Quem nunca sentiu dor de barriga e foi correndo atrás de algumas folhas de chá? O uso das plantas medicinais é de origem milenar e hoje, temos um grande acervo delas e para o que cada uma serve. Elas também são permitidas para os animais, inclusive para os cães. As plantas medicinais ajudam não apenas em problemas estomacais como até mesmo afastam pulgas e reduzem sintomas de alergia. Você pode começar a plantá-las em pequenos vasos no quintal da casa para ter sempre à mão quando precisar.

Valeriana

Plantas que fazem bem para os cães

Uma planta bastante conhecida e utilizada desde tempos muito antigos pelos humanos como forma de combater a insônia, agindo como um tipo de tranquilizante. O efeito nos cães é bem parecido: eles ficam mais tranquilos e bem calmos depois de ingerir a planta de flores brancas. Já o seu óleo e extrato, vendidos em farmácias, não deve ser consumido pelos animais pois, podem causar intoxicações.

Leia também: Como construir uma casa de cachorro

Gramíneas

Plantas que fazem bem para os cães

Pois é, os cachorros adoram comer grama. Se o seu cão também esse comportamento não precisa se assustar e levá-lo correndo para o veterinário. Qualquer tipo de grama pode ser ingerida pelos cães e elas ajudam a curar qualquer tipo de mal estar intestinal. Mas, não permita que o seu cão coma grama em qualquer lugar porque ela pode estar cheia de agrotóxicos e outros venenos. Se você tem quintal na sua casa então, separe um pequeno espaço para plantar a sua própria grama.

Plantas com um cheiro bom

Plantas que fazem bem para os cães

A Camomila, o Alecrim, a Lavanda e a Citronela são ótimas plantas para se ter no jardim de casa e são como repelentes naturais. Apenas a presença dessas plantas ajuda a manter mosquitos, pulgas e carrapatos distante. A citronela, por exemplo, pode repelir o inseto responsável por transmitir a Leishmaniose Visceral Canina. Mas, atenção! Quando o carrapato ou pulga já estão instalados no seu cão não adianta esfregar essas plantas neles. Nesse caso, apenas um remédio específico para o caso pode te ajudar.

Veja também: Dicas de cachorros para apartamentos

Plantas que devem ser evitadas

Plantas que fazem bem para os cães

Existem várias plantas que podem ser extremamente tóxicas para os cães. A Espada de São Jorge e Comigo Ninguém Pode, duas plantas muito comuns nos jardins das casas aqui no Brasil, devem ser evitadas nas casas de quem tem um cão ou outro bichinho de estimação. O Lírio, uma flor magnífica e ótima para se ter num jardim libera um tipo de seiva tóxica quando o caule se parte. O jasmim também é uma bela flor mas, esconde um veneno terrível para os cães. A arruda, famosa por espantar as energias negativas também pode levar o seu cão a ter uma intoxicação.

13 COMENTÁRIOS

  1. Preciso fazer um jardim na entrada de um Pet shop, mas tenho que plantar o que não seja tóxico aos animais. É um lugar onde tem sol o dia todo vocês saberiam me dizer o que eu poderia plantar. Está bem difícil para descobrir o que não faça mal aos bichanos. Obrigada Suzana

    • Grama para caes, serve tb para gatos. Elixir Paregorico, planta com folhagem verde, que oos caes comem e nao vomitam,quando tem dor de barriga ou mal estar

  2. Gostaria de plantar citronela no quintal
    deixei a muda no baixo meu cachorro comeu uma folha
    vai fazer mal
    ou nao tem problema deles comerem

  3. Gostaria de saber se podemos dar chá de folha de louro pro cachorro qdo está com dor de estômago e dor de barriga por causa dos medicamentos antibióticos e antiflamatorios.. Se alguém puder responder?? 11952179833 WhatsApp

  4. Olá boa noite.
    Meu yorkshire hj amanheceu murchinho. Ele jantem uma certa idade e hj acordou c certa dificuldade pra respirar como se estivesse com gripe. Queria saber se faz mal dar saiao com leite para ele. Ele tá comendo e bebendo normal, mas esta muichinho.. estou mt preocupada ????

  5. a minha cachorrinha da raça yorkshire está com a ureia de 146,73 e a ALT 234,82. creatinina 0,60, fosfatase alcalina 0,83,hemograma normal. Sempre levo ao Veterinário mais eles nunca falam o que ela tem.Só medicam com antibióticos,vermífugos,etc.Já levei em três Veterinários gastroenterologista e não resolve nada. O que faço?Antonia

  6. Já saiu uma reportagem que o extrato de saião é bom para leishmaniose em humanos. Estou tentando tratar de um cachorro com essa doença. Cães podem comer essa planta?

  7. Boa tarde!!
    Minha cachorra adora comer flor de hibisco. Varro o quintal todos os dias, mas ela come no pé….
    A casa q moro tem muitas flores de hibisco.
    Faz mal ela comer ?

  8. A erva Santa Maria também conhecida como mentruz ou mastruço, é ótimo para animais. Mas, recomendo perguntar para seu veterinário e tire suas dúvidas.

  9. Estou tratando a leishmaniose de ninha cachorra! Gostaria de saber se o saião realmente não é tóxico, e se o chá de folhas de pariri tb é permitido a cães! Gratidão!!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here