Se você resolveu deixar que seus cãozinhos cruzem, ou sua cadelinha está grávida é importante saber tudo sobre os cuidados com recém-nascidos, afinal de contas, as cadelas e seus filhotes precisam de todos os cuidados.
Aproveite para conferir nosso artigo Saiba como deve ser feita a cruza dos cães
Lugar adequado para recém-nascidos
Depois que os filhotes nascem é necessário que o dono tenha uma caixa com pano macio e espaço suficiente para a mãe e os filhotes. Essa caixa deve estar em um local seguro, limpo, arejado e tranquilo.
Longe de crianças, pessoas estranhas e outros animais. Para que a mãe possa ficar com suas crias e ter tranquilidade. Esse local precisa ser aquecido e confortável para a mãe e suas crias. É vital que os cãezinhos estejam aquecidos a 32°C durante os cinco primeiros dias e essa temperatura seja diminuída aos poucos até 24°C.
Cuidados com a mãe
Um dos maiores cuidados com os filhotes é cuidar da mãe deles, afinal ela é a fonte de alimentação e que cuida deles, a mãe precisa ter alimentação reforçada e ter muita atenção do dono. É importante estar atento se ela está comendo bem e aceitando todos os filhotes.
Durante as primeiras semanas a mãe lambe a genitália dos filhotinhos e isso estimula que eles urinem e defequem, deve-se estar atento se ela faz isso. Se a cadela não estiver fazendo isso é preciso usar um algodão umedecido para simular a lambedura da mãe e estimular a eliminação de xixi e fezes dos filhotes.
Assim como mães humanas, cadelas também podem ter depressão pós-parto, se ela não estiver comendo normalmente, dormindo demais e evitando os filhotes então ela pode ter depressão. A depressão pode acontecer logo após o parto ou semanas depois, portanto toda a atenção é necessária.
Alimentação dos filhotes
O leite da mãe cadela é muito mais forte que qualquer outro leite para os filhotinhos. É muito importante ajudar os cãezinhos a chegar nas mamas caso eles não consigam durante as primeiras semanas e se a ninhada for grande é importante estar sempre atento se todos os filhotes estão conseguindo se alimentar corretamente.
Mesmo em ninhadas menores, alguns filhotes não conseguem mamar devido a grande disputa entre os irmãos e isso obviamente é ruim. Em alguns casos a mãe pode rejeitar os filhotes ou não ter leite suficiente –ou no caso de filhotes abandonados- nesses casos será necessário que o tutor alimente o cãozinho que precisar.
Existem receitas caseiras, alternativas como leite de cabra ou leite específico para cães que são vendidos em pet shops, é extremamente necessário consultar um veterinário que possa dizer qual será o leite ideal para alimentar seus filhotinhos recém-nascidos.
Mudança de alimentação
Durante a primeira semana cada cãozinho mama oito vezes por dia, na segunda semana diminui para sete refeições diárias, e a redução continua até três ou quatro refeições por dia é aí que os filhotes devem ser acostumados a alimentação diferente do leite, o desmame acontece de forma gradativa.
Se a mãe estiver alimentando normalmente suas crias ela vai começar a regurgitar a própria comida para acostumar seus filhotes a comidas diferentes. Se isso não acontece então o tutor pode começar a incorporar granulados para cães triturados, até que comecem a aceitar os granulados inteiros.
Aproveite para conferir nosso artigo Saiba qual a melhor idade para retirar o filhote da ninhada
Deve-se dar bastante água aos filhotes sempre, depois disso pode-se passar a dar ração para filhotes para que se acostumem, caso ainda seja dura para eles pode-se misturar com um pouco de água para amolecer a comida.
Vacinação e eliminação de parasitas
Os filhotinhos podem começar a tomar vermífugos com três semanas, é preciso estar atento ao peso, ao remédio específico e o correto para eliminar parasitas que os filhotinhos tenham recebido da mãe durante a gestação.
A partir de oito semanas, ou seja, dois meses, é preciso levar os filhotinhos para vacinação, pois nessa época eles começam a perder os anticorpos herdados da mãe. É nessa época que o desmame também acontece, e o filhotinho precisa ser levado ao veterinário para ganhar seu cartão de vacinação e receber as vacinas necessárias.