Uma das melhores formas de relaxar com o seu cachorro é dando um belo passeio e para que ele não faça nenhum movimento inesperado fazê-lo usar coleira é a melhor opção. A questão é que há uma grande variedade de opções de coleiras e é claro que você quer escolher o melhor para o seu amigo.

Coleira tradicional

É o tipo mais comum de ser utilizado. É encontrada em vários materiais sendo os mais comuns de tecido, nylon ou couro. É aconselhável que o cachorro use a coleira o dia inteiro, inclusive durante o sono, para que se habitue a ela. O uso da coleira também é muito importante caso o cão fuja de casa. O ideal é que ela tenha uma identificação com o nome do dono e o telefone para contato.

Qual o melhor tipo de coleira para o seu cão

É preciso ter alguns cuidados quanto ao uso da coleira de forma constante. Ela pode enganchar em algum lugar, principalmente se o cachorro for muito ativo. Além disso, deve haver um espaço entre a coleira e o pescoço do pet na qual você consiga passar a sua mão. Isso impede que a coleira machuque o cachorro durante o passeio.

Dica de leitura: Como Construir uma Casa de Cachorro Ideal.

Coleita tipo Enforcador

Esse modelo ainda causa muita polêmica entre os donos dos cães. Na hora do passeio, alguns cachorros costumam puxar a guia o tempo inteiro o que pode até mesmo derrubar o dono se o animal for de grande porte. Recebeu esse nome porque causa uma sensação de sufocamento no cão o que impede que ele continue puxando o dono.

Qual o melhor tipo de coleira para o seu cão

Não é recomendado para quem não sabe como manuseá-la, pois não é qualquer um que pode usá-la. Porém, quando o cão é bem treinado desde de pequeno, mesmo sendo de grande porte, não há a necessidade de um enforcador. Ele será tão obediente que o uso não se fará necessário.

Os cuidados também devem ser vistos na hora de escolher o tamanho da coleira. Sempre compre um número a mais se comparado com a coleira comum, pois o enforcador deve ter uma folga para não machucar de fato o animal. A mais ideal é a que pode ser ajustada e o risco de causar lesão será menor.

Coleira Peitoral

Qual o melhor tipo de coleira para o seu cão

É ideal para qualquer raça especialmente aquelas que possuem o focinho achatado como o Shih Tzu ou Buldogue. As coleiras que prendam a guia nas costas não são as melhores opções. O modelo que mais traz conforto na locomoção do animal são aquelas que a guia prenda antes ou depois das patas dianteiras.

Coleita tipo Headcollar

Qual o melhor tipo de coleira para o seu cão

É mais indicada para cães que estejam em treinamento, com problemas de comportamento ou raças muito fortes. Ela se prende ao focinho do animal facilitando chamar a sua atenção quando necessário. É diferente de uma focinheira, pois permite que ele beba água e se alimente normalmente. O material da coleira deve ser de nylon para não machucar o cachorro.

Dica de leitura: Vacinação dos Cachorros: Cronograma, Dicas e Informações.

Tipos de guia

A guia é igualmente importante à coleira. As de nylon não são muito recomendadas para aqueles que a usam diariamente. Por exemplo, cães em treinamento dão trabalho e é preciso usar a guia constantemente. As feitas de nylon podem machucar as mãos.

Qual o melhor tipo de coleira para o seu cão

As guias fabricadas em couro duram muito mais e não machucam as mãos. É preciso ter alguns cuidados como, por exemplo, não guarda-la molhada. Uma boa dica é comprar a de couro trançado e que tenha arremate em vez de costura. Guias de couro com materiais grossos e acessórios podem machucar o animal, e portanto, deve ser evitada.

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here