Dizer não ao pedido de uma criança é fácil, difícil é dizer não para o seu cachorro quando ela faz aquela carinha de cachorro abandonado. Mas não se deixe enganar pensando que ele não sabe o que está fazendo e só quer colo. Os cães aprendem com o tempo e eles sabem que toda vez que fazem aquele olhar acabam ganhando o que querem. São como crianças que crescem com estratégias para manipular os pais quando querem alguma coisa.

o olhar de "cachorro sem dono" é de propósito

Pesquisas

Um estudo fez uma análise e constatou o seguinte fato: cães que levantavam a parte interna sobrancelha fazendo os olhos ficarem maiores e apelativos eram adotados com mais frequência. Os pesquisadores acreditam que os cachorros conseguiram identificar a nossa predileção pelas feições infantis e começaram a imitar as crianças quando querem alguma coisa. Esse estudo foi realizado pela Universidade de Portsmouth da Inglaterra em pareceria com o Waltham Centre for Pet Nutrition.

o olhar de "cachorro sem dono" é de propósito

Os estudiosos desenvolveram uma ferramenta chamada de DogFACS, que analisa as expressões faciais dos cães através dos movimentos dos músculos. O sistema FACS já era usado em pesquisas com seres humanos e foi criado em 1978 por Ekman e Friesen. O programa não consegue identificar a emoção que o cão está sentindo naquele momento, mas os cientistas conseguem relacionar o movimento facial com os sentimentos. Eles selecionaram 27 cães e foram analisando todas as reações dos cães quando estavam frente a frente a um ser humano.

o olhar de "cachorro sem dono" é de propósito

Agora que você já sabe que aqueles olhos do Gato do filme Shrek não vem como uma característica natural no seu animal você já pode negar qualquer coisa a ele sem ficar com peso na consciência por tê-lo magoado. Mas a verdade é: quem resiste?

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here