Conheça neste artigo, as 10 raças de cães mais atletas e saiba como cuidar corretamente delas, já que exigem um preparo físico e dedicação maiores que as demais raças.

Afinal de contas, quando você decide ter um animal de estimação, geralmente quer que ele tenha determinadas características para uma boa convivência, certo?

Então, é natural que você procure uma raça que tenha características e uma personalidade parecidas com a sua, bem como com o seu estilo de vida e rotina.

Logo, se você é daquelas pessoas que amam exercícios físicos e atividades esportivas, pe natural que prefira escolher raças que sejam assim também.

Portanto, contaremos pra você neste artigo alguns detalhes sobre as raças de cães mais atletas e que são ótimas companhias, igualmente, principalmente quando você for praticar atividades físicas.

Com uma infinidade de raças de cães, existem algumas que se dão melhor com exercícios, são as raças de cães mais atletas.

Nesse sentido, elas acabam precisando de mais atividades físicas por possuíram um porte e nível de energia excelentes para isso.

Por precisarem se movimentar, os cães podem se divertir e trabalhar o corpo de diversas maneiras.

Seja por meio de brincadeiras, passeios, corridas ou outras atividades físicas. O importante mesmo é gastar toda a energia que possuem.

Quais são as raças de cães mais atletas?

Embora, em princípio, a maioria dos cães poderia cumprir com maior ou menor êxito a tarefa de se exercitar ao ar livre com você, vamos fornecer informações sobre cinco raças de cães ideais para a prática esportiva.

Se você é uma pessoa que escolhe se exercitar diariamente, seja por questões profissionais ou por simples estilo de vida, podemos te contar quais são as raças ideais para te acompanhar durante os exercícios físicos. 

Confira a seguir as 10 principais raças de cães mais atletas! 

raças de cães mais atletas
Cão Husky Siberiano branco e marrom, na neve com seu dono, homem branco usando um casaco cinza e gorro preto, fazendo carinho nele. Crédito da foto: Freepik

Conheça as 6 raças de cães mais atletas e veja como cuidar

Raças de cães mais atletas – 1) Husky Siberiano

O Husky é uma raça lindíssima e muito atlética, além de suportar bem as baixas temperaturas do continente norte.

Você sabia que esse cão de olhos azuis, inclusive, já salvou uma cidade inteira?

Pois é, parece até história de filme, mas aconteceu de verdade! Mais precisamente em 1925, em uma cidade isolada do Alasca.

Baldo, o cão líder de um grupo de husky siberianos, enfrentou uma tempestade de neve por 200 km sozinho, carregando soro contra difteria para salvar as pessoas de uma doença que atingiu a cidade durante a Grande Corrida da Misericórdia – e o único jeito de levar os remédios até lá era usando os cachorros.

A bravura de Baldo lhe rendeu uma estátua no Central Park, em Nova York. Portanto, pode-se ressaltar que os huskies são exímios puxadores de trenó.

Portanto, esse tipo de cão também é bastante resistente. Por esta razão, o exercício diário é imprescindível para esse cachorro. Assim, é possível ter um cão calmo e tranquilo!

Geneticamente próximos dos lobos, gostam de provar sua resistência em trabalhos de longa distância.

O parentesco também faz deles cães silenciosos, que latem pouco, mas que sabem uivar. Outra curiosidade é que o uivo de um husky pode ser ouvido a uma distância de 16 quilômetros.

Apesar de fazer parte do grupo de trabalho, o husky siberiano é um cão que tem uma energia muito alta.

Ele é o tipo de cachorro que adora correr e vai demandar muitas caminhadas ao tutor, então esteja preparado para esse amigão peludo!

Resumindo, os famosos cães puxadores de trenó são excelentes companheiros para pessoas amantes de exercício físico.

Entre suas características mais marcantes, podemos destacar: 

  • Rapidez;
  • Agilidade;
  • Resistência;
  • Força.

Os Huskies não te decepcionarão se você for um atleta inveterado.

 raças de cães mais atletas
Close de um cão da raça Pastor Australiano, branco e marrom, em um gramado verde. Crédito da foto: Freepik

Raças de cães mais atletas – 2) Pastor Australiano

Imagine um cão com tanta energia que chega a correr sobre as costas das ovelhas para chegar na frente delas e liderar o rebanho.

Esse é o pastor australiano, que como o próprio nome já diz, pode pastorear o dia inteiro rebanhos de ovelha, gado, não importa do quê.

Na Austrália, há mais de 100 mil pastores, pois é o animal de trabalho mais popular da região. Se quiser ter um em casa, garanta que haja muito espaço. E não se assuste se ele começar a querer pastorear as pessoas da família.

O Pastor Australiano, como qualquer cão de trabalho, é um animal muito ativo, que tem muita energia.

Por esse motivo, precisa fazer atividade física regularmente, de preferência todos os dias! Além disso, por ser equilibrado, amigável e obediente – e vale lembrar que é um cão de guarda – não apresenta grandes inconvenientes ao entrar em contato com outros cachorros ou pessoas.

