Alimentação natural para cães

U Milena Costa    t 10 de agosto de 2016


Os cães podem sim se alimentar de comida natural, claro que de forma balanceada e pensada para o peso, raça e porte do seu cãozinho. Muitos donos tem dúvidas a respeito da alimentação natural ou comida de gente.

Acontece que alimentos humanos nunca devem ser dados aos cães sem uma orientação de um profissional especializado. Ainda assim muitos veterinários afirmam que dietas baseadas em alimentação crua são ainda mais saudáveis que a ração. Vamos falar aqui sobre os benefícios da alimentação crua, que é a mais saudável para cães, e como mudar a dieta do seu melhor amigo.

cão com comida natural

Como funciona a alimentação crua?

Primeiro você deve entender que por mais que você veja seu cãozinho como seu filho, ele é um animal carnívoro, portanto carne crua é extremamente saborosa para ele. Mas além da carne outros alimentos podem fazer muito bem a saúde do seu cão.

A alimentação crua se divide em alimentação crua com ossos e alimentação crua sem ossos, também é possível dar alimentos cozidos, mas é muito importante que ao decidir sair da ração para uma alimentação natural, você leve seu animal até um veterinário e converse com ele para ter a orientação correta de como a mudança deve ser feita.

comida natural para cães

Melhoria na saúde do cão

Cães vem da família dos lobos, naturalmente carnívoros. Mesmo se tornando animais domesticados o organismo deles ainda responde melhor ao alimento natural e não a ração, desde que seja dado de forma correta.

Aproveite para ler nosso artigo A melhor maneira de alimentar seu filhote de cachorro.

A comida natural contém 70% de água, o que significa que seu cãozinho vai estar muito melhor hidratado do que com a ração sequinha. É notável que isso clareia o xixi dos cães, um sinal claro de que os rins estão funcionando melhor. Além disso, toda essa água melhora a digestão do cãozinho.

menina dando fruta ao cão

A alimentação dos cães que comem ração é carregada de carboidratos de milho, soja e trigo, o tipo de coisa que aumenta a glicemia dos cães. E o tipo de coisa que não existe na alimentação dos lobos, portanto não deveria existir na dos cães. A alimentação natural vai carregar o seu bichinho de proteínas, além de enriquecer a dieta com frutas e verduras. E certamente a comida natural não vai carregar os aditivos presentes na ração.

Seu cão não vai recusar a comida

Muitos animais se recusam a comer, por diversos motivos, o mais comum é estar enjoado da ração, e sejamos sinceros, quem não enjoa de comer a mesma coisa todo dia? Com a alimentação crua seu cãozinho não fará isso.

Leia também nosso artigo Como lidar com cães que se recusam a comer.

Afinal, existe a possibilidade muito maior de variar, além do sabor da carne ser o que mais agrada os cães, o cheiro também vai fazê-lo ter muita vontade de comer. Pode parecer que ele está morrendo de fome com a nova dieta, mas na verdade ele está muito feliz com a comida saborosa.

cão comendo carne

É preciso ter muito cuidado para não dar comida demais achando que o cão não está se sustentando com a nova dieta e acabar deixando seu cão obeso, por isso a necessidade de ir até um veterinário que possa pesar seu bichinho e dizer o quanto é ideal que ele coma por dia.

Melhorias aparentes

Seu cãozinho com toda certeza vai se mostrar mais feliz, além de não choramingar para comer ou recusar a alimentação, ele também terá melhoria nos dentes e gengivas que vão ficar mais fortes com a mastigação de alimentos naturais e molhados.

cão feliz

O pelo dos animais que comem alimentação crua é muito mais brilhante e a queda dos pelos diminui drasticamente. Essa alimentação também fortalece o cão, deixando-o mais resistente a doenças e parasitas.

Para os donos um dos grandes benefícios é o cocô do seu cãozinho, sim, isso mesmo. As fezes de animais que comem alimentação natural são muito mais sequinhas devido a melhor digestão dos bichinhos e o odor também diminui consideravelmente.

Pense direitinho antes de mudar a dieta do seu cão

Se você tem um cão grande vai precisar preparar muita comida. Pode assustar, mas seu cão vai comer muito mais do que quando comia ração, isso porque a ração é desidratada. Um cão de raças como boxer, por exemplo, pode facilmente precisar comer 1 kg de comida natural por dia, o que significa muito espaço na geladeira para ele.

cão com alimentação natural

Muitos cães se recusam a voltar para a ração depois que comem alimentos naturais, mas mesmo assim é possível conseguir que ele coma misturando com ração úmida ou carne moída. É importante antes de resolver mudar para a alimentação crua, pesar se você pode financeiramente fazer a troca de alimentação.

Também é importante pensar se você conseguirá tempo para preparar a comida do seu cão, muitas pessoas tem agenda apertada e mesmo que seja ótimo dar alimentação natural, seria injusto com seu cão não dar da forma correta por falta de tempo, ou por não poder arcar financeiramente com toda a comida que cães grandes precisam.

cão esperando

Se você quer dar alimentação natural, crua ou cozida para o seu cão e já chegou à conclusão que terá condições de fazer a mudança, entre em contato com seu veterinário de confiança. Caso não seja possível mudar opte por uma ração de boa qualidade, pois a saúde do seu melhor amigo vem sempre em primeiro lugar e a alimentação é um dos cuidados mais importantes.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos Populares

Dachshund (Salsicha, Basset, Teckel ou Cofap)

Grupo dos Hounds

Dachshund (Salsicha, Basset, Teckel ou Cofap)

As vacinas para cachorros podem apresentar efeitos colaterais?

Cuidados

As vacinas para cachorros podem apresentar efeitos colaterais?

Cavalier King Charles Spaniel

Grupo dos Esportistas

Cavalier King Charles Spaniel

Os cachorros mais bonitos do mundo

Curiosidades

Os cachorros mais bonitos do mundo

Como Construir uma Casa de Cachorro Ideal

Cuidados

Como Construir uma Casa de Cachorro Ideal

Últimos Artigos

Dicas para donos de cães iniciantes

Alimentação

Dicas para donos de cães iniciantes

Aprenda a lidar com cães agitados

Curiosidades

Aprenda a lidar com cães agitados

Saiba por que cães comem grama

Curiosidades

Saiba por que cães comem grama

10 dicas para ensinar o filhote a passear e não ter problemas

Dicas

10 dicas para ensinar o filhote a passear e não ter problemas

Saiba quantos anos seu cão tem em idade humana

Curiosidades

Saiba quantos anos seu cão tem em idade humana