Quem é tutor de uma menina de quatro patas sabe que a responsabilidade maior recai sobre o dono da fêmea no caso de uma gravidez. Por isso é bom saber como funciona a gestação canina e como cuidar da futura mamãe enquanto ela carrega seus filhotinhos no ventre.
Caso você tenha colocado sua amiga de quatro patas para cruzar ou já a adotou grávida, os cuidados serão os mesmos. Com a diferença que quando se tem todos os cuidados antes da cruza, você tem mais informações sobre a gestação.
Tempo e confirmação da gestação
A gestação canina dura em torno de 9 semanas, ou seja, 63 dias, podendo variar entre 58 a 68 dias. Se você permitiu que sua cadela cruzasse com a devida supervisão, já é possível antecipar o dia do parto a partir do dia da cruza.
No caso de uma cruza sem supervisão, ou adoção de uma cadela já prenha, o correto é leva-la ao veterinário para que ele possa confirmar a gravidez e dar uma média de quanto tempo a gestação já tem. Com 25 dias o veterinário pode confirmar a gravidez a partir de palpação e ultrassom.
Evitando possíveis complicações no parto
Aos 45 dias de gestação o veterinário já consegue contar os filhotes através de um raio-x ou do ultrassom, não esqueça de conversar sobre a quantidade de filhotes e tamanho com o veterinário.
Raças grandes podem ter até dez filhotes, enquanto cadelas menores de pequeno e médio porte tem 3 ou 4 filhotes. Se o veterinário contar um ou dois filhotes apenas significa que eles são grandes e podem ter complicações para nascer. Em alguns casos é necessária até mesmo uma cesariana, converse com o veterinário para planejar tudo caso seja necessário.
O que não deve ser feito
Não dê medicamentos como anticoncepcional ou pílula do dia seguinte para sua cadela querendo abortar os filhotinhos ao descobrir que ela esta prenha. Além de causar problemas a saúde dos filhotes, vai causar problemas a saúde da sua cachorra também.
Aproveite para conferir nosso artigo Saiba como deve ser feita a cruza dos cães
Seja um tutor responsável e a castre antes dela cruzar caso não tenha o desenho de ter filhotes, se a cruza já aconteceu então é necessário tomar todos os cuidados necessários. Também é proibido dar complementos alimentares sem supervisão a cadelas gestantes.
Mudanças que a mamãe passa
Com 40 dias de gestação o abdômen da mamãe já está aumentando consideravelmente, com 49 dias as glândulas mamárias aumentam bastante e ficam rosadas, a cadela está produzindo leite para amamentar seus filhotes.
A partir da oitava semana de gestação já é possível observar os filhotinhos se movendo enquanto a cadela está deitada. É importante manter os hábitos de exercícios, com mudanças sensatas, claro.
No início da gestação a cadela ainda terá energia para brincar e vai agir naturalmente, tenha cuidado para evitar brincadeiras em que ela possa se machucar, mantenha as caminhas, mas evite corridas.
Aproveite para conferir nosso artigo Saiba qual a melhor idade para retirar os filhotes da ninhada
Do meio para o fim da gestação a cadela já vai estar mais cansada devido ao peso que carrega, é importante manter as caminhadas curtas e tranquilas, isso vai ajudar a manter os músculos da cadela fortes e ajuda o parto a ser mais fácil.
Mantenha a saúde mental da sua amiga de quatro patas também, assim como qualquer cão em qualquer situação ela precisa do carinho e atenção do tutor. Claro que essa é uma situação muito delicada e a cadelinha não deve ficar cercada de várias pessoas, ela precisa de tranquilidade e do espaço dela, fique junto dela sempre que puder, a cadela vai demonstrar se prefere estar só ou se quer sua companhia, dê todo amor que ela precisar.
Alimentação reforçada
A alimentação da cadela deve ser reforçada a partir das 3 últimas semanas de gestação, converse com seu veterinário sobre o assunto. Ela vai precisar de ração de qualidade, o ideal é dar em várias porções espalhadas durante o dia, devido as mudanças naturais da digestão essa atitude pode facilitar a digestão do alimento.
Existem formulações para filhotes e fêmeas gestantes, antes de resolver dar uma dessas converse com o veterinário de confiança, se for necessário a introdução dessas formulações, ele é capacitado para decidir é melhor para a sua cadela e os filhotes dela.
No caso de cadelas que comem alimentação natural, seja crua ou cozida, converse com o veterinário para saber quais mudanças devem ser feitas ou não na dieta dela, e mantenha sempre muita água fresca a disposição dela.