Entenda como acontece o parto canino e qual o papel do tutor

Entenda como acontece o parto canino e qual o papel do tutor

Quando temos uma mamãe canina em casa todo cuidado é direcionado a ela durante a gestação, mas o momento crítico vem depois das 9 semanas, quando chega a hora dos filhotes virem ao mundo.

E os tutores tem um papel importante na hora do parto, o cuidado e atenção do tutor a cada detalhe fará toda diferença. Saiba como agir e o que vai acontecer no corpo da sua cachorra até a saída dos filhotes.

Entenda como acontece o parto canino e qual o papel do tutor
Foto: Freepik

O pré-parto

Na última semana de gestação tudo deve estar preparado para a chegada dos filhotes e o momento do parto, também é importante estar preparado para o caso dos filhotes nascerem antes do momento, tenha em mente que pode precisar leva-la ao veterinário com urgência, então tenha o contato do veterinário e o carro pronto para a situação.

Se não tiver carro combine com um amigo que more próximo e possa ajuda-lo ou um taxista de confiança que chegará o mais rápido possível e aceite leva-la e tenha panos para leva-la no carro. Se tudo correr bem os filhotinhos vão nascer na caixa de maternidade já preparada.

Entenda como acontece o parto canino e qual o papel do tutor
Foto: Freepik

Sinais do parto

A cadela começa a dar os primeiros sinais do parto 48h antes dele acontecer, é quando ela começa a produzir colostro pelas glândulas mamárias, nesse momento ela vai começar a construir um ninho.

Nesse momento algumas cadelas podem se tornar agressivas, na tentativa de se defender e defender sua cria, mas a maioria das cadelas que possuem relações saudáveis com seus tutores vão permitir e até preferir a presença deles.

12h antes do parto ocorre uma queda de temperatura, nesse momento deixe seu veterinário avisado que sua cadela está dando esses sinais, assim você pode correr até ele se algo der errado.

Trabalho de parto

A essa altura a cadela já está em trabalho de parto, a futura mamãe vai demonstrar desconforto, respiração acelerada, vai lamber e olhar para a vulva. Os músculos das costas vão fazer movimentos, essas são as contrações.

Nesse momento a cadela pode tanto querer ficar no ninho dela como caminhar pela casa na tentativa de diminuir o desconforto, vá com ela e fique atento pois algum dos filhotinhos pode nascer enquanto ela caminha.

Aproveite para conferir nosso artigo Saiba como deve ser feita a cruza dos cães

Depois que as contrações e o desconforto começa pode levar até 4h para a saída do primeiro filhotinho, se depois dessas horas nenhum filhote nascer é preciso leva-la ao veterinário, se tudo correr bem, os filhotes nascem com um intervalo entre 15 min e 1 h de um para o outro, você saberá quantos devem vir se tiver feito o pré-natal corretamente.

Como o tutor deve agir no trabalho de parto

A cachorra costuma fazer tudo sozinha, mas é necessário observar tudo a uma distância que não a incomode e que lhe permita intervir se necessário. Tenha antisséptico, fio dental, tesoura esterilizada e toalhas limpas a postos para o caso dela precisar de ajuda.

Não puxe os filhotes, você pode machuca-los, deixe que saiam sozinhos com a ajuda da cadela. Os filhotes saem dentro da bolsa umbilical que se rompe ao nascerem e a mãe rompe o cordão umbilical, se ela não romper, então você deve fazer isso usando o fio dental, a tesoura esterilizada e passando o antisséptico depois disso.

Conte as placentas, deve haver o mesmo numero de filhotes e placentas, caso não haja você deve entrar em contato com seu veterinário, pois houve uma retenção de placenta e a mãe pode desenvolver uma infecção.

Shih Tzu
Foto: Freepik

 

Aproveite para conferir também nosso artigo Como escolher o melhor local para os procedimentos do seu cão

Depois que todos os filhotes nascem a mãe os limpa até que começam a chorar, se notar que ela precisa de ajuda pode usar uma toalha macia para enxugar o filhote, assim como nós humanos o fato do filhote chorar significa que ele está respirando.

Pós-parto

Assim que nascem os filhotes vão então à procura das mamas da mãe, se algum deles não conseguir o ajude a chegar lá, garanta que todos vão mamar o colostro, isso é importante para a imunidade dos filhotes.

Ofereça água e uma refeição leve para a cadela, uma sopinha de legumes e arroz é uma ótima opção. Mães de primeira viagem vão precisar de muito carinho do tutor, elas podem ficar confusas e assustadas. Em todo caso as cadelas vão ficar muito cansadas após o parto e você deve dar todo o suporte necessário para essa nova etapa.

Separei mais esses conteúdos para você:

4 comments

  1. Minha cadela começou a entrar em trabalho de parto dês das 6 da manhã as 8 começou a sair líquido já e 11 horas e nada de filhote o que eu faço??

  2. Nossa! A minha Sophia está prenhe e no final da gestação, estou preocupado, pois tenho mais um cachorro em casa e ambos são da raça Shih tzu.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *