cão doente

Muitos cães podem sofrer de diabetes canina assim como os humanos, principalmente na velhice. Aprenda sobre a diabetes, como essa doença pode atingir o seu cachorro e saiba mais sobre se age nesses casos.

cão doente

Causa da diabetes canina

A diabetes canina assim como nos humanos pode aparecer por diversos fatores, desde pré- disposição genética a má alimentação e problemas no sistema imunológico. Os cães podem desenvolver diabetes em qualquer idade, mas estão mais propensos entre 7 e 9 anos de idade quando estão mais velhos.

Samoyeds, terriers australianos, schnauzers miniatura, pugs, poodles miniatura e poodles toy são as raças com maior pré-disposição para desenvolver diabetes. Fêmeas representam a maioria dos cães com diabetes.

Aproveite para conferir nosso artigo Saiba como evitar ou lidar com a obesidade canina

cão doente

Como descobrir se meu cão desenvolveu diabetes?

Alguns cães com diabetes podem se tornar obesos, a maioria dos animais com a doença tem mais sede que o normal e urinam mais. Também é comum o cão desenvolver catarata. Outras doenças também podem se manifestar junto com a diabetes como hipotireoidismo e infecções urinárias.

O mais indicado é estar alerto aos sinais e sempre levar seu cão para fazer exames de rotina afim de checar se a saúde dele está em dia. Cão jovens podem ir de 6 em 6 meses ao veterinários fazer essas checagens, enquanto cães mais velhos devem ir com maior frequência. Converse com seu veterinário de confiança, para que ele procure sempre se manter a par da saúde do seu cãozinho.

cão guloso

A diabetes canina é descoberta com um teste de glicose na urina, se você acredita que seu cão está dando algum dos sinais acima peça para o veterinário fazer o exame. Caso a glicose presente no xixi seja alta então o resultado é positivo.

Aproveite para conferir nosso artigo Saiba tudo sobre a dermatite por lambedura

Tratamentos para diabetes canina

Assim como nos humanos o diabetes não pode ser curado, mas a doença pode ser controlada e o cãozinho pode viver muito bem. O controle acontece a partir de exercícios diários rotineiros. Alimentação balanceada e eliminação dos petiscos também é importante.

cão recebendo insulina

Em casos mais graves o cão vai precisar tomar insulina, o tipo de insulina e a quantidade serão determinadas pelo veterinário a partir de testes de laboratório, a primeira dose será dada no hospital e vai levar algum tempo até que a dose certa seja definida.  O veterinário vai explicar como aplicar o a insulina em casa.

Como evitar a diabetes canina

Se seu cãozinho é jovem e saudável, então o mais indicado é manter a rotina alimentar e de exercícios do seu cão, a alimentação saudável e balanceada e a rotina de exercícios diários vão ser grandes aliados para evitar esse problema tão grave. Ir ao veterinário com a maior frequência possível também é uma ótima forma de evitar a diabetes, pois se for identificado que o cão está entrando em zona de risco para desenvolver diabetes, então será mais fácil evitar que o problema se desenvolva.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here