cão tosa
cão tosa

Se você tem um cão de pelo longo já deve ter passado em algum momento pela dúvida sobre como escolher a tosa, apenas entregar o seu cãozinho nas mãos de um profissional no pet shop e deixar que ele faça o resto não é o mais legal, afinal você pode nem gostar da tosa que ele fizer.

Às vezes seu cão nem tem um pelo tão longo e você acaba achando que tosar não é tão importante, mas é algo que deve ser pensado e planejado. Esse é um cuidado importante não apenas com a aparência, mas muitas vezes com o bem-estar do seu melhor amigo.

cão tosa

Como tosar meu cachorro?

Em primeiro lugar, não tose em casa se você não tiver um curso na área. A prática é de certa forma perigosa e pode acabar acontecendo algum acidente. Também não ache que aquele seu amigo que leva jeito pra cortar cabelo pode fazer isso, não pode.

Leve seu cãozinho sempre a uma pet shop de confiança, às vezes até lá pode acontecer algum acidente, mas o importante é que um profissional realize a atividade.

cão tosa

Quais os tipos de tosa para cães?

A tosa na máquina é a mais comum, mas alguns animais tem alergia às lâminas usadas, então a tosa na tesoura passa a ser a mais indicada. Também existe a tosa bebê que deixa o animal com a pelagem do tamanho que tinha quando ele era um filhote.

Leia também nosso artigo Como reduzir a queda de pelos do cachorro

Cães como Lhasa, Maltês, Yorkshire e Shitzu precisam aparar os pelos do focinho. Essa parte deve ser feita com tesoura e o profissional deve ter muito cuidado, principalmente com cães muito ativos que podem se acidentar.

cão tosa

A tosa higiênica é indicada para quase todas as raças, com exceção das raças de pelagem extremamente curta, que não precisam desse cuidado. A tosa consiste em raspar com a máquina de tosa os pelos de regiões como patas, genitália e barriga dos machos, limpando essas regiões.

Também existem tosas mais estilosas como tosa leão e tosa carneirinho. Como você deve ter imaginado a tosa leão deixa os pelos da cabeça maiores e do resto do corpo bem mais baixo, enquanto a tosa carneirinho não deixa os pelos tão baixos, mas iguala o corpo inteiro.

Pelagem dupla para cachorros

Você sabe se seu cão tem pelagem dupla? É bom procurar saber se essa é uma característica da raça do seu melhor amigo, pois isso pode indicar que a tosa não é a melhor opção. Cães de pelagem dupla tem uma camada de pelo curto por baixo e uma de pelo longo por cima, o que dá a impressão de que eles são extremamente peludos, mas na verdade eles não estão morrendo de calor.

Bernese

Cães com pelagem dupla só trocam de pelo duas vezes por ano e o objetivo de existir uma pelagem longa por cima é a de proteger a pelagem de baixo. Essa pelagem longa deixa o corpo do seu cãozinho ventilado e protege ele do calor e do frio, quando se tosa cães de pelagem dupla eles podem ter algum problema dermatológico, principalmente devido a exposição ao sol.

Raças como Bernese, Chow Chow, Golden Retriever, Samoieda, Husky e Lulu da Pomerânia são cães de pelagem dupla que muita gente acredita que passa o maior calor, mas na verdade eles estão bem, antes de resolver tosar procure saber se seu animal possui pelagem dupla ou não.

Necessidade e resultados

pelagem longa

Avalie se seu cãozinho necessita mesmo da tosa, a tosa muito curta e recorrente pode fazer com que os pelos comecem a crescer mais armados e ondulados e dar dor de cabeça com nós. Se seu bichinho tem pelo muito longo o ideal é caso necessário optar por tosar no verão para que ele não sofra com o calor.

Aproveite para conferir nosso artigo Como cuidar do seu cachorro no verão

Escovar os pelos pode ser uma boa saída para reduzir as tosas e é indicado para cães de todos os tipos. Mas se você não costuma fazer e os pelos do seu cão são extremamente longos, o jeito vai ser tosar mesmo.

tosa cão

Antes de tosar seu bichinho pense bem, claro que além da necessidade para evitar o calor e facilitar a procura por parasitas, a tosa também precisa satisfazer seu gosto e ser indicada para a raça do seu amigo. Se você prefere seu cãozinho com pelo longo ou ele não deve ser tosado, não deixe de escová-lo e caso resolva tosar tente optar por tosas na tesoura.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here