É uma excelente companhia!

raças de cães mais atletas
Cão da raça Labrador pulando, olhando para cima. Fundo cinza. Crédito da foto: Freepik

Raças de cães mais atletas – 3) Labrador Retriever

Não deixe que a natureza tranquila e paciente do Labrador Retriever engane você, pois apesar da aparência fofa, ele é um cão com muita energia e que adora se movimentar

Além disso, mantendo-o ativo, você evitará que desenvolva a tendência a engordar típica da raça. Lembre-se do fato de que eles são animais que gostam da água e tenha isso em mente ao escolher o tipo de exercício físico.

A vida urbana do labrador retriever e o cotidiano agitado dos tutores fazem com que essa raça tenha tendência a engordar. Contudo, esse cão é um trabalhador exímio, que precisa de estímulos.

Esse cão é uma das raças mais atletas pois gosta de correr, brincar e até mesmo nadar. É preciso que o tutor cuide da dieta e das atividades físicas desse animal, para que o pet cresça feliz e saudável.

raças de cães mais atletas
Close de cão marrom da raça Pointer Inglês, usando uma corrente prata, olha para frente. Fundo branco. Crédito da foto: Freepik

Raças de cães mais atletas – 4) Pointer Inglês

Como o próprio nome diz, o pointer (em inglês, indicador) é especialista em identificar o local exato das presas, função que vem sendo desenvolvida desde o século 17.

Quando identifica a caça, coloca-se em posição de seta (com o corpo, a cabeça e uma das patas na direção do alvo) e permanece imóvel para que o dono termine o serviço.

Uma habilidade herdada dos lobos, que, entre outros instintos de caça, ficam na mesma posição dos pointers depois de cercar a presa para indicar ao resto da matilha onde está a comida.

Se existe um inimigo do sedentarismo, esse é o Pointer Inglês. Ele não apenas te acompanhará com prazer ao se exercitar, mas demandará mais de você. Veloz, forte e incansável, também faz parte das principais raças de cães caçadores.

Um típico cão de trabalho, o pointer inglês é um excelente cão de caça e companheiro. Sempre trabalhou ao lado do dono, por isso se acostumou rápido com a presença da família.

Mas vai necessitar de caminhadas extensas regulares para se manter saudável e feliz.

O comportamento desse cachorro é ativo, gostando de brincar com discos arremessados. Fica feliz ao dormir por algumas horas, mas prefere que o descanso seja intercalado com caminhadas e exercícios, então nada de ficar parado!

Conheça as 10 raças de cães mais atletas e como cuidar
Cão Dálmata na praia, caminhando na areia. Crédito da foto: Freepik

Raças de cães mais atletas – 7) Dálmata

Mesmo pertencendo ao grupo não esportistas, há um espaço na lista de cães atletas para o dálmata. Essa raça é naturalmente ativa e adora correr, sendo assim precisam de atividades físicas todos os dias.

Além disso, esse cão apresenta um ávido instinto de caça, pois já foi utilizado como retriever.

Atualmente, é um excelente cachorro de companhia e um ótimo amigo para longas caminhadas.

Outro cão ideal para servir de companhia quando você for se exercitar é o Dálmata. Lembre-se que, há algum tempo, eram animais que corriam ao lado das carruagens puxadas por cavalos, tanto como guardiões ou simplesmente como um sinal de status da nobreza. 

Os Dálmatas apresentam grande resistência e um corpo atlético, de boa musculatura.

O dálmata é uma das raças mais populares e inconfundíveis do mundo, presente no famoso filme da Disney “101 Dálmatas”, mas sua fama não vem de agora.

Pinturas gregas com mais de 4 mil anos já registravam cachorros muito semelhantes.

Raças de cães mais atletas

Raças de cães mais atletas – 6) Greyhound

Conhecida como a raça de cão mais rápida do mundo, o greyhound pode chegar a uma velocidade de 70 quilômetros por hora.

Inclusive, essa agilidade é pouco mais da metade percorrida por um guepardo.

Por essas razões, o cachorro é comumente utilizado para servir como animal de corrida.

Em casa, trata-se de um animal ativo e que gosta de fazer exercícios físicos. Um verdadeiro atleta do mundo canino.

raças de cães mais atletas
Cão malhado da raça Whippet, sentado em campo ao ar livre. Crédito da foto: Freepik

Raças de cães mais atletas – 7) Whippet

A segunda raça de cachorro mais rápida do mundo é o whippet.

Em corridas, pode atingir velocidades de até 56 quilômetros por hora. Por essa razão também é utilizado em corridas, visto por muitos como atleta.

De acordo com o especialista em animais de estimação e autor do livro “Cães”, David Alderton, o Whippet tem uma natureza atlética e exige que o tutor ofereça corridas diárias. Em algum momento, as atividades devem ser sem guia.

Raças de cães mais atletas – 8) Afghan hound

Com toda a elegância do afghan hound fica difícil acreditar que trata-se de uma raça atlética.

É um cão ideal para quem gosta de fazer caminhadas, pois vai ser um companheiro leal durante as atividades físicas.

Além das necessidades físicas, essa raça precisa de cuidados estéticos.

O foco do tutor deve se ater à pelagem da raça, que precisa estar sedosa e livre de nós. Diariamente, o pelo do afghan hound deve ser escovado.

Conheça as 10 raças de cães mais atletas e como cuidar
Cão da raça Greyhound perto de seu dono. Crédito da foto: Freepik

Raças de cães mais atletas – 9) Borzoi

Essa raça tem o título de atlético até no significado do próprio nome, que deriva da palavra russa borzyi e significa “ágil”.

Trata-se de um cachorro naturalmente ativo, com necessidade de correr.

Devido a essas características, o borzoi não é indicado para viver em áreas urbanas.

Para que esse cachorro cresça feliz e saciado de suas necessidades físicas, é imprescindível que ele viva em campos abertos, preferencialmente em áreas rurais.

Raças de cães mais atletas – 10) Deerhound

E para fechar com chave de ouro, o deerhound completa o time dos atléticos gigantes da família hound.

Essa raça precisa de bastante espaço para se exercitar e também para dormir, pois são considerados cães espaçosos.

Além disso, esse cão é carinhoso com a família e adora estar perto das pessoas. Pode ser difícil ter essa raça na mesma casa que se cria gatos, pois o deerhound tem mania de perseguição.

Além das 10 raças de cães mais atletas citadas acima, existem muitas outras que também possuem porte de atleta. Confira abaixo!

Outras raças de cães mais atletas e ativas:

  • Braco húngaro;
  • Setter irlandês;
  • Lurcher;
  • Weimaraner;
  • Border collie;
  • Pastor belga;
  • Saluki;
  • Cão do Faraó;
  • Elkhound Norueguês.

A importância das atividades físicas para as raças de cães mais atletas

Raças de cães mais atletas – Mesmo que o cachorro não seja um atleta do mundo canino, é importante que o tutor utilize de alguns métodos para mantê-lo saudável.

As atividades físicas não precisam ser exageradas, mas caminhadas diárias são imprescindíveis (para todos os cães!).

Desta forma, o dono consegue gastar a energia do cão e proporcionar ao animal um dia de descobertas e aventuras fora do seu lar.

Além de ajudar na saúde do cachorro, evitando doenças que surgem através do sobrepeso, as caminhadas diárias evitam problemas comportamentais como estresse, tédio, ansiedade e tristeza profunda.

Conheça as 10 raças de cães mais atletas e como cuidar
Owner and labrador retriever dog in a forest. Attractive sporty woman with dog. Golden retriever.

Recomendações para a hora de fazer exercícios com as raças de cães mais atletas

Raças de cães mais atletas: Já vimos que é muito importante fazer exercícios com seu cão, independente da raça dele, mas principalmente se ele for um cão atleta.

Porém, e sair com seu animal de estimação e se exercitar, leve em consideração uma série de questões para que tudo ocorra bem. Sendo assim, veja antes veja como cuidar do seu cão: 

  • Não exponha o seu amigo peludo a uma intensa atividade física sem que o veterinário tenha dado sinal verde após uma revisão completa de seu estado de saúde.
  • Permita que seu animal se adapte progressivamente ao seu ritmo. Não force o seu cão jamais, ok? Pouco a pouco ele chegará longe.
  • Evite realizar exercícios em temperaturas extremas, sobretudo durante o calor. É recomendável fazer atividades físicas durantes as primeiras horas da manhã ou ao entardecer.
  • Mantenha você e seu cão hidratados! Lembre-se que os cãs se desidratam mais rápido que nós.
  • Assim sendo, assegure-se de que você e seu amigo de quatro patas tenham acesso a água durante a atividade física.
  • Não é recomendável que um cão corra longas distâncias se tem menos de um ano de idade. Espere até que seus ossos estejam suficientemente fortes para enfrentar o desafio.
  • O ideal é que um cão atleta pese mais de 15 quilos.
  • Se praticar exercícios durante a noite, não esqueça de utilizar uma luz refletiva tanto para você quanto para seu cão.
  • Se levá-lo para correr de coleira, deve ir a sua frente para evitar acidentes e possíveis lesões para ambos.
  • Preste atenção para evitar que o cão escape ou que termine no meio de uma briga com outros cães durante a prática da atividade física.

Acima de tudo, por mais profissional que seja, transforme essas práticas em momentos prazerosos para ambos, que sirvam para fortalecer o vínculo existente entre você e o seu querido animal de estimação.

Agora que você já conheceu as as 10 raças de cães mais atletas e como cuidar, leia também:

Até a próxima!

Separei mais esses conteúdos para você:

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here