Maylon, o cachorro do Máskara é um dos maiores ícones caninos do cinema hollywoodiano. Com suas expressões inconfundíveis, Maylon encantou gerações através de um carisma genuíno.

Suas aparições em desenhos, nos cinemas e em games nos trazem cenas e atuações impagáveis. Em especial, quando o cãozinho acaba usando sem querer a máscara de Loki e se tornando o cão Máskara!

Cachorro do Máskara
Cachorro do Máskara – Fotos: Divulgação

Você já ficou imaginando aprontar altas aventuras com o cachorro do Máskara? Já se perguntou qual a raça de Maylon? E quais suas caraterísticas? Quer saber mais? Então vem com a gente para conhecer as curiosidades mais surpreendentes sobre Maylon, o famoso cachorro do Máskara!

1) Afinal, qual a raça do cachorro do Máskara: Fox Paulistinha ou Jack Russell Terrier?

Maylon, o cachorro do Máskara, é um Jack Russel Terrier. Esta é uma raça bastante animada e brincalhona. O companheiro do Máskara também nos ensina que esta é uma raça bastante leal: Cães desta raça são companheiros para a vida toda.

Maylon é um típico Jack Russel Terrier. Isso porque este tipo particular de Terrier é bastante elétrico e precisa gastar grandes quantidades de energia. Além disto, Jack Russel Terriers são bastante corajosos e capazes de enfrentar as situações mais perigosas – muitas vezes se esquecendo de seu próprio tamanho e peso.

Cachorro do Máskara com óculos sorrindo - Créditos da imagem: Freepik
Cachorro do Máskara com óculos sorrindo – Créditos da imagem: Freepik

Devido à sua disposição para correr e brincar por horas a fio, cães desta raça são excelentes para casas com crianças. A longínqua expectativa de vida destes cães permite que eles cresçam junto com as crianças de suas casas, tornando-se companheiros delas.

Por seu porte reduzido e natureza amigável, os cães da raça Jack Russell Terrier são companheiros bastante seguros para crianças. Tomados os devidos cuidados com bebês e com a dose certa de amor, estes Terriers podem ser verdadeiros irmãos para os filhos de seus tutores.

2) Tutores de um Jack Russell e fãs de O Máskara submetem seu pet a cirurgia plástica para se parecer com o personagem do filme

Os membros de uma família russa causaram polêmica após submeter seu pet a uma cirurgia plástica para fazer com que ele se parecesse mais com Maylon. Marina Esmart, de 37 anos, comprou por 280 euros um pet da raça Jack Russel Terrier ao ver seu filho encantado pelo cachorro do Máskara.

O problema surgiu quando, após algumas semanas, as orelhas do animal começaram a se levantar, deixando-o diferente do personagem do filme. Segundo sua tutora, a família tentou colocar pesos em suas orelhas para contornar a situação, mas isso causou grande desconforto ao pet.

Passada esta tentativa inicial, a família se reuniu e decidiu que era o momento de levar seu pet à cirurgia para deixá-lo permanentemente parecido com Maylon. Conversando com veterinários, entretanto, os familiares foram informados de que esse era um procedimento desnecessário e que interferiria na vida do animal.

Com a justificativa de que as orelhas levantadas estavam impedindo o pet de encontrar uma parceira para reproduzir, a família decidiu seguir com o procedimento. Hoje, o sósia de Maylon é apresentado em competições e apresentações de pets.

3) A raça do cachorro do Máskara tem algumas variações na sua aparência

Geralmente, cães pertencentes a uma mesma raça são bastante semelhantes entre si e a única diferença visível pode ser a cor de seus pelos. A aparência de cães da raça Jack Russell Terrier, entretanto, pode variar realmente muito entre cães, podendo apresentar diferença em:

  • Altura
  • Cores
  • Pelagem
  • E até mesmo orelhas!
Cachorro do Máskara na areia com um all star amarelo ao seu lado - Créditos da imagem: Freepik
Cachorro do Máskara na areia com um All Star amarelo ao seu lado – Créditos da imagem: Freepik

É bastante incomum que cães da mesma raça tenham tantas diferenças entre si. Isso porque determinadas características do pelo dos cães são utilizadas para determinar sua raça. No caso do Jack Russell Terrier, entretanto, seus pelos podem ser:

  • Ásperos
  • Lisos
  • Uma mescla de ambos

Quanto à textura da pelagem, esta raça apresenta duas categorias distintas:

  • Uma pelagem áspera, estreita e crespa
  • Uma pelagem lista, fina e macia

4) Os cães Russell formam uma família de raças

O cão do Máskara, assim como os outros Jack Russell Terrier, compartilha sua ancestralidade com outras duas grandes raças: O Parson Russell Terrier e o Russell Terrier original. Estas três raças se adaptaram para ter versatilidade em diversas tarefas, sendo um traço comum entre seus indivíduos e comportamentos.

