Há pouco tempo um número mínimo de pessoas pensava primeiro em adotar um cão antes de comprar um. Hoje, com toda a divulgação nos sites e redes sociais, as pessoas já estão muito mais familiarizadas com o sistema de adoção de cães e várias já dão preferência à adoção. Porém, ainda é possível encontrar alguma resistência e receio, mesmo nas pessoas mais informadas, quanto a adoção de um cão. Se você está pensando nisso é hora de tirar as dúvidas.
Os primeiros passos para a adoção
Levar um cão para casa é uma decisão importante e toda a família precisa estar de acordo. No final das contas, você vai adotar, mas, todos irão ter que cuidar de alguma forma do animal quando você não estiver por perto. Fique ciente de que vai precisar de muito tempo disponível para limpar o espaço reservado para o cachorro, trocar água e comida, passear com ele, dar banho e escová-lo com frequência. Como se pode ver, não é uma tarefa muito simples.
Ter espaço suficiente para o cachorro
Cães são animais que gostam de brincar muito e correr bastante. Para tanto, é necessário ter espaço suficiente para que ele possa se sentir confortável. Se você mora em um apartamento, procure um animal de pequeno porte. Mas, se ele ainda for filhote é melhor pesquisar com o responsável pelo estabelecimento de adoção quantos centímetros mais o pet irá crescer até atingir a idade adulta.
Macho ou fêmea?
Essa é uma dúvida que pode tirar o sono de muita gente. O ideal é analisar cada situação de maneira específica e identificar os pós e os contras de cada um. Assim, se você já tiver um cão em casa, adotar outro do mesmo sexo pode gerar uma disputa por território. Se forem de sexos opostos, acasalamentos indesejados podem ocorrer e gerar muitos filhotes. As fêmeas, quando entram no cio, podem deixar os donos enlouquecidos. Mas, todos esses problemas podem ser evitados, simplesmente, realizando a castração do animal.
Dicas de leitura:
- As 10 Melhores Raças de Cachorro Para a Família
- As 10 Raças de Cachorro Preferidas dos Brasileiros
- As 10 Raças de Cachorros mais Caras do Mundo
Adotar um filhote nem sempre é a melhor opção
Muitas pessoas preferem adotar um filhote em vez de um cão adulto achando que a situação passará a ser mais fácil de lidar. Filhotes, por não terem ainda o seu sistema imune formado completamente, adoecem com mais frequência e precisam ir ao veterinário mais vezes. Eles precisam ser educados em praticamente tudo, desde o local onde vão fazer as necessidades até em termos de temperamento.
Além do mais, no sistema de adoção, os cães não são de raça e dificilmente será possível saber, com certeza, até quanto o cachorro irá crescer. Isso pode ser um problema para quem mora em lugares pequenos como apartamento. Os cães adultos não precisam de tanta atenção e só será preciso treiná-los se lhe for ensinado algo diferente. Eles conseguem se virar muito bem em ambientes estranhos.
Já tenho um cachorro
Da mesma forma que uma criança não gosta de brincar sozinha, os cães também preferem ter uma companhia canina para tudo. Ter mais de um cachorro é sempre uma boa opção, mas é preciso ficar atento para alguns cuidados. Nos primeiros dias, o antigo morador pode estranhar o novato e sentir que seu território está sendo invadido. Invente brincadeiras nas quais os dois podem interagir juntos.
Onde adotar um cachorro?
Existem várias maneiras de adotar um cão. Muitos cães de rua podem ser adotados sem problema algum e, sem dúvida alguma, vão adorar ter comida e água todo dia, um lugar quentinho para dormir e uma dose diária de muito carinho. Além disso, existem lugares específicos onde os cães são colocados para a adoção depois de vacinados e devidamente tratados de qualquer patologia:
- ONG’s;
- Centro de Controle Zoonozes ;
- Abrigos;
Outro bom lugar para saber sobre cães para adoção sem precisar sair da frente do computador é procurar através de redes sociais com o Facebook. Existem páginas nas quais os responsáveis colocam fotos e descrevem todas as características dos animais. Fique atento também às feiras de adoção que costumam acontecer em várias cidades.
A Lei de Posse Responsável
A adoção de um animal é algo muito sério e são necessários preencher alguns requisitos que são encontrados na lei nº 13.131, a Lei de Posse Responsável. Ela garante que o animal tenha um lar com qualidade de vida adequada e que será bem tratado. O estabelecimento de adoção também pode pedir alguns documentos seus como identidade, CPF e comprovante de residência. Tudo isso para garantir a segurança e o bem estar do animal.
Cuidados básicos logo após a adoção
Finalmente você já escolheu o cão e pegou todas as informações possíveis no próprio estabelecimento de adoção. Mas, os preparativos não param por aí. É preciso tomar outros pequenos cuidados como: levar ao veterinário para um exame completo, vermifugar, controlar pulgas e carrapatos e providenciar a castração (caso queira). Além disso, antes de levar o cão para casa, certifique-se de que, pelo menos, o básico necessário já foi providenciado como ração e lugar para dormir, entre outros. Não esqueça do principal: muito carinho e amor.