Entenda o cio: duração, fases e como cuidar da cadela

Quem tem cadela se preocupa muito com o cio. O medo dos machos na porta de casa ou cercando a cachorrinha durante o passeio. Algumas pessoas, no entanto, pretendem cruzar sua cadela para ter filhotes, enquanto outras apenas querem entender sobre o assunto.

Nesse artigo vamos explicar sobre o assunto. Você entende o cio e o ciclo sexual da cadela. Confira também nossas dicas para cuidar melhor da sua cachorrinha e evitar problemas de saúde.

Maturidade sexual

Assim como com as humanas, as cadelas precisam atingir a maturidade sexual para poder reproduzir. É quando acontece o cio. Isso vai variar de acordo com a raça. As cadelas de porte grande apresentam o primeiro cio mais tardiamente.

Ou seja, pode acontecer apenas aos 18 meses de vida. Enquanto as cadelas de porte pequeno costumam apresentar o cio mais cedo, podendo acontecer por volta dos 6 meses de vida.

O primeiro cio tecnicamente significaria que a cadela atingiu a maturidade sexual para engravidar. Porém estudos já chegaram à conclusão de que no primeiro cio o aparelho reprodutor das cadelas não está tão maduro assim.

Ou seja, não é indicado que as fêmeas cruzem no primeiro cio. Além do aparelho reprodutor não estar totalmente maduro, também é uma grande carga psicológica. Sim, muitas cadelas podem ficar confusas e assustadas com a primeira gestação, principalmente quando tão jovens. Isso é bem comum.

Fases do ciclo sexual

Para entender o cio é importante entender o ciclo sexual completo. Por isso entenda as fases do ciclo sexual das cadelas.

  • Pró-estro

É a fase de preparação para a ovulação, ou seja, o organismo se prepara para a gestação. Nessa fase acontece a menstruação, ou seja, a fêmea sangra pela vulva. Ela também passa a lamber mais a região. Além de que ficam mais dengosas, pedindo mais carinho ao tutor, outras pessoas ou animais da casa.

Aproveite para conferir também nosso artigo sobre parque para cães e 4 motivos para levar seu cão regularmente

  • Estro

Fase em que a ovulação de fato acontece. Nessa fase a vulva aumenta e aparece o muco para facilitar a cruza. É nessa fase que a fêmea escolhe o macho que irá aceitar e passa a permitir a monta. Ou seja, é quando a acontece a cruza.

Vale lembrar que a fêmea não vai aceitar qualquer macho. E não é legal forçar. Pode acontecer da fêmea não aceitar o macho que você colocar com ela para cruzar.

  • Metaestro

É a fase da gestação e da lactação, ou seja, quando a fêmea fica prenha e depois amamenta os filhotes. A gestação das cadelas dura 62 dias e os filhotes devem ser amamentados por 2 meses.

  • Anestro

O anestro é a fase de descanso sexual. Dura por volta de 6 meses e é quando a cadela descansa. Ou seja, é o intervalo entre um cio e outro.

A duração do cio e das outras fases com exceção do metaestro não são definitivas. Ou seja, o período de duração não é exato e pode variar um pouco entre cada cadela.

Aproveite para conferir também nosso artigo sobre 5 formas de relaxar seu cachorro

Por que recomendamos a castração?

Fazer a cruza entre cães requer muita atenção, realizar vários exames nos dois cães, para evitar propagação de doenças e verificar se os cães estão aptos para a cruza. Sendo que o coração de alguns cães pode não aguentar a agitação da cruza.

Além disso é importante estar muito atento durante o período de cruza, sendo que pode ser necessário acalmar cadelas e machos que nunca cruzaram antes. Eles podem ficar muito nervosos na fase em que ficam grudados é preciso acalmá-los para evitar que saiam antes da hora e se machuquem.

Também é preciso desprender muito tempo para cuidar da cadela durante a fase da gestação e ficar com ela na hora do parto. Além de cuidar dela e dos filhotes na fase de amamentação. A alimentação da cadela também muda e o acompanhamento veterinário é essencial durante todo o tempo.

Aproveite para conferir também nosso artigo sobre a importância do veterinário nutricionista

Então é importante refletir se você poderá fazer tudo que é necessário para cuidar da cadela e filhotes. Se você não tiver condições financeiras e tempo para ter todos os cuidados não vale a pena tentar a cruza.

A castração também ajuda a evitar problemas de saúde em cadelas como câncer de mama e de ovários. O recomendado é fazer antes do primeiro cio. Se você pensa em castrar ou cruzar a sua melhor amiga, consulte o veterinário.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here