casal de cães

Se você quer cruzar seu cão e ter lindos filhotinhos, primeiro é necessário ter alguns cuidados e saber de algumas coisas para realizar a cruza da forma correta, para que tudo ocorra da forma certa e não aconteça nenhum imprevisto.

casal de cães

Que idade o cão deve ter para acasalar?

Cães chegam à maturidade sexual em média com 18 meses de vida, o que significa que quando tem 18 meses de idade o cão está em idade ideal para acasalar, nunca antes disso, pois o macho pode ter convulsões por não estar maduro para o acasalamento e a fêmea só pode acasalar no terceiro período de cio, que ocorre mais ou menos com 18 meses.

Não é indicado que cães com mais de oito anos de idade acasalem pela primeira vez, tanto machos quanto fêmeas, pois o primeiro acasalamento nessa idade pode causar problemas de saúde e a gravidez será arriscada.

casal de cães

Escolhendo o parceiro e cuidando do futuro dos filhotes

Antes de tudo leve seu cão, macho ou fêmea, para o veterinário, ele vai analisar se seu cão tem boa saúde e não corre nenhum risco de passar doenças, geralmente comuns de cada raça, para os filhotes. Também é importante que o acasalamento não vá gerar problemas de saúde para o cão, por isso a importância de levar seu amigo ao veterinário.

Cuide para que o parceiro ou parceira do seu cão também tenha passado por esses cuidados, se você tem uma fêmea e não cuidar para que o parceiro dela seja o ideal, ela provavelmente não vai querer acasalar com um cão que não julgue ideal. É uma questão de perpetuar a espécie, sempre garantir que os filhotes sejam fortes e saudáveis.

cães filhotes

Depois de escolher o parceiro ou parceira ideal, converse com o outro tutor, vocês devem chegar a um acordo sobre o destino dos filhotes, tenha certeza de que é uma boa pessoa, e vocês irão arranjar bons donos para todos os filhotes ou que irão poder cuidar dos que não conseguirem um lar. Se não existir essa certeza, talvez o melhor seja a castração.

Aproveite para ler nossa artigo Saiba tudo sobre castração canina

Conhecendo o outro cão

Os cães precisam se conhecer e você também precisa conhecer o outro tutor, passeiem em grupo, donos e tutores, assim os cães vão se conhecendo e você saberá se outro animal tem um bom temperamento, para evitar acidentes. Também é importante que os cães se entrosem, eles precisam ficar tranquilos na presença um do outro.

Dica: Confira também nosso artigo sobre as plantas que fazem bem para os cachorros.

cão adulto com filhotes

Esse momento antes da cruza é importante, pois diminui as chances de que os cães se recusem e que a cruza não aconteça. Para que ocorra tudo bem, tente sair mais de uma vez juntos, passear e ver se os cães interagem bem.

Escolhendo o momento certo

A fêmea deve estar no cio, isso todo mundo sabe, mas não é tão simples assim. Quando a fêmea começa a sangrar significa que começou o momento do cio, porém ela não estará pronta no primeiro dia, nem sequer vai estar fértil.

O cio dura em média 21 dias e nos primeiros dias ela não vai estar apta, inclusive a cadela provavelmente vai rejeitar a aproximação de machos na primeira semana, o dia ideal costuma ser o décimo dia do cio. A cadela vai demonstrar estar receptiva para cruzar, geralmente elas mantem a calda na posição horizontal quando um macho se aproxima para mostrar que está receptiva para o acasalamento, isso se ela julgar o macho apto.

cadela com filhotes

Aproveite para ler nosso artigo Entenda como alguns cães se tornam agressivos

Como deve ser feita a cruza?

O ideal é que a fêmea seja levada para a casa do macho, estar no seu território vai dar mais segurança ao cão, ir a outro lugar pode deixa-lo distraído e até desconfortável. Se for impossível ser na casa do macho, então o certo é acostuma-lo a casa da fêmea, levando ele em visitas para a casa da fêmea antes do dia da cruza.

Outros animais não devem estar por perto, muito menos se forem outros cães, pois isso pode distrair os animais e se forem outros machos, pode até resultar em briga. Apenas os donos dos cães devem estar perto, assim se eles se estranharem os donos podem separar, os donos devem observar e estar prontos para resolver qualquer problema.

cão adulto com filhotes

Deve ser escolhido um lugar calmo e de preferência espaçoso para eles realizarem o acasalamento com tranquilidade. Depois que a fêmea permite e o macho a monta nela, vem a segunda fase, algumas pessoas podem achar estranho, mas o macho se vira de costas para a fêmea e os cães ficam grudados pelos órgãos sexuais, isso é normal, portanto deixe que eles fiquem lá.

Os cães podem passar até meia hora na segunda fase, então se a fêmea parecer um pouco desconfortável tente tranquiliza-la com palavras calmas em um tom leve, se ela sair antes do macho terminar a ejaculação, os dois podem se machucar.

explicação das duas etapas do acasalamento

Depois que eles se separarem deixe que descansem, sem agitar os cães. Depois que eles estiverem descansados e tudo tiver acabado, marque o dia da cruza, para saber quando será o nascimento dos filhotinhos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here