Seu cachorro adora morder? Veja como controlar esse hábito aqui no Web Cachorros.

Seja aquele cachorro que está mordendo para brincar, como os filhotes que ainda não aprenderam que não pode morder ou aqueles cães adultos que também não foram educados.

Para o caso de mordidas decorrentes de agressividade, você precisará procurar ajuda profissional, como um adestrador, pois é um caso sério e que envolve certo risco.

Em relação aos filhotes, de fato eles interagem com sua mãe e irmãos com a boca e a brincadeira de morder é algo comum entre eles.

Os cães tem menos sensibilidade para dor que os humanos, então quando os filhotes chegam em nossas casas, essas brincadeiras não são desejadas por nós.

Um erro muito comum é que os donos acham fofo e incentivam essas mordidas quando o cão é filhote, mas o cão cresce com esse hábito e quando fica um pouco maior, o dono se incomoda porque agora as mordidas machucam.

Mas o cão nunca aprendeu que não podia morder, pelo contrário, foi incentivado!

Você precisa ser consistente nos ensinamentos pro seu cão, não adianta um dia você achar algo legal e depois você ficar bravo pelo mesmo comportamento que antes você achava fofo.

Junto com o xixi no lugar errado, as mordidas dos filhotes são o problema campeão de reclamações dos novos proprietários de cães. Mas fique calmo, tem solução!

cachorro adora morder
Cachorro mostrando os dentes, com a mão de um homem dentro da boca. Crédito da foto: Freepik

Como fazer o filhote parar de morder

Filhotes adoram morder, mas estimular essa prática é uma péssima ideia.

Acontece que, apesar disso, muitos tutores gostam e até estimulam o hábito no começo, já que receber uma mordidinha de um filhote pode ser bem fofinho (apesar de dolorido às vezes).

Mas esse hábito se prolonga até que a questão foge do controle e o pet passa a abocanhar tudo o que encontra pela frente, o que não é legal.

Mas como fazer para controlar esse hábito e evitar possíveis acidentes no futuro?

Na verdade, é mais fácil do que se imagina, você só precisa ser consistente. Ou seja, se não pode morder, não pode morder nunca.

Não adianta nada se às vezes você deixar e outras vezes não. Seu cachorro vai ficar confuso, perdido e não vai aprender nada. Por isso, confira esse adestramento abaixo:

1) Diga “não” bem firme

Quando o filhote morder você, simplesmente diga “não” de maneira firme, e então dê ao filhote algo que possa mastigar que seja dele como um brinquedo ou osso.

Elogie o filhote assim que parar de morder, para ele entender que essa atitude é boa.

2) Evite tirar as mãos fora

Procure não tirar as mãos quando o filhote estiver mordendo.

Embora essa seja a nossa resposta natural, para o filhote, o movimento de tirar a mão rapidamente torna-se um jogo divertido de “pegar a mão” (para eles, tudo é brincadeira!).

Portanto, em vez de fazer esse movimento de tirar a mão, deixe a sua mão onde está e diga novamente um firme “não”.

De novo, assim que o filhote parar, elogie e dê alguma coisa em que possa mastigar.

3) Pare de brincar

Se você estiver brincando com o filhote quando ele começar a morder você, pare de brincar imediatamente.

É importante mostrar que o comportamento não é aceitável e que a diversão não irá continuar se ele morder. Faça isso sempre e ele entenderá que essa atitude de morder não é legal.

4) Cachorro adora morder: Mostre que dói

Alguns cães se assustam ao ouvir o dono falar “Ai!”. Então é mais uma tentativa de demonstrar que morder não é legal.

Se isso funcionar ótimo, de novo, elogie o seu cão quando ele parar de morder.

5) Cachorro adora morder: Elogie o que não envolve mordidas

Cachorro adora morder: Sempre elogie qualquer brincadeira que não envolva mordidas. O seu cão precisa entender qual é o comportamento adequado, não apenas ser corrigido pelo inadequado.

Então toda vez que ele brincar sem morder, comemore com ele e faça elogios ou dê alguma recompensa, como um brinquedo ou carinho.

6) Cachorro adora morder: Separe-se do cão

Cachorro adora morder: Caso você tenha perdido controle total, e o seu cão não parar de morder, você deve separar-se dele.

Por exemplo, se você tiver uma área fora, pode levá-lo para lá ou caso contrário apenas vá para outra sala.

7) Cachorro adora morder: Dê alguma outra coisa para o seu cão

Cachorro adora morder: Dê ao filhote alguma outra coisa para fazer que você possa elogiá-lo por isso.

Por exemplo, coloque a coleira e pratique adestramento, leve-o para caminhar ou simplesmente mude a situação para tirá-lo do pensamento de morder.

cachorro adora morder
Cachorrinho da raça yorkshire terrier brincando em casa com uma bolinha cor de rosa. Crédito da foto: Freepik

Seu cachorro adora morder? Tenha brinquedos em casa

Cachorro adora morder: É importante ter em casa uma variedade de brinquedos de mastigar para o cão, principalmente quando ele é filhote.

Ossinhos, palitinhos de mastigar e outros tipos de partes desidratadas de animais são excelentes para o filhote mastigar.

Se você não gosta desse tipo de petisco ou o estômago do cão não pode tolerá-los, pois alguns cães são sensíveis, existem ossos sintéticos, brinquedos de corda, bolinhas, etc.

Você precisa encontrar algo que o seu cão realmente goste de mastigar de forma que ele realmente possa superar a fase.

Assim como tudo que você dá a um filhote, você deve regularmente verificar o brinquedo e monitorar o que estão comendo para garantir sua segurança e que não estão ingerindo algo que não é feito para engolir.

Cuidado para não comprar brinquedos que contenham partinhas pequenas!

Em resumo, todo filhote de cão morde, alguns mais que outros. É importante lidar com isto e mostrar para o filhote que esse não é um comportamento adequado.

Ou seja, você deve ser bem consistente com o seu cão e não permitir que ele morda a qualquer hora. Lembre-se de que os cães entendem apenas o certo ou errado.

Por isso, tenha uma boa variedade de coisas para o seu cachorrinho morder e sempre oferece a ele como alternativa para tudo que morder!

Se o cão não tiver estímulos suficientes ou brinquedos, ele pode acabar mordendo móveis, objetos e sapatos… Além disso, nessa fase estão crescendo os dentinhos, então ele se sente bastante estimulado para morder.

Mas, seguindo essas dicas, seu cão irá entender que morder toda hora e principalmente, morder você, não é legal e vai parar.

E saiba que recorrer à repressão e a outros métodos aversivos não só NÃO resolve a questão do comportamento indesejado, como pode levar a problemas ainda mais graves. Portanto, JAMAIS bata ou agrida o seu cão!

cachorro adora morder
Dois filhotes de American Bullies estão sentados juntos, um morde o outro de brincadeira. Fundo azul. Crédito da foto: Freepik

Afinal, por que cachorro adora morder? Confira os motivos

Cachorro adora morder: Ao longo da vida, os cachorros mordem por uma série de motivos. Independentemente de se tratar de um cão filhote, jovem ou idoso, morder faz parte do instinto desses animais.

Na natureza, a mordida serve não só de defesa e ataque. O ato de roer é útil também para fazer a limpeza dos dentes após as refeições, entre outras funcionalidades.

Portanto, devemos entender os motivos que levam os cães a morderem – e entenda que parte desse comportamento é natural, para suprir uma série de necessidades, que podem ser tanto físicas quanto psicológicas.

Portanto, confira por que o ato de um cachorro morder é fundamental:

1) Cachorro adora morder porque alivia o desconforto do crescimento dos dentes

Cachorro adora morder: Assim como nós humanos, os filhotes de cães também passam por uma troca de dentes de leite por permanentes.

Sobre essa fase, talvez você não se lembre, mas é comum que venha acompanhada de um certo desconforto gengival.

Uma das únicas maneiras que os cachorros têm para lidar com ele é por meio das mordidas.

Se o seu filhote têm entre 4 e 6 meses de vida e não para de morder sua mão e tudo o que encontra pela frente, é possível que ele esteja passando pela troca de dentes.

Ou seja, é comum ver o filhote de cachorro mordendo e rosnando. Primeiro, pelo alívio do desconforto gengival, segundo, porque a região pode ficar sensível e ele rosne para evitar qualquer contato.

Para ajudar a minimizar o problema de como fazer seu cachorro parar de morder, invista em mordedores especiais desenvolvidos para filhotes nessa fase.

Lembrando que se o pet der sinais de dor, falta de apetite, entre outros sintomas, é recomendado levá-lo ao veterinário para uma avaliação mais completa.

2) Cachorro adora morder mãos porque é mais divertido do que morder objetos inanimados

Cachorro adora morder: Boa parte das brincadeiras desses peludos consiste na simulação de uma das etapas de caça.

A respeito disso, é válido pensar que, na natureza, as presas não costumam ficar paradas: elas correm, fazem barulho e, em geral, oferecem alguma resistência.

Por outro lado, muitos brinquedos não têm grande mobilidade e não trabalham com outros estímulos.

Isso os torna menos interessantes para os pets. Já quando o cachorro fica mordendo pessoas, a história é diferente!

A gente se afasta e ergue as mãos, conversa e interage bastante com o pet. Dá para perceber que isso é mais estimulante do que morder um objeto, não é mesmo?

Para haver êxito em como fazer o cachorro parar de morder gente, uma saída é buscar por brinquedos mais completos.

Atualmente, é possível encontrar várias opções de mordedores recheáveis, com pulos irregulares, que garantem mais mobilidade. E você também pode lançar o brinquedo para deixar tudo mais divertido!

3) Cachorro adora morder: Sem querer, você estimula as mordidas

Cachorro adora morder: Em outras palavras, o que dissemos é que, ao resistir às mordidas, o que o tutor faz é deixar a brincadeira ainda mais divertida para o pet. Nesse sentido, muitos tutores gostam de participar da brincadeira.

Por outro lado, se você se pergunta como ensinar o cachorro a não morder, o truque é não reagir, a fim de diminuir os estímulos. Lembre-se das dicas mais acima!

Nessa hora, afaste-se e não deixe que continue a morder. Se necessário, você pode até virar de costas para ele.

Uma hora vai cair a ficha de que a brincadeira não tem a mesma graça. Ao mesmo tempo, não deixe de oferecer brinquedos interativos para ele! Essa atividade faz parte do instinto canino e não deve ser apenas reprimida.

4) Cachorro adora morder para chamar a atenção do dono

Cachorro adora morder: Muitas famílias com cães moram em apartamentos e passam boa parte do dia fora de casa.

Quando chegam da rua, as pessoas podem estar cansadas e acabar se esquecendo de dar atenção ao pet, que precisa de interação para seu bem-estar e felicidade.

Lembre-se de que cães são animais sociais e, para chamar sua atenção, o pet pode levar brinquedos para você, mas também pode recorrer a técnicas nem sempre agradáveis, como latidos e mordidas.

Principalmente se essa é a única maneira que ele encontra de interagir com o tutor, portanto em vez de ignorar ele, que tal tirar um tempo do seu dia para dar atenção exclusivamente ao seu pet?

Leve-o para passear, brinque de esconde-esconde, jogue frisbees e bolinhas para ele buscar. Se essa for a principal razão para as mordidas, você verá como elas vão parar!

Agora que você já sabe tudo sobre como controlar cachorro que adora morder, leia também esses conteúdos:

Separei mais esses conteúdos para você:

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here