessa situação.
É claro que o adestramento para um Pit Bull será completamente diferente para um York. Eles possuem perfis e temperamentos diferentes e precisam de estímulos e comandos diferentes. Por exemplo, um Pit Bull não vai ter a mesma energia que um Poddle. Normalmente, cães de grande porte têm muita energia para gastar e precisam de exercícios constantemente.
Leia também: Como adestrar meu cachorro em casa.
Na hora do passeio
Se você precisa puxar a coleira é porque está fazendo as coisas de maneira errada. O cão deve estar sempre ao seu lado e nunca a sua frente ou então ele vai se sentir o chefe e você é quem será levado para passear. Sempre que isso acontecer vire no sentido oposto para que você fique à frente e o cão passe para trás. Faça isso quantas vezes for necessário até ele entender quem é que manda.
Cada adestramento deve ver as particularidades da raça
Um bom exemplo disso é o Chow Chow, o Pastor Alemão e o Pinscher. Essas 3 raças de tamanhos distintos podem ser muito agressivas. Por isso, a sua socialização com outras pessoas e outros animais, tem que começar de maneira muito precoce, quando ainda são filhotes. Já um Golden Retrevier é bastante amável com qualquer pessoa que conviva com ele. Mas, se não for adestrado adequadamente, pode se tornar um cão muito medroso na idade adulta.
Legal!