5) O cachorro do Máskara não tem medo de animais maiores

Apesar de seu porte reduzido, os cães do tipo Jack Russell são verdadeiros guerreiros! Com sua inteligência e energia, este tipo de cão é conhecido por tentar enfrentar cães muito maiores do que ele!

Cachorro do Máskara com óculos de sol vermelho em um fundo azul - Créditos da imagem: Freepik
Cachorro do Máskara com óculos de sol vermelho em um fundo azul – Créditos da imagem: Freepik

Em parques e espaços de convivência comum, não é raro vermos cães desta raça confrontando cachorros de porte muito e elevado – e, por curiosidade, muitas vezes impondo respeito neles.

6) Eles se queimam no Sol com muita facilidade

Devido à sua pelagem clara e fina, pele rosada e nariz pálido, os cães da raça do cachorro do Máskara têm uma tendência muito maior a contrair queimaduras quando expostos à luz do sol. Apesar disto, estes são cães que adoram praticar atividades ao ar livre para gastar energia e liberar seus instintos.

Por este motivo, é recomendável que os tutores de Jack Russells tenham um cuidado redobrado para protegê-los da exposição solar. Em dias mais quentes, ainda, recomenda-se a utilização de filtro solar para reforçar a proteção.

7) A raça do cachorro do Máskara tem muita energia para gastar!

A raça do cachorro do Máskara pode ser pequena em tamanho, mas como mencionamos é gigante em energia! Isso significa que este tipo de cão tem uma excelente performance atlética e pode se destacar em muito com o treinamento adequado.

Por outro lado, esteja atento: Devido à sua energia extra, os Jack Russells costumam manter-se ocupados com o que estiver ao seu alcance, podendo causar algumas surpresas em objetos de seus donos. Ou seja, cuidado redobrado com chinelos soltos pela casa!

Além disto, os cães da raça Jack Russel Terrier precisam de muitos estímulos – ambos mentais e físicos. Isso quer dizer que você precisará separar um tempo especial na agenda para passar com seu pet caso pense em adotar um cão desta raça.

8) O cachorro do Máskara é um excelente caçador

Poucos sabem, mas os Jack Russells eram originalmente caçadores de raposas, o que lhes garantiu uma agilidade e tenacidade quase imbatíveis no campo da caça. Por isso, atenção: Quando um Jack Russells ataca outro animal, é praticamente impossível pará-lo.

Cachorro do Máskara com gato em uma cama - Créditos da imagem: Freepik
Cachorro do Máskara com gato em uma cama – Créditos da imagem: Freepik

Caso você tenha gatos ou roedores em casa, fique atento à visita de cães da raça do cachorro do Máskara. Nestes casos, evite deixá-los próximos ou fique muito atento aos bichinhos, pois qualquer descuido pode ser fatal!

9) O cachorro do Máskara é extremamente inteligente

Devido aos anos na prática de caça a raposas, os cães da raça do cachorro do Máskara adquiriram uma inteligência extraordinária. Isso fez com que a Federação Cinológica Internacional (FCI) o considerasse um cão altamente inteligente, disposto e alerta.

Entretanto, esta inteligência somada à sua energia fora do comum pode fazer com que alguns cães da raça Jack Russell Terrier sejam extremamente difíceis de treinar. Nestes casos, o senso de determinação dos pets pode sobrepor à vontade e o comando de seus tutores.

10) A raça foi criada por um único homem

Por último, mas não menos importante: A raça do cachorro do Máskara é muito comum no mundo todo atualmente, mas nem sempre foi assim. A criação desta raça é atribuída a um único homem: Parson Jack Russell, que no século XVIII começou a criação destes pets.

Parson mal poderia imaginar que a raça criada por ele seria conhecida em todos os continentes e viria a cair no gosto de pais e filhos em casas ao redor do mundo todo!

Concluindo

O cachorro do Máskara é parte de uma raça de cães que aliam uma inteligência fora do normal a uma energia e eletricidade elevadíssimas. Por este motivo, a raça é uma escolha excelente para ser o acompanhante de um personagem tão icônico e igualmente vibrante!

E você, já conhecia os Jack Russell Terriers? Já conheceu algum pet com tanta energia e velocidade quanto o cachorro do Máskara? Compartilhe sua história com a gente nos comentários e aproveite para mandar o texto para aquele seu amigo ou amiga que tem um pet realmente elétrico!

Separei mais esses conteúdos para você:

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here