As temperaturas no verão estão cada vez mais altas e a sensação térmica pode ultrapassar os 40°. Da mesma forma que precisamos tomar certos cuidados como sair em horários específicos, usar roupas mais leves e beber maior quantidade de água, o nosso animal de estimação também precisa de cuidados especiais. Cães de raça com pelagem abundante merecem atenção redobrada, pois estão propensos a doenças próprias da estação. Os cachorros que possuem aquele focinho curto como o pug, o york e outros, sofrem bastante em altas temperaturas, portanto toda a atenção é bem vinda.

Como cuidar do seu cachorro nesse verão

Hidratação

É muito importante estar sempre verificando a quantidade de água que o seu cachorro está bebendo por dia e principalmente, trocar a água com certa frequência. Não sei se você já percebeu, mas cães não gostam muito de tomar a água quando ela está com algum tipo de cisco ou sujeira. Nesse aspecto, eles são muito exigentes quanto a higiene. Como muitos donos passam o dia fora de casa, a dica é espalhar vários potes de água pela casa, para que o pet tenha sempre água limpa ao alcance. E durante um passeio não pense apenas em você, leve água também para o seu cão.

Como cuidar do seu cachorro nesse verão

Passeios com o cão

Se o passeio for feito à pé, é melhor escolher horários nos quais o sol está menos intenso como antes das 9 da manhã e depois das 17 horas. Principalmente, para os cães de focinho curto que apresentam dificuldades respiratórias, passeios em horários que o sol está muito forte podem provocar problemas de saúde gravíssimos e até ao óbito. Procure evitar grandes distâncias, principalmente se tratando de animais de pequeno porte. Se eles possuem um tamanho menor, possuem uma quantidade de energia muito menor que a sua para gastar, portanto, fique sempre observando o seu cão durante os passeios.

Como cuidar do seu cachorro nesse verão

Para aqueles que gostam de levar o pet para um passeio de carro, a regra não é muito diferente. Sempre evitar os horários de calor intenso e como estão dentro de um automóvel, se caso o ar condicionado não estiver ligado ele pode sofrer insolação até mais rápido do que se estivesse do lado de fora do veículo. Agora muita atenção! Nunca saia do carro e deixe o seu animal lá dentro. Você deixaria o seu filho? Pense da mesma forma. Mesmo que os vidros estejam abertos, essa nunca é uma boa ideia.

Como cuidar do seu cachorro nesse verão

Protetor solar para cachorros

É isso mesmo minha gente, protetor solar para cães. Existem diversas marcas no mercado próprias para os nossos amados bichinhos. Da mesma maneira que os dermatologistas indicam o uso constante de protetor, mesmo na sombra, os animais precisão de uma proteção extra durante o verão. Até porque muitas raças têm uma pele extremamente sensível e podem facilmente sofrer com lesões e dermatites durante a estação. Ou seja, de olho no seu cão.

Como cuidar do seu cachorro nesse verão

Hora de cortar o pelo

O verão é a estação que pede pelos curtos a todo o momento. Os cães com pelagem muito espessa como o york, poodle, lhasa apso e shih tsu sofrem muito com o pelo comprido nesse calor. Eles acabam não brincando com tanta frequência para não transpirar muito, mas ainda assim é impossível evitar q isso aconteça. É justamente nessa época que os problemas de alergias causados por fungos mais aparecem. O suor fica aprisionado no interior da pelagem impedido por ela de evaporar completamente, assim, a pele do animal acaba se tornando o local ideal para a proliferação de fungos: um ambiente úmido e escuro.

Como cuidar do seu cachorro nesse verão

Pois é, o calor parece apenas um fator a mais no dia, mas ele pode provocar muitos transtornos não apenas para você, mas principalmente para o seu cão. Para você é bem simples matar a sede: simplesmente vai até a geladeira e enche um copo com água, mas o seu cão não sabe falar e nem abrir a geladeira. Ele só tem a você e depende de você para quase tudo. Mas a recompensa é tão grande, eles nos dão tanto amor e carinho, que esses pequenos cuidados acabam se tornando um momento de lazer.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here