Como cuidar do seu cão no inverno ou em épocas de frio

A primavera já está quase chegando, mas os dias frios ainda não acabaram e vez ou outra o clima acaba nos pegando de surpresa. Nós simplesmente colocamos um casaco, uma luva, um cachecol, gorro, entre outros itens, mas e os nossos cães? Eles não têm como se vestir sozinhos e podem sentir muito frio, principalmente à noite em dias que o melhor é ficar debaixo das cobertas. Observe as dicas abaixo para não correr o risco de deixar o seu pet tremendo de frio.

Providencie um agasalho apropriado

Foto: Freepik

Quem tem cães de pelo curto precisam providenciar com urgência agasalhos apropriados para os cães. As roupas são fáceis de serem encontradas em pet shops e podem custar um pouco mais caro, porém vale tudo para não deixar o seu amigo com frio enquanto você está confortável no seu quarto com aquecedor. Fique atento, pois mesmos os cães com pelo comprido como o shih tzu ou o york podem sentir frio nessa época já que o pelo deles é muito fino.

Dica: Conheça as 10 melhores raças de cachorros para família.

Nada de ficar no quintal

Foto: Freepik

Se você não quer cachorro dentro de casa em nenhuma época do ano então é melhor não ter um. Durante os meses frios você não deve deixar o seu cão dormir em local descoberto e sem proteção contra o vento. Mas aí você pode falar: “eu tenho um Bernese Montanhês e ele se adapta muito bem ao frio”. Isso é verdade, mas no verão ele vai precisar de um lugar mais fresco e arejado. O ideal é fazer uma casinha adequada às necessidades do peludo.

Especial: Conheça as melhores frutas para seu cachorro.

Cortando o pelo

É claro que mesmo no inverno o pelo do cachorro não deve deixar de ser aparado, até mesmo por uma questão de higiene. Porém, nessa época o ideal é que o corte não retire muito para que ele tenha uma camada considerável de pelo para mantê-lo aquecido. Lembre-se de que você tem casacos e cobertores e o seu pet só tem o pelo para aquecê-lo.

O risco da hipotermia

Foto: Freepik

Todos os mamíferos são homeotermos, ou seja, todos nós mantemos uma temperatura ótima ideal para que todas as funções do corpo sejam realizadas sem problemas. Quando a temperatura fica abaixo da considerada ótima temos a hipotermia. Você deve procurar aquecer o cachorro urgentemente se perceber alguns desses sinais:

  • mais lento;
  • ansioso;
  • fraqueza;
  • ele procura lugares quentes para cavar;

Observe a raça do seu cachorro

Existem alguns cães que se adaptam muito bem ao frio, porém outros não suportam o clima e se sentem num congelador. É preciso ficar ligado nessas especificidades da raça. Quanto aos cuidados com a saúde, os cães idosos, as gestantes e os filhotes devem ter cuidados especiais nessa época e ir com mais frequência ao veterinário.

Você tem filhos? Então conheça as melhores raças de cachorros para crianças.

Passeios no frio

Bom, ninguém gosta de sair de casa com um clima congelante lá fora e o seu cachorro com certeza também não quer. Mas, como manter os passeios? Tente manter uma rotina de brincadeiras em casa que substituam o passeio. Se a sua residência for muito pequena para isso, o melhor é escolher horários em que há mais calor como a tarde ou próximo ao meio dia.

Fique muito atento às patas

Nós usamos sandálias em casa e muitas vezes usamos meias, tênis e botas para proteger os nossos pés. As extremidades são as partes do corpo que mais se resfriam e logo podem ficar com uma temperatura muito baixa. Você pode providenciar botinhas para o seu pet para que as patas não fiquem em contato com o chão muito frio. Quando as temperaturas estão muito baixas, as almofadas das patas podem até mesmo rachar.

Separei mais esses conteúdos para você:

Guia de Adestramento Para Cães

Seu cão faz xixi no lugar errado, destróis o seu sofá e não te obedece? Conheça o Guia de Adestramento para cães. Informe seu nome e e-mail.

envelope
envelope

1 COMENTÁRIO

  1. Tenho um rottweiler e não sei se ele está sentindo frio pois montei um local coberto para ele dormir mais na madrugada fria ele não fica no local coberto e determinado. Não sei o que fazer ou deixo para quando ele sentir necessidade, ele ir sozinho para o local!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here